Redes sociais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


O Instagram vem investindo em atualizações e frequentemente lança novas funções para os usuários. Ao longo de 2019, o app passou por diversas mudanças, desde os adesivos de música e testes até o polêmico fim da exibição do número de curtidas em uma publicação e da aba "Seguindo". Mais para o fim do ano, a rede social ainda lançou um aplicativo de mensagens para rivalizar com o Snapchat. A seguir, confira uma restrospectiva com as dez principais novidades do Instagram em 2019.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da década — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo O Instagram é uma das redes sociais mais populares da década — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da década — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fim do número de curtidas

Uma das novidades mais comentadas a respeito do Instagram no ano foi o fim do número de curtidas, principal forma de medição da popularidade das contas. A rede social começou a ocultar o número de likes dos posts no aplicativo com o intuito de diminuir o clima de competição entre os usuários. Apesar disso, as informações continuam disponíveis para o dono da conta que compartilhou a imagem.

Os testes para ocultar os números de curtidas começaram em julho deste ano e até agora funciona apenas na versão para celulares Android e iPhone (iOS). Ainda é possível observar os likes por meio da versão web da rede social. Em novembro, no entanto, alguns usuários voltaram a ver o número de curtidas nas publicações como parte de um novo teste.

Instagram vai esconder os likes da audiência geral — Foto: Divulgação/Instagram Instagram vai esconder os likes da audiência geral — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram vai esconder os likes da audiência geral — Foto: Divulgação/Instagram

2. Sticker de música

Outra novidade que chegou em 2019 foram os stickers de música para Stories, que permitem adicionar uma canção de fundo na publicação. Para utilizar o recurso, basta abrir a câmera do Instagram e criar um novo Story. Em seguida, é só selecionar a opção "Música" e pesquisar pela canção desejada - é possível buscar por nome, popularidade, gênero ou estado de espírito. Por fim, é só selecionar o trecho a ser reproduzido e uma animação para a letra da música.

Instagram ganha adesivo para adicionar música no Stories — Foto: Divulgação/Instagram Instagram ganha adesivo para adicionar música no Stories — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram ganha adesivo para adicionar música no Stories — Foto: Divulgação/Instagram

3. Fim da aba "Seguindo"

Outra função que chegou ao fim no Instagram foi a aba "Seguindo", que permitia ver atualizações sobre as atividades de outros usuários, como curtidas e comentários feitos por eles. Agora, ao clicar no ícone, a ferramenta passou a se chamar "Atividade" e exibe apenas ações do próprio usuário.

De acordo com o app, o recurso foi encerrado por conta de seu pouco uso e funcionalidade. Com o lançamento da ferramenta "Explorar", a aba teria ficado obsoleta, uma vez que novos conteúdos passaram a ser consumidos de outra forma. A seção serviria apenas para stalkear outros usuários, monitorando seus seguidores, curtidas e comentários. A iniciativa também faz parte da tentativa de simplificar ao máximo a utilização da plataforma.

Acima, a aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo Acima, a aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo

Acima, a aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo

4. Modo noturno

Seguindo os principais aplicativos e redes sociais, o Instagram também adotou o modo noturno. Inicialmente disponível apenas no iPhone, a funcionalidade foi liberada aos poucos também para o sistema Android. A ferramenta funciona de forma integrada ao sistema operacional do dispositivo, o que exige que o usuário tenha as versões iOS 13 e Android 9, ou superior, para usar o dark mode.

O modo noturno do Instagram deixa o layout escuro no feed, nos Stories, nas mensagens do Direct e no IGTV. Os demais elementos, como textos, continuaram na cor branca. Para utilizar a ferramenta é necessário acessar as configurações do celular e ativar o modo noturno, na seção "Visor", no caso do sistema do Google. No aparelho da Apple, acesse a aba "Tela e Brilho", também nas configurações, e selecione o modo escuro.

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

5. Sticker de teste

Uma das primeiras novidades do ano, lançada em abril, foi a ferramenta de teste. Por meio de um sticker de pergunta, é possível fazer enquetes de múltipla escolha e determinar uma resposta verdadeira. A funcionalidade foi lançada nas versões para iOS e Android simultaneamente e pode ser usada em diferentes formatos. Para usar o adesivo de teste, basta criar Story e selecionar a ferramenta "Teste". É possível definir até quatro opções de resposta, sendo que uma delas deve ser selecionada como a correta. O resultado da enquete é exibido posteriormente para o usuário, que pode conferir as respostas de seus amigos.

