Por Victor Toledo, para o TechTudo


A Xiaomi, gigante chinesa que voltou ao Brasil este ano, virou destaque no mundo por conta do lançamento de aparelhos eletrônicos com uso inusitado. Além dos produtos tradicionais como notebooks e smartphones, a empresa se destacou por produzir dispositivos como aspiradores de pó, secador de sapatos e até mesmo uma mala inteligente que segue o usuário. Pensando nessa variedade de aparelhos, o TechTudo preparou uma lista com dez produtos curiosos lançados pela Xiaomi em 2019.

Vale lembrar que nenhum destes dispositivos estão à venda oficialmente no Brasil e não há previsão de chegada ao país. Caso o consumidor tenha interesse, é preciso importar os aparelhos pela internet, correndo risco de pagar possíveis taxas alfandegárias.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Secador de sapatos

Xiaomi Deerma Hx é um secador de sapatos que acaba com mau cheiro — Foto: Divulgação/Xiaomi

Pesando pouco mais de 1kg e com design discreto, o dispositivo curioso da Xiaomi chamado de Deerma Hx oferece uma saída de ar em forma de 'U', que proporciona maior circulação e permite secar dois pares de sapatos ao mesmo tempo. De acordo com a empresa, a alta temperatura do ar liberado consegue matar as bactérias presentes nos sapatos e, desta forma, pode eliminar o mau cheiro dos calçados.

O secador de sapatos da Xiaomi fornece potência de 235 Watts RMS e gera calor constante de até 65 ºC. O Deerma Hx pode ser utilizado em diversos tipos de sapatos e também possui suporte para secar meias. Com um formato muito flexível, o usuário pode limpar de maneira profunda o interior de tênis, botas e sapatos e até mesmo aquecê-los durante as épocas mais frias do ano.

2. Limpador de objetos

Xiaomi EraClean utiliza ondas de alta vibração para limpar objetos — Foto: Divulgação/Xiaomi

O EraClean Ultrasonic Cleaning é o dispositivo da Xiaomi lançado com a proposta de limpar óculos, mas a fabricante garante que seu uso é liberado em outros objetos. O dispositivo usa a vibração da água na parte interna da máquina para remover impressões digitais, óleos, odores e bactérias da superfície dos objetos.

A máquina de limpeza da empresa chinesa fornece vibração de frequência em 45 kHz nas moléculas de água. Desta forma, o dispositivo cria bolhas que se expandem e vibram de forma muito rápida, capazes de limpar a superfície do objeto que está dentro de seu estojo. O dispositivo pesa cerca de 345 gramas, possui potência de 15 Watts RMS e conta com dimensões que não devem ocupar muito espaço em uma pia de banheiro, por exemplo.

3. Pia inteligente

Pia inteligente da Xiaomi higieniza frutas, verduras e legumes — Foto: Divulgação/Xiaomi

Com a proposta parecida com o limpador de objetos, a Mensarjor Sink é a pia inteligente lançada pela Xiaomi. O dispositivo da gigante chinesa é voltado para a cozinha e conta com sistema que higieniza legumes, frutas e verduras por meio de ondas ultrassônicas. De acordo com a empresa, o aparelho lava e ainda drena a água automaticamente, além de possuir espaço para uma grande quantidade de alimentos.

Além disso, com seis vibradores internos, a pia gera uma grande quantidade de bolhas de ar, que são capazes até de limpar frutos de mar, sem danificar a estrutura do alimento. De acordo com a Xiaomi, existem três modos de lavagem disponíveis, com diferentes intensidades e níveis de água. É importante ressaltar que mesmo sendo uma pia inteligente, o aparelho não é voltado para limpeza de pratos e talheres.

4. Mala inteligente

Mala inteligente da Xiaomi utiliza inteligência artificial para seguir o proprietário — Foto: Divulgação/Xiaomi

Para facilitar a vida dos viajantes, a Xiaomi apostou em uma mala inteligente, equipado com inteligência artificial, que permite que o produto siga o usuário. O funcionamento da mala é simples: o dispositivo possui uma câmera ligada a um chip que, com ajuda da inteligência artificial, consegue reconhecer o proprietário e desviar de objetos que estejam no caminho. A mala de viagem da Xiaomi possui 4 motores instalados nas rodas e que contam com velocidades variáveis.

O dispositivo foi desenvolvido por meio de uma parceria com a Cowarobot, empresa especializada nesse tipo de tecnologia, e possui bateria de 92W que promete autonomia para andar até 20 quilômetros. O aparelho possui ainda um indicador em LED que exibe o status da carga em diferentes cores. Além disso, a mala inteligente possui sistema de segurança que pode ser configurado para 999 combinações diferentes.

5. Limpador de ouvido

Dispositivo contém uma câmera acoplada que auxilia na limpeza — Foto: Divulgação/Xiaomi

O BeBird M9 é um dispositivo eletrônico que promete auxiliar na higienização dos ouvidos por meio de uma câmera acoplada ao acessório. O aparelho possui tamanho semelhante ao de uma escova de dentes e conta com um endoscópio que exibe imagens do sistema auditivo em tempo real na tela do smartphone, o que facilita a limpeza do local.

De acordo com a fabricante, o dispositivo foi desenvolvido para que os usuários aposentem os mais os tradicionais cotonetes para limpeza do ouvido, já que as hastes de algodão podem empurrar ainda mais a cera para o sistema auditivo, causando problemas ao consumidor.

O BeBird M9 conta com um sistema giratório que promete remover a sujeira, sem precisar de muito esforço. Além disso, o dispositivo possui Wi-Fi integrado e uma bateria de 350 mAh, que pode durar até 60 dias, caso o uso semanal seja de 10 minutos.

