Jogos de aventura

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Death Stranding, para PlayStation 4 (PS4) e futuramente PC, é o lançamento mais atual do produtor japonês Hideo Kojima, conhecido por ser o criador da série Metal Gear Solid. Além dos mistérios do enredo do jogo, ele também tem diversas curiosidades e easter eggs escondidos para os jogadores encontrarem durante a gameplay. O TechTudo montou uma lista com dez segredos de Death Stranding. Vale lembrar que alguns itens têm spoilers sobre o game, que foi um dos mais aguardados do ano.

Veja os segredos escondidos em Death Stranding, a produção mais recente de Hideo Kojima — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. B.T. de Hideo Kojima

Ao descansar no quarto privado e interagir com os objetos dentro dele, Sam ocasionalmente tem visões assustadoras que provam-se ser apenas pesadelos, como ver o vilão Higgs em seu espelho ou ver uma reação furiosa de B.B. que quebra sua redoma de proteção. Uma dessas cenas acontece ao observar os pés de Sam. Ao fazer isso, um B.T. surgirá em sua forma de alcatrão e tentará agarrar o personagem Sam. Se prestar atenção no monstro, é possível ver que ele foi modelado à imagem de Hideo Kojima.

O designer Hideo Kojima aparece como um B.T. em um dos sustos de Death Stranding — Foto: Reprodução/Nowayfarer

2. Feliz aniversário

Um dos primeiros easter eggs descobertos foi uma série de detalhes para o jogador no dia de seu aniversário, informação que Death Stranding pede logo no começo do game. Quando Sam descansar em um quarto privado ou abrigo, haverá um bolo de aniversário em sua mesa no dia do aniversário do jogador. Ao pressionar o painel de toque para chamar outros jogadores, receberá mensagens de "Feliz aniversário", entre outras. Ao conectar-se a B.B. do lado de fora do quarto privado, o jogo toca uma cena com o ator Mad Mikkelsen, na qual ele oferece flores e parabeniza o jogador.

No aniversário do jogador Death Stranding oferece várias formas de celebrar — Foto: Reprodução/Kotaku

3. Maior lançamento da geração no Japão

O sucesso de Death Stranding em território japonês fez com que ele vendesse mais de 185 mil cópias em seu lançamento, tornando-se o maior lançamento de um título original nessa geração, seguido pelo jogo Judgement, da Sega, em segundo lugar. As vendas do game foram as maiores desde sucessos como o primeiro Dark Souls e o jogo de exercícios Wii Fit. Ironicamente, Hideo Kojima teve dificuldades para conseguir um empréstimo para produzir o jogo, pois bancos não viam garantias de que seu título faria sucesso.

Death Stranding foi o maior lançamento de um game original no Japão nesta geração — Foto: Reprodução/Bloody Disgusting

4. Participações especiais

O elenco de celebridades de Death Stranding já é bem conhecido, como Norman Reedus, Mads Mikkelsen, entre outros. No entanto, há mais famosos escondidos debaixo do nariz dos jogadores sob outros nomes. A lista inclui o autor de mangás de terror Junji Ito como "Engenheiro", o criador da série Max Payne, Sam Lake, como "Portador Veterano", o editor da revista japonesa Famitsu Hirozaku Hamamura como "Colecionador", o diretor de Horizon: Zero Dawn, Hermen Hulst, como "Artífice", o apresentador Conan O'Brien como namorado da personagem "Cosplayer" e muito mais.

Conan O'Brien é uma das participações especiais de Death Stranding — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

5. Ruas de Silent Hills

Logo no começo do game, em Capital Knot City, é possível ver algumas pequenas ruas com prédios abandonados que são completamente diferentes do resto do cenário do jogo. Inicialmente, o jogador pode não ligar muito para o local, mas ao prestar atenção nessas construções é possível perceber uma grande semelhança com o trecho de rua que aparece no final da demo P.T., do PlayStation 4, a qual era uma demo jogável do game que viria a ser Silent Hills. O título também seria dirigido por Hideo Kojima, foi cancelado pela produtora Konami.

As únicas construções que ainda estão de pé em Death Stranding parecem ser referências às ruas do cancelado Silent Hills — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

6. Game Over de Metal Gear Solid

Um detalhe sobre Sam no jogo é que ele é um "repatriado", alguém que não pode morrer, pois sempre retorna do mundo dos mortos. No entanto, quando Sam é devorado por um B.T. há uma grande explosão que inutiliza boa parte do mapa. Em seu primeiro encontro com o personagem Deadman, que explica toda essa situação, ele menciona que ser morto por um B.T. é equivalente a um "game over". Neste momento, surge uma tela de game over que remete aos da clássica série Metal Gear Solid, com uma fonte extremamente parecida.

Enquanto Deadman explica as mecânicas de Death Stranding é possível ver um "Game Over" de Metal Gear Solid — Foto: Reprodução/What Culture

7. Sam não gosta de ser encarado

Quando o protagonista Sam descansa no quarto privado é possível observá-lo com a câmera e até dar zoom para ver mais detalhes. No entanto, Sam mostra-se várias vezes desconfortável com a situação. Em alguns momentos, o personagem pode se cobrir, fazer gestos ofensivos e até mesmo dar um soco na câmera se o jogador o incomodar o bastante.

Sam fica um pouco irritado quando o jogador o encara por muito tempo em Death Stranding — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

8. Data de lançamento escondida no logo?

Este é um easter egg que ainda não foi confirmado por Hideo Kojima ou outro nome relacionado à produção do jogo, mas que faz bastante sentido. Vários usuários acreditam que a aguardada data de lançamento de Death Stranding esteve escondida no logo do game desde a revelação de seu título. O motivo seria que há oito letras das quais escorrem um filete de alcatrão, e algumas delas são atingidas por letras da parte superior, de forma que exatamente 11 delas são tocadas pelo alcatrão. A data de lançamento do game foi exatamente no dia 8 de novembro de 2019.

Jogadores acreditam que a data de lançamento de Death Stranding pode ter estado escondida em seu logo desde o início — Foto: Reprodução/Arte Rafael Monteiro

9. Pizzas de Higgs

Perto dos capítulos finais do game, o jogador poderá encontrar alguns pedidos estranhos em sua lista, como uma entrega de pizza para um cliente chamado Peter Englert. Ao completar o pedido, é possível notar que o abrigo onde é efetuada a entrega não está com sua porta fechada, diferente de todos os outros do game. Ao adentrar o local, ele revela-se como a base de operações do vilão Higgs, repleto de detalhes sobre a trajetória de Sam e com um chip de memória colecionável.

Uma entrega de pizza pode levar ao esconderijo do vilão Higgs de Death Stranding — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

10. Colar de Amelie e "Give me an Answer"

Quando a personagem Amelie, interpretada pela atriz Lindsay Wagner, foi revelada para Death Stranding muitos jogadores ficaram vidrados no colar que ela usava, pois acreditavam que poderia haver algum tipo de mensagem secreta nele. Mais tarde um usuário descobriu que, se o padrão fosse utilizado em uma caixinha de música, ele tocaria a canção "Give me an Answer", da banda Low Roar, a qual está presente em peso na trilha sonora de Death Stranding.

Fãs descobriram que o colar de Amelie tocava a música "Give me an Answer" da banda Low Roar presente no game — Foto: Reprodução/Looper

Como vencer Quiet facilmente em Metal Gear Solid V

Como vencer Quiet facilmente em Metal Gear Solid V

Quer saber mais sobre Death Stranding? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo