Internet

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Você já recebeu algum "spoiler", "pediu biscoito" em uma selfie recém-postada ou leu indiretas na timeline da sua rede social e "fingiu demência"? Se essas expressões te soam estranhas, isso significa que você está por fora das gírias mais populares da Internet. A década de 2010 trouxe um vocabulário próprio para a web, cheio de palavras quase que incompreensíveis para quem nasceu antes dos anos 90.

Para te ajudar a entender esses termos, o TechTudo preparou uma lista com 17 das principais gírias que surgiram nesta década. Descubra a seguir o significado de expressões como "contatinho", "cancelar" e "pisa menos".

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

1. Stalkear/stalker

Stalkear é o aportuguesamento do verbo "to stalk", que, em inglês, significa perseguir. Na vida real, o ato indica uma violação séria à privacidade do indivíduo "stalkeado", mas o sentido é diferente no mundo virtual. A expressão é usada como sinônimo para entrar no perfil de alguém e conferir tudo sobre a pessoa. Em outras palavras, o "stalker" é o bom e velho bisbilhoteiro.

2. Spoiler

"Spoiler" deriva do verbo em inglês “to spoil”, que significa "estragar". Quando alguém revela informações a respeito do enredo de livros, filmes ou séries, dizemos que essa pessoa deu spoiler. Em outras palavras, ela foi um "estraga-prazeres" e arruinou a experiência de quem aguardava para consumir o conteúdo pela primeira vez.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

3. Iti malia

"Iti malia" é uma expressão usada quando se quer dizer que algo é muito fofo. O termo varia de "Virgem Maria", mas é falado como se imitando a pronúncia de uma criança pequena. A ideia é se referir de forma carinhosa a animais, bebês ou a alguém que você gosta, como o crush.

4. Biscoiteiro/Dar biscoito

Imagine a situação: você está navegando pelo feed da sua rede social e se depara com a foto de um homem sem camisa, com o corpo sarado. Na legenda está escrito algo do tipo "Gordinho... tô precisando emagrecer um pouco". Logo abaixo há uma série de elogios à boa forma do rapaz. Esse é o clássico "biscoiteiro": uma pessoa que faz de tudo para chamar a atenção e conquistar likes. "Dar biscoito", portanto, significa elogiar alguém. Contudo, a expressão é usada em tom de deboche, para responder às pessoas que claramente estão em busca de reconhecimento.

5. Shippar

Uma das gírias mais usadas em toda a Internet, o verbo "shippar" deriva da palavra inglesa "relationship", que significa "relacionamento", e é empregue como sinônimo de torcer pela união de um casal. A expressão começou a ser usada por fãs de séries, filmes ou livros que gostariam de ver seus personagens favoritos juntos. Para incentivar o romance, é comum misturar os nomes do par e divulgar o "shipname" com uma hashtag – Finn e Rachel se transformam em #Finchel, por exemplo.

6. Crush

Alvo frequente de stalkeadas, o "crush" é a pessoa por quem você sente atração, tem interesse romântico ou está apaixonado. O termo também pode ser usado para se referir a alguém que é admirado. É o caso do "crush de amizade", que diz respeito a uma pessoa que você não conhece, mas que gostaria muito que fosse seu amigo. Em outras palavras, crush substitui o bom e velho "paquera".

7. Sextou

Geralmente acompanhada de uma hashtag, a expressão "Sextou" celebra a chegada da sexta-feira. A gíria é tão popular entre os brasileiros no Instagram que foi notada e adotada por estrangeiros, mas com uma conotação um pouco diferente. "Sextou" foi interpretado como "Sex to U" (sexo para você, em português), uma tag dedicada à publicação de conteúdos pornográficos.

8. Vem de zap

"Vem de zap" é a nova forma de pedir o número do celular de alguém e solicitar que a pessoa entre em contato por meio do WhatsApp. A expressão costuma vir ao final de uma cantada bem-humorada, sempre repleta de emojis.

9. Manda nudes

"Mandar nudes" é enviar fotos íntimas pela Internet. A prática é muito comum durante o sexting, que consiste no compartilhamento de conteúdo erótico – recados, imagens ou vídeos – em mensageiros e redes sociais.

10. Contatinho

"Contatinho" é simplesmente aquela pessoa cujo número você tem salvo na agenda do celular e procura quando está de bobeira. Ao contrário do crush, por quem a pessoa nutre um sentimento mais intenso, o contatinho é alguém para se divertir sem compromisso. Assim, quando a pessoa fala que tem muitos contatinhos, quer dizer que tem muitas opções de homens ou mulheres para sair enquanto não conquista o tão sonhado crush.

11. Cancelar

Tradicionalmente usado para deixar de assinar um serviço ou desmarcar um compromisso, o verbo "cancelar" ganhou uma nova conotação nas redes sociais. Quando uma celebridade faz algo controverso, ofensivo ou preconceituoso, ela é prontamente "cancelada". Em outras palavras, a pessoa sofre um boicote por parte dos usuários, que suspendem seu apoio a ela.

12. Gado

"Gado" é o famoso "pau mandado", ou seja, aquela pessoa que faz tudo que os outros pedem e não tem personalidade própria. O termo começou sendo empregue para definir homens que malham apenas para conquistar mulheres, mas depois foi ampliado e passou a fazer referência àqueles que fazem de tudo para agradar alguém.

13. Deus me livre mas quem me dera

A expressão brinca com duas ideias controversas: a de que a pessoa rejeita completamente alguma coisa (Deus me livre), mas ao mesmo tempo quer muito que isso aconteça (quem me dera). Extremamente popular nas redes sociais, a gíria cruzou as fronteiras das comunidades online e foi parar nos refrões de hits sertanejos.

14. Fingir demência

Já ignorou alguma situação e depois fingiu que nada tinha acontecido? Então você "fingiu demência".

15. Nega o auge

A expressão "nega o auge" se popularizou no Twitter e pode expressar deboche ou elogio. Se um usuário compartilha uma notícia explicitamente falsa, por exemplo, você pode comentar “nega o auge” para dizer que acreditar em uma fake news do tipo seria o “auge” do ridículo da pessoa. Caso sua intenção seja elogiar alguém, vale dizer algo como "nega, você está o auge da beleza hoje". Neste caso, "nega" é uma forma de chamar alguém carinhosamente.

16. Pisa menos

Quando alguém te pedir para "pisar menos", comemore: você acabou de receber um elogio. A expressão é usada para fazer referência a pessoas que arrasam no que estão fazendo.

17. Oi, sumido

O famoso "oi, sumido" é o gancho preferido dos contatinhos que desaparecem sem dar explicações e, de repente, decidem retomar a conversa com você. A expressão é um indício claro de paquera, mas também pode ser usada por pessoas que querem puxar papo de forma descontraída com amigos que não veem há um tempo.

Mais do TechTudo