Redes sociais

Por Julia Marques, para o TechTudo


O WhatsApp disponibilizou diversas atualizações ao longo de 2019 para inserir novas funções no app, como o desbloqueio por digital no Android e o suporte ao Memoji no iPhone (iOS). No entanto, ainda há recursos disponíveis em rivais, como o Telegram, que são aguardados por usuários e podem chegar ao mensageiro em 2020.

Além do Modo Escuro, que está em desenvolvimento e deve chegar em breve ao app, a possibilidade de editar mensagens enviadas, organizar figurinhas em categorias ou mesmo esconder o status "online" das conversas são ajustes bastante desejados e aguardados, mas que não têm previsão de lançamento. Confira a seguir uma lista do TechTudo com as funções mais aguardadas para o WhatsApp em 2020.

WhatsApp: lista traz as seis funções mais aguardadas para o app em 2020 — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Editar mensagens enviadas

A função de editar mensagens após o envio é muito utilizada no Telegram e bastante aguardada por usuários do WhatsApp. O recurso possibilita corrigir erros percebidos apenas depois de enviar a mensagem ou simplesmente escrever de uma forma mais qualificada. No concorrente russo, o conteúdo é sinalizado com a palavra "editado" para que as pessoas saibam que a frase foi modificada.

Rival do WhatsApp, Telegram permite editar mensagens já enviadas — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

2. Modo Escuro

Modo Escuro deve chegar ao WhatsApp em breve — Foto: Paulo Alves/TechTudo

3. Esconder o status "online" das conversas

O WhatsApp permite desativar o "visto por último" das conversas no app, mas alguns usuários desejam também a possibilidade de esconder o status "online". A principal alegação está ligada à privacidade, já que qualquer pessoa com o seu número pode ver se você está usando o app no momento. Não há previsão para que o WhatsApp disponibilize uma opção para ocultar o "online" dos chats.

WhatsApp não permite desativar o status "online" — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

4. Avisar quando alguém tira print da conversa

Um eventual aviso de print nas conversas, a exemplo do que ocorre no Snapchat, poderia deixar usuários do WhatsApp divididos. Porém, o recurso é aguardado por um grupo de pessoas que deseja saber quando um contato captura a tela do chat. Não há previsão para que o mensageiro passe a exibir essa informação.

5. Apagar mensagens a qualquer momento

O WhatsApp deixa apagar mensagens para todos em até cerca de uma hora após o envio. Entretanto, no Telegram, o recurso pode ser utilizado sem limite de tempo, possibilidade bastante desejada por alguns usuários do mensageiro mais utilizado do mundo.

WhatsApp permite apagar mensagens em até cerca de uma hora após o envio — Foto: Aline Batista/TechTudo

6. Organizar figurinhas

O WhatsApp permite o envio de figurinhas nas conversas, mas usuários ainda desejam a possibilidade de organizar os stickers por categorias personalizadas. Os adesivos seriam separados por pastas para permitir que sejam encontrados com mais facilidade. Atualmente, é possível criar um pacote separado em aplicativos de terceiros, além de ser possível favoritar as figurinhas mais utilizadas.

WhatsApp não permite organizar figurinhas por categorias — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

*Colaborou Rubens Achilles

Como usar Memojis no WhatsApp

Como usar Memojis no WhatsApp

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo