Produtividade

Por Julia Marques, para o TechTudo


Investir dinheiro em renda fixa ou variável sem sair de casa é possível com apps de aplicação financeira. Eles permitem acompanhar as operações e rendimentos na palma da mão, e alguns até mesmo fornecem informações para aprender mais sobre investimentos. Entre os apps do tipo estão o Tesouro Direto, que garante a remuneração do cliente por meio do Tesouro Nacional, e a Nuconta do Nubank, em que o dinheiro é aplicado em títulos públicos federais ou privados.

Para saber mais sobre o assunto, o TechTudo preparou uma lista com seis opções para aplicar dinheiro online. Disponíveis tanto para Android quanto para iPhone (iOS), conheça as principais funções, diferenciais, pontos favoráveis e negativos de apps como BTG Pactual, Next, XP Investimentos e Bloomberg para investir com segurança pelo celular.

Lista de apps para aplicar dinheiro online tem seis opções — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. BTG Pactual

Considerado um dos maiores bancos do Brasil e um dos principais em investimentos da América Latina, o BTG Pactual criou a sua própria conta digital e gratuita com o intuito de oferecer melhores formas de aplicar dinheiro. Pelo app BTG Pactual Digital é possível investir pelo tesouro direto, renda fixa privada, renda variável, previdência privada e COEs. Além disso, ele possui um grande histórico de fundos de investimento com altas rentabilidades.

Um dos pontos positivos e diferenciais do banco é a sua taxa zero ou com os menores custos possíveis para investimento. Não há a cobrança de taxa para a abertura da conta e nem para transferência do seu dinheiro para outros bancos. Um recurso em que a conta digital deixa a desejar é que não há a emissão de cartão de crédito ou débito, então nesse caso é preciso utilizar uma conta tradicional.

BTG Pactual permite fazer investimentos de diferentes tipos — Foto: Reprodução/TechTudo

2. Nuconta do Nubank

A Nuconta, conta digital do Nubank, tem como proposta facilitar a vida de clientes com a ausência de tarifas e filas. O dinheiro depositado em conta-corrente rende automaticamente, e o serviço também permite a aplicação do dinheiro em RDB (Recibos de Depósito Bancário), que são protegidos pelo FGC (Fundo Garantido de Créditos).

A conta disponibiliza rendimento de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o que impede que o dinheiro fique parado, tendo um lucro maior do que a própria poupança. Para fazer um cadastro e começar a utilizar os serviços da Nuconta, basta baixar o aplicativo e fornecer os dados requisitados no momento do cadastro.

Conta digital do Nubank tem fundos garantidos pelo FGC — Foto: Paulo Alves/TechTudo

3. Next

O Next é um banco 100% digital do Bradesco. Para abrir uma conta, basta baixar o app, preencher as informações necessárias e aguardar a aprovação. Após isso, o aplicativo disponibiliza uma série de benefícios para o cliente, como cartão de débito e crédito, pagamentos, transferências e extratos.

O app possui uma área focada em investimento que separa as aplicações em três categorias: renda fixa, fundos e poupança. Um dos diferenciais é que o banco digital permite descobrir qual seu perfil de investidor e escolher, dentre as opções, qual se encaixa melhor com o cliente. Entre as alternativas de investimento estão CDB, Ibovespa e Fundos Multimercado, entre outras.

App possui uma área focada só em investimentos — Foto: Reprodução/TechTudo

4. XP Investimentos

A XP Investimentos é uma corretora de valores independente que pertence ao Grupo XP. Ela disponibiliza estratégias fornecidas por especialistas com o objetivo de aumentar a rentabilidade do seu dinheiro. Além disso, um dos pontos fortes do app é o catálogo informativo para iniciantes aprenderem como lucrar com ações, quais ativos comprar e o modo de adquiri-los.

A corretora se destaca pelas taxas isentas para vários serviços de investimentos, além de possuir escritórios de agentes por todo o Brasil. A empresa, entretanto, possui altas taxas de corretagem para bolsas de valores, o que pode ser um problema visto que o aplicativo é voltado exclusivamente para investimentos, não sendo uma conta digital como os itens anteriores.

Número de celular atualizado é requisito para confirmar cadastro no aplicativo — Foto: Reprodução/Adriano

5. Tesouro Direto

Tesouro direto consiste em títulos emitidos pelo Governo Federal e disponibilizados para as pessoas. O aplicativo oficial permite acompanhar investimentos do título de forma rápida e prática. Transações como resgates, consulta de extratos, agendamentos e muito mais são possíveis pelo app. Além disso, o Tesouro Direto é considerado uma ótima e segura opção de investimento em renda fixa, garantindo renda superior à poupança.

Uma das desvantagens é que só é possível investir com um valor igual ou acima de R$ 30. Caso o usuário precise, é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para resgatar o dinheiro antes de 30 dias — mas, após esse período, a taxa se torna isenta.

Cálculo do investimento no título feito com simulador do Tesouro Direto — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Bloomberg

A Bloomberg é uma empresa referência no mercado financeiro. O app permite acompanhar todas as informações sobre a área, cotações de moedas, diversos títulos, taxas de juros e commodities. Um dos grandes diferenciais do aplicativo é a possibilidade de conferir as notícias do dia a dia no mercado e fornecer alertas com as principais informações sobre empresas do interesse dos clientes.

O app é diretamente voltado para compartilhar novidades globais sobre o mercado financeiro, então é diferente dos demais aplicativos da lista, que permitem investir em diferentes produtos pelo próprio app. O Bloomberg é ideal para estudar e entender mais sobre a área antes de efetivamente realizar um investimento.

Bloomberg permite acompanhar mercado financeiro — Foto: Divulgação/Bloomberg

Vale a pena investir em imóvel? Opine no Fórum do TechTudo.

Como pagar sua corrida no Uber com dinheiro

Como pagar sua corrida no Uber com dinheiro

Mais do TechTudo