Educação

Por Daniel Dutra, para TechTudo


Estudar para o Enem ou concursos públicos e vestibulares pelo celular é possível com aplicativos de estudo. Os apps fornecem ferramentas úteis para alunos, como fazer simulados e provas online com gabarito, aprender inglês e outros idiomas, montar cronograma de estudos e muito mais. Os serviços apresentam versões gratuitas disponíveis em Android e iPhone (iOS), e ajudam estudantes a revisar conteúdos ou se focar no aprendizado mesmo quando estiver sem a apostila em mãos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos de estudos para praticar pelo celular para concursos no Brasil.

Aplicativos de estudos permitem montar cronograma de estudos e acessar provas e simulados online para concurso público e vestibular — Foto: Daniel Dutra/TechTudo

Quer comprar TV, celular e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aprovado: fazer cronograma de estudos

"Aprovado" registra o tempo utilizado no estudo de cada matéria e possui Pacote Premium — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O aplicativo Aprovado permite fazer cronograma de estudos com recursos como seleção de temas de matérias a serem revisadas, e cronômetro de tempo de estudo de cada um dos conteúdos. O app registra os horários e tem a opção de histórico de tempo utilizado pelo estudante com cada matéria. Desse modo, o estudante pode ter a medida exata da progressão quantitativa de seus estudos

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas também oferece um pacote pago no valor único de R$ 14,99. A versão Premium remove anúncios da interface do Aprovado e oferece outras funcionalidades para o registro de exercícios e acompanhamento do desempenho do estudante.

2. Duolingo: aprender inglês e outros idiomas

Duolingo permite participar de competições e aprender com traduções — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O Duolingo é um aplicativo voltado para o estudo de idiomas, e pode ser baixado tanto na App Store como na Google Play Store. O app trabalha principalmente com traduções de palavras e frases curtas, além de treinar a compreensão oral por meio de áudios. Esses recursos tornam o Duolingo uma boa ferramenta auxiliar para conhecer os estágios iniciais de um idioma e treinar a memorização de vocabulário e regras gramaticais.

Um aspecto interessante do Duolingo é a distribuição do conteúdo em lições, o exige disciplina do estudante para acessar o app todo dia e cumprir as tarefas de modo gradual para desbloquear os próximos níveis. O app também permite a interação com outros usuários e estabelece competições por meio de pontos, o que é outra forma de incentivar o uso do app para aprender novos idiomas.

3. AppProva: fazer simulados para concursos

AppProvas trabalha com questões de vestibulares referentes a diferentes disciplinas — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O AppProva trabalha com um banco de dados de questões de vestibulares passados. O usuário tem a chance de responder às perguntas, enquanto o aplicativo registra o tempo passado até a escolha da resposta e quantifica automaticamente os pontos acumulados. Caso o usuário erre alguma resposta, o aplicativo sugere uma dedicação maior a tópicos específicos do programa da matéria aos quais a questão se relaciona.

4. PhotoMath: estudar para prova de matemática

PhotoMath oferece calculadora e reconhece operações por meio da câmera do celular — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O PhotoMath é um aplicativo para fazer contas matemáticas. Disponível para celulares Android e iPhone, ele realiza operações e informa a solução para o usuário. É possível fornecer a conta a ser resolvida digitando no teclado do PhotoMath ou usando a câmera do celular para identificar a operação matemática escrita em outro suporte.

5. AppBlock: bloquear celular para estudar

AppBlock bloqueia outros apps com base em horários, lugares e até mesmo redes diferentes — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

O AppBlock ajuda alunos a se focarem nos estudos bloqueando aplicativos que distraem as pessoas, como o Facebook e o WhatsApp. O app permite a criação de "perfis de bloqueio", que podem funcionar com diferentes critérios. Por exemplo, é possível bloquear um app apenas quando estiver em um determinado local, ou então quando estiver acessando uma rede Wi-Fi específica. Outra modalidade útil para estudantes é o bloqueio de apps em faixas de horário pré-determinadas. Os perfis podem bloquear mais de um aplicativo simultaneamente.

Pacote Premium do AppBlock possui diferentes funcionalidades — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

AppBlock é gratuito e pode ser baixado pela Google Play Store em celulares Android. Há também a versão premium, que oferece algumas funcionalidades extras e retira os anúncios do app. É possível escolher entre planos pagos para obter determinadas funções, ou assinar o pacote integral, de R$ 19,99, para ter todas os recursos disponíveis no app.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Mais do TechTudo