Por Daniel Dutra, para TechTudo


Ganhar dinheiro na Internet pelo celular é possível com aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Apps de bancos digitais podem oferecer investimentos, enquanto aplicativos de cashback devolvem parte do dinheiro gasto com compras em lojas parceiras. Há, ainda, plataformas que auxiliam na venda de objetos usados, ou ser pago para responder perguntas online.

Cada aplicativo permite ganhar dinheiro pelo celular de uma forma específica. Por isso, vale a pena para usuários interessados comparar os apps disponíveis para descobrir qual é o melhor para as suas expectativas. Confira, na lista a seguir, seis métodos para ganhar dinheiro online pelo celular com apps.

Aplicativos para venda de objetos usados são uma opção para fazer dinheiro por meio do celular — Foto: Daniel Dutra/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Nuconta do Nubank

NuConta possui rendimento diário superior ao da poupança — Foto: Paulo Alves/TechTudo

A NuConta é a conta digital oferecida pela empresa Nubank. Além de permitir a realização de saques e transferências, essa conta digital também possui um rendimento automático superior ao da poupança. Essa rentabilidade é possível porque os valores da NuConta podem ser aplicados em Títulos Públicos Federais.

É possível ter uma ideia do valor da rentabilidade futura com o simulador do Nubank, presente no site oficial do banco digital. As estimativas são projetadas com base na taxa do CDI, e nas datas e quantias que o usuário pretende depositar na conta. Todas essas características fazem, portanto, da Nuconta uma opção muito prática para fazer dinheiro pelo celular.

2. Apps de investimento

Tesouro Direto permite simular investimentos mediante títulos do Governo Federal — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Há diversos aplicativos de investimentos que permitem acompanhar os rendimentos pelo celular. É possível escolher entre diferentes tipos de aplicação, muitos deles vinculados a bancos bem estabelecidos. Alguns exemplos são o BTG Pactual, o aplicativo Next (do banco 100% digital do Bradesco), além da já citada Nuconta do Nubank. Outros aplicativos de destaque são o app pertencente à corretora XP Investimentos, e o aplicativo oficial do Tesouro Direto.

Para usar esses apps, é preciso conhecer as diferentes modalidades de aplicações financeiras e como cada banco interage com o mercado de capitais. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma modalidade de investimento criada pelo Governo Federal com o objetivo de angariar recursos para o financiamento da dívida pública, e o aplicativo direto permite fazer aplicações desse tipo. Já o aplicativo da XP Investimento permite simular e escolher aplicações, como a compra de ações na bolsa de valores. Para além da escolha do app, é preciso conferir, portanto, que tipo de investimento se adequa melhor às expectativas do usuário.

3. Apps de cashback

Ame Digital tem cashback para ganhar dinheiro enquanto faz compras — Foto: Divulgação/Ame Digital

Cashback é um método que permite receber de volta parte do dinheiro gasto em compras, e que cresceu nos últimos anos com o aumento das vendas online. Há várias empresas de destaque nesse segmento, como Méliuz, PicPay e Cashback World. Embora algumas plataformas de cashback concentrem suas atividades na plataforma web — como é o caso do Cupomania —, a maior parte dessas empresas possui aplicativos próprios, que permitem recuperar quantias em sua renda.

Alguns desses aplicativos possuem funcionalidades referentes a pagamentos de ordem geral, como é o caso do PicPay. O uso contínuo e a criação de códigos promocionais resultam na obtenção de créditos, que podem ser revertidos para novos pagamentos. Já o app do site Méliuz se foca na busca por cupons de desconto, além de permitir o uso códigos promocionais que possibilitam o cashback.

4. Apps de pesquisas

Aplicativo "PiniOn" permite recolher pagamentos por meio de conta bancária e PayPal — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

É possível ganhar dinheiro na Internet respondendo perguntas online. O aplicativo de maior destaque nesse campo é o PiniOn, gratuito para Android e iOS. Ele permite acumular uma determinada quantia que, posteriormente, pode ser paga ao usuário pela plataforma PayPal ou como depósito em conta bancária. Outro aplicativo que também permite ganhar dinheiro por meio de respostas de pesquisas e questionários é o app MintCoins.

5. Apps de tarefas

Realizar tarefas no aplicativo Make Money permite acumular pontos que valem dinheiro — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Alguns aplicativos permitem acumular pontos de dinheiro por meio da realização de tarefas no celular. O Make Money, por exemplo, está disponível de graça para celulares Android e iPhone e fornece diferentes tarefas para ganhar créditos que são convertidos em dinheiro. Entre os deveres há ações como a realização de compras ou mesmo o teste de jogos. O pagamento é realizado por meio da plataforma PayPal.

O já citado aplicativo MintCoins, por sua vez, também sugere algumas tarefas semelhantes às sugeridas pelo Make Money, como assistir a propagandas e jogar games, para acumular pontos e convertê-los em dinheiro.

6. Venda de coisas usadas

Sites como "Mercado Livre" e "Enjoei" possuem apps por meio dos quais é possível vender objetos usados — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Vender objetos usados pela Internet é uma ótima opção, sobretudo em plataformas de e-commerce bem estabelecidas. As opções mais conhecidas são websites como Mercado Livre, OLX e Enjoei, que possuem seus aplicativos próprios para celular. Geralmente, cada site possui uma política específica de vendas, portanto o usuário deve prestar atenção aos procedimentos que cada aplicativo exige para realizá-las. As plataformas também podem se concentrar em vendas de determinada área. O app Enjoei, por exemplo, é focado em vendas de roupas.

Dependendo do tipo de anúncio escolhido, o Mercado Livre, por exemplo, pode cobrar comissões para as vendas realizadas. Além disso, as vendas no site ocorrem em associação à plataforma MercadoPago, o que permite resgatar o dinheiro das vendas ou utilizá-lo para obter descontos em novas compras no site.

Supervank: como funciona? É seguro? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Moto G6 Plus: como comprar o celular mais barato pelo Compare

Moto G6 Plus: como comprar o celular mais barato pelo Compare

Mais do TechTudo