Teste do Instagram: como usar o novo adesivo no Stories

Teste do Instagram: como usar o novo adesivo no Stories

6. Restringir pessoas

Visando limitar a visualização de comentários e mensagens de usuários indesejados e assim diminuir a prática do bullying dentro da rede social, o Instagram lançou um recurso para restringir pessoas. Ao contrário da função bloquear, ao ser restringido, o usuário não tem ciência de sua limitação e ainda poderá realizar comentários em fotos e enviar mensagens. No entanto, suas interações vão diretamente para a caixa de solicitações e o app não enviará notificações avisando sobre o conteúdo recebido.

Há três maneiras distintas de restringir uma pessoa na rede social, a mais simples delas é arrastando seu comentário em uma foto para a esquerda. A segunda forma é por meio das configurações de privacidade. Para isso, basta acessar o menu "Privacidade" e, em seguida, selecionar "Contas Restritas". A última opção é ir até o perfil da pessoa indesejada, tocar sobre os três pontos verticais e selecionar por "Restringir". É possível retirar a restrição a qualquer momento.

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

7. Threads

O Instagram continua investindo em ferramentas para bater de frente com seus principais rivais, como o Snapchat. Em outubro, a rede social anunciou o Threads, um aplicativo complementar para troca de mensagens exclusivas entre uma lista de "melhores amigos". A novidade permite compartilhar fotos, vídeos e textos com seus amigos íntimos, de forma muito parecida com a funcionalidade "Melhores Amigos", lançada no aplicativo principal.

Disponível para Android e iPhone, o Threads possui três áreas principais: a câmera, o status e o threads, a caixa de mensagem do app. A câmera pode ser personalizada com atalhos, mas não permite usar filtros. A seção de mensagens, intitulada como threads, funciona de forma semelhante ao Direct, mas limita a interação somente com seus melhores amigos. Ainda é possível criar conversas em grupo e acompanhar as atualizações de seus amigos na seção "Status".

O Instagram Threads é utilizado para interagir com seus melhores amigos — Foto: Divulgação/Instagram O Instagram Threads é utilizado para interagir com seus melhores amigos — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram Threads é utilizado para interagir com seus melhores amigos — Foto: Divulgação/Instagram

8. Integração com Facebook Dating

Uma das principais novidades do Facebook neste ano, o Facebook Dating ganhou integração com o Instagram. Desde agosto, é possível manifestar interesse amoroso por seguidores do seu Instagram, por meio da função Crush Secreto. Para isso, basta selecionar a opção "Seguidor do Instagram", para conferir os perfis e adicionar o usuário desejado. É possível incluir até nove amigos na lista e, caso o interesse seja mútuo, ambos os usuários recebem uma notificação.

Além disso, você pode compartilhar suas fotos publicadas na rede social em sua página do Dating. O aplicativo surgiu como uma maneira de reunir desconhecidos que possuam interesses em comum, como eventos, páginas e amigos.

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

9. Modo Criar

Uma das novidades para os Stories do Instagram foi o modo Criar. A câmera ganhou um visual completamente novo, mais fácil de ser utilizado, o que torna o processo de criar um Story mais rápido e dinâmico. Assim, o modo "Criar" foi desenvolvido para os usuários que desejam criar um post do zero.

Com um visual semelhante a um "carrossel", a câmera dos Stories agora é separada por três seções principais e distintas: "Live", para gravações ao vivo, "Câmera", para tirar novas fotos e vídeos e "Criar", para fazer conteúdos mais elaborados. No modo de criação, é possível encontrar diferentes stickers, sem precisar utilizar imagens de fundo. Nova seção, os usuários ainda podem criar mensagens de texto, realizar enquetes, testes, contagem regressiva e fazer perguntas interativas.

Instagram reformula câmera do Stories e lança recurso Criar — Foto: Divulgação/Instagram Instagram reformula câmera do Stories e lança recurso Criar — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram reformula câmera do Stories e lança recurso Criar — Foto: Divulgação/Instagram

10. Criar filtros personalizados

Antes disponível apenas para alguns influenciadores digitais e desenvolvedores de conteúdos, o Instagram agora permite que todos os usuários criem seus próprios filtros personalizados. Desenvolver filtros de realidade aumentada ficou mais fácil graças a programas criados exclusivamente para esse fim, como a plataforma Spark AR do Facebook. Após criar um novo filtro, o usuário pode usá-lo e, caso deseje, compartilhar sua criação com outras contas, tornando seu efeito público, por meio da Galeria.

Para criar um novo efeito, basta acessar o site, adicionar conteúdos em 3D e colocá-los para interagir com o ambiente ou com o próprio usuário. Dentro da plataforma, há diversas opções de objetos para serem utilizados. Em seguida, basta salvar sua criação e submetê-la à aprovação. Caso aprovado, o filtro ficará disponível em sua galeria de efeitos para que qualquer pessoa possa usá-lo.

Jogo das perguntas no Instagram: como baixar e usar o filtro

Jogo das perguntas no Instagram: como baixar e usar o filtro

Não consegue usar os filtros do Instagram? Tire as suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo