Temas

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Modo Escuro é um tema disponível nas interfaces gráficas do Android 10, do iOS 13 e de diversos outros apps, como Instagram, Messenger, YouTube e Twitter. A opção, que está na moda por deixar a interface do aplicativo ou do sistema baseada em tons de preto ou cinza-escuro, é cercada de promessas, como economizar bateria, não cansar tanto os olhos ou mesmo ser mais indicada para pessoas com problemas de visão.

O tema virou tendência, e é bastante aguardado por usuários de apps como o WhatsApp. No entanto, não há previsão de chegada da personalização ao mensageiro para Android e iPhone (iOS). O TechTudo separou, a seguir, cinco mitos e verdades sobre o Modo Escuro em aplicativos móveis.

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modo Escuro e Modo Noturno são a mesma coisa?

Modo Escuro e Modo Noturno são coisas diferentes — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Mito. Modo Escuro é um tema em que a interface gráfica do sistema operacional ou do aplicativo em questão troca de cores e usa tons escuros no lugar do branco. Em geral, além da preferência de cada um, esse modo tem como grande vantagem oferecer economia de bateria em dispositivos com telas OLED e similares.

Já o Modo Noturno é diferente. Neste caso, uma vez acionado, o sistema operacional elimina ou diminui a emissão de luzes de tonalidade mais fria, próxima ao azul. A ideia é que, sem emitir esse tipo de iluminação, o dispositivo não perturbe o relógio biológico e não atrapalhe o sono do usuário.

2. Modo Escuro economiza bateria de verdade?

Modo Escuro economiza energia, desde que a tela do dispositivo seja OLED — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Verdade. Para que a economia seja perceptível, no entanto, o aparelho precisa usar uma tela OLED. A razão para isso é que a tecnologia efetivamente desliga as porções da tela que exibem tons escuros, algo que não ocorre em telas convencionais.

3. O Modo Escuro ajuda pessoas com deficiência?

Verdade. O Modo Escuro pode ser indicado para usuários com fotofobia, condição que causa enxaquecas a partir da exposição a luzes brilhantes. Além disso, o Google defende que a opção é útil para usuários com outros problemas de visão e para pessoas que são mais sensíveis à luz.

4. O Modo Escuro emite menos luz azul?

Modo Escuro emite menos luz azul, mas a melhor opção para controlar a iluminação fria é o Modo Noturno — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Verdade. Como mencionado no primeiro tópico, Modo Escuro e Modo Noturno não são a mesma coisa. Mesmo assim, as duas opções emitem menos luzes azuis. A razão para isso está na diminuição de tons mais claros e intensos de cor na interface gráfica. Portanto, o Modo Escuro também pode contribuir para não prejudicar o sono do usuário. A melhor opção para controlar a iluminação mais fria, no entanto, ainda é a opção noturna.

5. O Modo Escuro ajuda a descansar os olhos?

Mito. Diferentemente do que parece, o Modo Escuro pode até mesmo cansar ainda mais a vista. A razão para isso está no contraste entre o texto em branco no fundo preto, algo que exige mais esforço dos olhos do que o tradicional texto preto em fundo branco.

Contraste entre texto branco e fundo preto pode cansar ainda mais a vista — Foto: Paulo Alves/TechTudo

*Colaborou Rubens Achilles

Mais do TechTudo