6. Tradutor inteligente

Tradutor Mijia possui câmera para tradução de textos em imagens — Foto: Divulgação/Xiaomi

Chamado de Mijia, o tradutor simultâneo da Xiaomi conta com seis microfones internos, que possuem a capacidade de traduzir até 18 idiomas, usados em mais de 170 países. Além disso, o dispositivo conta Ao detectar o idioma, o Mijia traduz e exibe na tela o resultado da conversa em tempo real.

Em suas especificações, a Xiaomi garante que o aparelho possui uma tela em retina de 4,7 polegadas e uma câmera traseira de 8 MP. Com isso, é possível traduzir textos presentes em embalagens, também em tempo real. Com conexão Wi-Fi, o usuário pode encaminhar o resultado de suas traduções por e-mail, por exemplo. Além disso, o Mijia ainda conta com suporte para cartão SIM de telefonia, para conexão 4G. A Xiaomi ainda oferece uma bateria interna de 3000 mAh, que possui sistema de carregamento rápido e pode fornecer autonomia para até 19 dias de uso ou até cinco horas de tradução contínua.

7. Aparelho de academia

WalkingPad C1 Fitness possui design que permite guardar em qualquer lugar — Foto: Divulgação/Xiaomi

Diferente das esteiras convencionais, a esteira da Xiaomi chama atenção pelo design. Feito de liga de alumínio, o equipamento promete ser mais leve e economizar espaço. Além disso, o design portátil permite que o usuário guarde o aparelho embaixo de mesas, sofás e camas. A Xiaomi promete também uma redução de ruídos no produto, que permite que o usuário faça sua atividade física sem perturbar os vizinhos, por exemplo. Nas especificações, o equipamento tem potência de 746 Watts RMS e permite alcançar velocidade de até 6km/h.

A WalkingPad C1 Fitness suporta até 110 kg de peso na esteira e apresenta alguns modos de funcionamento, que podem ser controlados pelo aplicativo WalkingPad, disponível para Android e iOS. Desta forma, o usuário pode acompanhar seus dados de condicionamento físico em tempo real e definir metas diárias de calorias e distâncias percorridas.

8. Casaco inteligente

Novo casaco da Xiaomi tem aquecimento smart — Foto: Divulgação/Xiaomi

Um dos dispositivos mais curiosos dessa lista é, sem dúvidas, o casaco inteligente. De acordo com a Xiaomi, o produto é voltado para regiões extremamente frias e conta com um sensor de temperatura inteligente ajustável para garantir que o usuário se aqueça por inteiro. Segundo a fabricante, o wearable pode ser carregado por um power bank de 10.000 mAh, que promete autonomia por até sete horas.

O sistema é inteligente, com ajuste automático de acordo com a temperatura do ambiente. Dessa forma, caso o tempo fique mais quente do lado de fora, o wearable desliga o aquecimento de forma automática. O casaco é feito com um tecido resistente a contatos rápidos com a água, não permitindo que ela molhe peças de roupa que estão por baixo. Conta ainda com listras reflexivas na parte da frente e das costas, que refletem luz, tornando o usuário visível durante a noite.

9. Varal inteligente

Xiaomi M1X Pro promete secar roupas em até duas horas — Foto: Reprodução/Aliexpress

O Xiaomi M1X Pro é um varal interessante principalmente para quem tem pouco espaço em casa ou vive em locais com pouca presença de Sol. Feito de aço e alumínio inoxidável, o varal inteligente vem com um controle remoto para ativar o modo para secar roupas e controlar sua altura. Além disso, ele ainda pode ser controlado por meio do app Mi Home. De acordo com a empresa chinesa, cerca de 30 peças de roupas de inverno e 50 de verão podem ser secados simultaneamente no aparelho.

Como a proposta do Xiaomi M1X Pro é otimizar o espaço da casa, ele deve ser instalado no teto. A ideia é que o dispositivo seja integrado ao ambiente de forma sutil. Por isso, o produto também conta com uma lâmpada de LED omnidirecional para iluminar o cômodo quando não houver roupas secando.

10. Aspirador de pó

Roidmi NEX possui autonomia para até 60 minutos de uso — Foto: Divulgação/Xiaomi

O Roidmi NEX é um dispositivo que pode funcionar tanto como um aspirador de pó, quanto como um passador de pano. De acordo com a fabricante, o aparelho possui uma tecnologia chamada de Air-X, que realiza uma separação inteligente do pó, para evitar o entupimento do dispositivo. Além disso, é possível limpar o chão com maior intensidade, já que o aparelho conta com um reservatório de água para esfregar o piso enquanto aspira a sujeira.

Segundo a empresa, para melhorar a eficiência na limpeza, o dispositivo possui uma fibra de veludo impermeável. Essa característica mantém o tecido mais resistente e à prova d'água enquanto limpa o piso de forma uniforme. Ainda de acordo com a descrição do produto, a tecnologia do aparelho evita o uso da fibra quando o esfregão não está em uso.

Em suas especificações, o Roidmi NEX possui potência de 435 Watts RMS, que permitem 120 mil rotações por minuto. Isso resulta em uma potência de sucção de 145W, que deve ser suficiente para limpeza completa da casa. De acordo com a plataforma de financiamento coletivo, o aparelho pode ser controlado via aplicativo, o que permite realizar algumas funções remotamente, e possui autonomia de bateria para até uma hora de uso.

O celular Xiaomi é bom? É confiável? Comente no Fórum do TechTudo.

Xiaomi Mi 9 SE: saiba preço e ficha técnica do lançamento da Xiaomi

Xiaomi Mi 9 SE: saiba preço e ficha técnica do lançamento da Xiaomi

Mais do TechTudo