Por Julio Puiati , para o TechTudo


Os esportes eletrônicos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL), Fortnite, DotA 2, Free Fire e Rainbow Six: Siege (R6) contam com inúmeras siglas, jargões, palavras e convenções específicas. A linguagem e o vocabulário utilizados nos games muitas vezes são as mesmas em diferentes franquias. Confira, a seguir, uma lista com as 23 expressões mais comuns dos esports e seus significados.

Conheça expressões usadas nos esports — Foto: Divulgação/StarLadder Conheça expressões usadas nos esports — Foto: Divulgação/StarLadder

Conheça expressões usadas nos esports — Foto: Divulgação/StarLadder

Bot: os bots são personagens de inteligência artificial presentes nos games, geralmente usados em treinamentos. A palavra é também usada como ofensa, quando um jogador é muito ruim. Exemplo: ''esse jogador é muito ruim, parece um bot!''.

Bootcamp: quando equipes profissionais saem do seu país de origem para treinar algum tempo em outra região do planeta, a fim de ganhar experiência em território estrangeiro.

Call: chamada de um time para realizar alguma ação dentro do jogo.

Comeback: quando um time que estava atrás no placar consegue a virada.

Counterar: neutralizar o potencial de um inimigo de alguma maneira. Pode ser em forma de skill, movimentação, item ou personagem.

GG WP: sigla da expressão inglesa ''good game, well played''. Traduzido para o português: ''bom jogo, bem jogado''. Utilizado sempre aos finais de partida para agradecer, em tom respeitoso, a equipe adversária.

Hype: expectativa.

Ir de base: ser eliminado ou abandonar algum lugar.

Line up: elenco de jogadores que formam uma equipe.

Line up são os jogadores que formam o elenco de uma equipe — Foto: Divulgação/Riot Games Line up são os jogadores que formam o elenco de uma equipe — Foto: Divulgação/Riot Games

Line up são os jogadores que formam o elenco de uma equipe — Foto: Divulgação/Riot Games

Metagame: conjunto de personagens, itens e elementos de jogabilidade que estão fortes em um período específico da temporada. Isso acontece, pois, nos esports, muitas atualizações são feitas periodicamente para o balanceamento do jogo. Exemplo no CS:GO: "a K-47 e M4A4 são os rifles mais fortes do meta''.

Nerf/Buff: palavras antagônicas usadas em atualizações de jogos. Quando um item, personagem ou skill sofre um ''nerf'', quer dizer que foi enfraquecido. Quando sofre um ''buff'', quer dizer que foi fortalecido.

OP: sigla da expressão inglesa ''overpowered''. Significa que um personagem, item ou qualquer elemento de gameplay é extremamente poderoso.

Quebrado: termo utilizado para se referir a algo muito poderoso dentro do jogo. Pode ser um item, personagem, skill, etc. É basicamente a tradução da sigla ''OP''.

Rage quit: quando um jogador fica irritado e abandona a partida antes do término.

Rushar: ir atrás de um objetivo dentro do jogo com muita intensidade e aplicação. Exemplo no LoL: ''vou rushar mid para destruir o inibidor''.

Safe: seguro.

Scrim: partidas de treinamento entre times profissionais.

Setar: preparar ou organizar alguma jogada.

Expressão ''Tá na Disney'' se popularizou através de streamers como YoDa — Foto: Divulgação/Riot Games Expressão ''Tá na Disney'' se popularizou através de streamers como YoDa — Foto: Divulgação/Riot Games

Expressão ''Tá na Disney'' se popularizou através de streamers como YoDa — Foto: Divulgação/Riot Games

Tá na Disney: expressão que se popularizou através dos streamers Felipe ''YoDa'' e Bruno ''aXt''. Significa: ''tá maluco?". Usado quando um jogador comete algum erro grosseiro na partida.

Tankar: significa ''aguentar'' ou ''segurar''. É quando um personagem está na linha de frente para absorver os ataques inimigos. A expressão também é utilizada por brasileiros em situações rotineiras fora do game. Exemplo: ''não consigo tankar essa piada, é muito engraçada!''

Tiltado: quando um jogador está irritado e emocionalmente abalado e não consegue manter ou melhorar desempenho na partida.

Troll: jogador que atrapalha uma partida propositalmente.

X1: confronto direto entre dois jogadores.

Mais do TechTudo