Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Uber foi o assunto mais lido na editoria de apps do TechTudo em novembro. Listas mostrando atitudes que podem fazer o usuário perder o acesso à plataforma ou que podem irritar os motoristas aparecem no ranking das matérias mais acessadas do mês. Alguns segredos sobre o funcionamento do aplicativo de transporte desconhecidos pelos passageiros também foram revelados.

Entre outros assuntos que se destacaram, está a mudança do aplicativo da CNH Digital, que passou a mostrar o vencimento da carteira de habilitação, e um aplicativo com posições do kamasutra que pode ajudar a apimentar a relação dos casais. Confira, na lista a seguir, as dez matérias mais lidas na editoria de aplicativos móveis no TechTudo no mês de novembro.

Segredos do Uber foram destaque no TechTudo em novembro — Foto: Divulgação/Uber Segredos do Uber foram destaque no TechTudo em novembro — Foto: Divulgação/Uber

Segredos do Uber foram destaque no TechTudo em novembro — Foto: Divulgação/Uber

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Segredos do Uber

Algumas regras e informações sobre o funcionamento do Uber são conhecidas pelos motoristas mas podem não ser do conhecimento dos passageiros. Essa lista revelou, por exemplo, que os motoristas só sabem o destino da viagem após o usuário embarcar, e que é obrigatório que todo carro tenha quatro portas e ar-condicionado. A matéria também dá dicas de comportamento, como evitar áreas lotadas para solicitar uma corrida.

2. Uber tem regras para passageiros

O Uber possui um código de conduta contendo regras que os passageiros devem seguir para manter as viagens seguras e confortáveis para eles e para o motorista. Essa lista reuniu algumas coisas proibidas que podem fazer o usuário perder o acesso à plataforma, como manter linguagem ou gestos inapropriados, assediar o motorista, cometer fraudes e transportar armas de fogo.

3. CNH Digital ganha novos recursos

CNH Digital pode ser validada pelo celular, sem ida a um posto do Detran — Foto: Reprodução/Paulo Alves CNH Digital pode ser validada pelo celular, sem ida a um posto do Detran — Foto: Reprodução/Paulo Alves

CNH Digital pode ser validada pelo celular, sem ida a um posto do Detran — Foto: Reprodução/Paulo Alves

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) ganhou novos recursos no app para Android e iPhone (iOS). A ferramenta, que serve como substituta oficial do documento de papel, alertará o motorista quando a CNH estiver próxima do vencimento. Além disso, o aplicativo também permitirá consultar infrações registradas no nome do condutor.

4. App do Kamasutra pode apimentar a relação

O aplicativo Kamasutra Sex Positions, disponível para download grátis no Android, mostra ilustrações de posições do kamasutra para o casal realizar nos momentos íntimos. É possível acessar uma lista com mais cem posições sexuais de várias categorias, como sexo oral, sentado, em pé, mulher ou homem por cima, entre outras.

5. Nubank reemite cartões para proteger usuários

Nubank reemitiu três mil cartões de crédito de usuários — Foto: Divulgação/Nubank Nubank reemitiu três mil cartões de crédito de usuários — Foto: Divulgação/Nubank

Nubank reemitiu três mil cartões de crédito de usuários — Foto: Divulgação/Nubank

O Nubank anunciou que reemitirá três mil cartões de crédito físicos e virtuais da sua base. A medida foi tomada de forma preventiva para evitar que esses clientes fossem vítimas de uma suposta fraude. Segundo investigações do banco, uma análise de transações realizadas em estabelecimentos com histórico de problemas motivou a iniciativa. Os clientes afetados foram avisados por e-mail.

6. O que fazer para não irritar motoristas do Uber

Motoristas do Uber podem ficar irritados com os passageiros durante as corridas. Algumas atitudes dos usuários podem fazer com que os condutores façam reclamações do usuário à plataforma e concedam uma nota de avaliação baixa. Entre as ações, estão a de deixar o motorista esperando, consumir bebida alcoólica durante a viagem, bater a porta do carro com força e colocar o endereço de destino errado.

7. "Uber dos ônibus"

UBus, serviço de ônibus por aplicativo, oferece viagens interestaduais — Foto: Rubens Achilles/TechTudo UBus, serviço de ônibus por aplicativo, oferece viagens interestaduais — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

UBus, serviço de ônibus por aplicativo, oferece viagens interestaduais — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

As plataformas Ubus e Buser são aplicativos de transporte conhecidas como "Uber dos ônibus". Os serviços oferecem passagens para viagens urbanas, intermunicipais e interestaduais por preços mais baixos do que os tradicionais. A reserva é feita diretamente pelo aplicativo do celular e o pagamento é realizado com cartão de crédito.

8. Android com tela transparente

Aprenda a deixar a tela do seu celular transparente com o Live Wallpaper — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Aprenda a deixar a tela do seu celular transparente com o Live Wallpaper — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Aprenda a deixar a tela do seu celular transparente com o Live Wallpaper — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

O aplicativo Live Wallpaper permite deixar a tela do Android transparente. O app utiliza as imagens capturadas pela câmera como um papel de parede ao vivo, mostrando os aplicativos da tela sobrepostos a tudo que está se passando no ambiente. Este tutorial mostrou como instalar o serviço, mas vale lembrar que o aplicativo pode diminuir a autonomia da bateria.

9. App da Xiaomi bloqueado pelo Google

O aplicativo Quick Apps, instalado de fábrica nos celulares da Xiaomi, foi bloqueado pelo Google Play Protect, serviço de proteção extra do Android. Segundo o Google, o app apresentava riscos à segurança dos dados do usuário, pois poderia coletar uma grande quantidade de informações e credenciais do usuário, como IMEI e dados dos cartões SIM, além de gravar áudios e vídeos, que poderiam ser usados para o envio de anúncios direcionados.

10. Aplicativo vende produtos com preços baixos

Club Factory permite comprar produtos a preço de fábrica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Club Factory permite comprar produtos a preço de fábrica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Club Factory permite comprar produtos a preço de fábrica — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Essa matéria explicou como usar o Club Factory, aplicativo de compras chinês semelhante ao AliExpress e ao Wish, seus concorrentes diretos. Pela plataforma, é possível comprar eletrônicos, roupas, brinquedos com preços mais baratos do que os exercidos no mercado. Assim como os rivais, o tempo de entrega pode ser de meses e pode ser necessário pagar taxas de recebimento.

uberAIR: conheça carro voador da Uber que será testado no Brasil

uberAIR: conheça carro voador da Uber que será testado no Brasil

Golpe do 'treme treme' no Uber: como denunciar? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo