Celulares

Por Luciana Maline, Do Havaí*


O Snapdragon 865 é mais novo processador da Qualcomm, que deve garantir a conectividade 5G para a próxima geração de smartphones premium. O chipset chega ao mercado com a promessa de desempenho "profissional" de câmeras, facilidades de uso com inteligência artificial e melhor experiência em games.

O primeiro celular confirmado a ter o modelo será o Xiaomi Mi 10, mas a empresa acredita que os principais tops de linha com Android de 2020 virão munidos com o processador. O TechTudo reuniu alguns detalhes do Snapdragon 865 apresentados esta semana, durante o Snapdragon Tech Summit, na lista abaixo.

Snapdragon 865: confira os destaques — Foto: Luciana Maline/ Techtudo Snapdragon 865: confira os destaques — Foto: Luciana Maline/ Techtudo

Snapdragon 865: confira os destaques — Foto: Luciana Maline/ Techtudo

Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo

Câmera

A possibilidade de uma experiência mais completa com câmeras foi um dos destaques na apresentação do Snapdragon 865. O novo chipset promete trazer fotos e vídeos melhores em ambientes de pouca luz e textura semelhante a imagens profissionais.

O primeiro ponto é a capacidade de fotografar em até 200 megapixels, que é um número superlativo diante da evolução das câmeras de celular. Além disso, o desempenho pode chegar a 2 gigapixels por segundo, o que pode ser comparado com experiências trazidas por DSLRs.

A câmera é um destaque do novo processador — Foto: Luciana Maline/ TechTudo A câmera é um destaque do novo processador — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

A câmera é um destaque do novo processador — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Vale lembrar que o primeiro smartphone a chegar ao mercado munido com o processador será o Xiaomi Mi 10, em 2020, que conta com cinco câmeras, sendo uma delas com 108 megapixels de resolução.

Outro destaque é a capacidade do processador de operar multicâmeras — Foto: Luciana Maline/ TechTudo Outro destaque é a capacidade do processador de operar multicâmeras — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Outro destaque é a capacidade do processador de operar multicâmeras — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Para vídeos, o chipset traz ainda mais ganhos. Ele permite gravar em até 8K, além de oferecer a evolução da tecnologia 4K HDR, que garante melhores resultados em cores e contrastes. Para takes em câmera lenta, o modo slow motion, o Snapdragon 865 ainda pode alcançar 960 frames por segundo, que deixam os quadros mais precisos, com mais fluidez e sem travamentos. Com a ajudo da Spectra 480, o processador proporciona a redução de ruídos para fotos e vídeos em ambientes de pouca luz. Conclusão: mais um ganho para as cores.

Há melhorias no desempenho de vídeos  — Foto: Luciana Maline/ TechTudo Há melhorias no desempenho de vídeos  — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Há melhorias no desempenho de vídeos — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Para quem quer gravar vídeos e tirar fotos ao mesmo tempo, um dado importante da ficha técnica: o processador permite trabalhar simultaneamente com a gravação de vídeos em 4K HDR e ainda é capaz de capturar fotos em até 64 megapixels.

Conectividade

A fim de garantir a conectividade 5G e seguir com um desempenho superior, a Qualcomm optou por colocar um modem X55 no 865 em vez de realizar a estrutura integrada, como acontece nos processadores também recém-apresentados Snapdragon 765 e 765G. No entanto, diferente do modem presente no antecessor 855, a segunda geração do X55 promete chegar repaginada, com o X55 5G RF System.

Snapdragon 865  ao lado do também novo Snapdragon 765G — Foto: Luciana Maline/TechTudo Snapdragon 865  ao lado do também novo Snapdragon 765G — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Snapdragon 865 ao lado do também novo Snapdragon 765G — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Segundo a empresa, ele tem como diferencial o formato muiti-modo, que suporta qualquer combinação de bandas, sejam elas: 5G mmWave e sub-6 GHz, TDD e FDD ou os modos LTE, 3G, 2G, entre outros.

Durante alguns testes, foi possível verificar a qualidade na transmissão ao vivo feita em um protótipo com Snapdragon 865  — Foto: Luciana Maline/ TechTudo Durante alguns testes, foi possível verificar a qualidade na transmissão ao vivo feita em um protótipo com Snapdragon 865  — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Durante alguns testes, foi possível verificar a qualidade na transmissão ao vivo feita em um protótipo com Snapdragon 865 — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Para somar ao conjunto, o processador ainda vem com tecnologia Qualcomm Fast Connecting 6800, que, segundo a fabricante, foi projetado para oferecer experiências Wi-Fi mais rápidas para uploads de vídeos e experiências de games, além de mais seguras. Isso também garante novos recursos de áudio Bluetooth para fones, alto-falantes e melhor experiência com jogos de alta latência.

Desempenho

Assim como o antecessor, o Snapdragon 865 se mantém com oito núcleos (octa-core), tendo como principal um Kyro 585 com velocidade máxima de 2,84 GHz para tarefas mais pesadas. Ele ainda é somado a outros três núcleos também Kyro 585 de 2,42 GHz, além de outros quatro cores de 1,8 GHz para situações mais cotidianas. Comparada ao modelo anterior, a CPU é 25% superior.

Já na parte de desempenho gráfico, o 865 ainda conta com uma placa Adreno 650, que promete desempenho 25% superior na renderização de gráficos em relação ao modelo anterior, o Adreno 640, e beneficia bastante a experiência em jogos. Em economia, ela supera em 35% a antecessora.

Inteligência Artificial

Na área de inteligência artificial, o Snapdragon 865 está adaptado para interagir com o cotidiano do usuário desde a facilidade da vida burocrática até o entretenimento. Em dados voltados para AI, o desempenho do processador oferece 150 TOPS (trilhões de operações por segundo), o que é duas vezes superior à geração anterior.

Em dados voltados para AI, o desempenho do processador oferece 150 TOPS — Foto: Luciana Maline/ TechTudo Em dados voltados para AI, o desempenho do processador oferece 150 TOPS — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Em dados voltados para AI, o desempenho do processador oferece 150 TOPS — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

Em apresentação no Snapdragon Tech Summit, foi possível identificar, por exemplo, uma tradução simultânea do inglês para o chinês durante uma conversa de chat. Segundo a empresa, o chipset garante uma detecção de texto e voz altamente precisa, que permite que seus pedidos sejam ouvidos por qualquer assistente de voz.

A inteligência artificial permite tradução simultânea — Foto: Luciana Maline/ TechTudo A inteligência artificial permite tradução simultânea — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

A inteligência artificial permite tradução simultânea — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm

Huawei Mate X: tudo sobre o celular dobrável

Huawei Mate X: tudo sobre o celular dobrável

Mais do TechTudo