Personalização

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Aplicativos de letras personalizadas para Android e iPhone (iOS) podem ser úteis para escrever com fontes diferentes no celular. Eles permitem que os usuários personalizem a escrita com tipografias diferentes das convencionais e utilizem os modelos em publicações "chamativas" de redes sociais como WhatsApp e Instagram. Os programas contam com vários tipos de fontes de letras diferentes para o usuário escolher as que mais o agradam.

Entre as opções, estão tipografias tradicionais, como letra de forma, além de desenhos mais elaborados, em forma de animais ou coloridas. Os apps são de fácil utilização e podem ser baixados gratuitamente. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos de letras diferentes para usar no celular.

Aplicativo de letras bonitas? Veja cinco opções com fontes diferentes — Foto: Marcela Franco/TechTudo Aplicativo de letras bonitas? Veja cinco opções com fontes diferentes — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Aplicativo de letras bonitas? Veja cinco opções com fontes diferentes — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Stylish Fonts

O Stylish Fonts é um editor de letras diferentes disponível para Android, que possui cerca de 51 fontes para o usuário escolher. Para utilizar as tipografias no celular, é preciso escrever o texto, selecionar a letra desejada, e copiar ou enviar a mensagem estilizada para alguma rede social, como WhatsApp ou o Facebook. Um fator positivo do aplicativo é a facilidade no uso das fontes — é possível escrever e enviar o texto na mesma tela com apenas alguns toques.

Além disso, o Stylish Fonts permite que o usuário faça montagens de fotos com frases utilizando as letras selecionadas. As grandes desvantagens do app são a impossibilidade de baixar as fontes, sendo necessário copiar o texto digitado no programa, e o fato de ele estar totalmente em inglês.

Editor de letras online? Stilish Fonts permite criar e copiar textos personalizados — Foto: Reprodução/Marcela Franco Editor de letras online? Stilish Fonts permite criar e copiar textos personalizados — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Editor de letras online? Stilish Fonts permite criar e copiar textos personalizados — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. HiFont

O HiFont é um app para Android que oferece tipografias divididas por categorias — entre elas, estão: "fofo", "sombrio", "colorido" e mais. Para usá-las, é necessário baixar as fontes no celular pelo próprio aplicativo, tocando na opção de download. Em seguida, é só aplicar. São disponibilizados mais de cem tipos de letras diferentes para os usuários, fator positivo do aplicativo.

O ponto fraco do HiFont é que as fontes não são compatíveis por padrão com celulares de marcas Motorola, Lenovo, Huawei e Nokia. Para que o programa funcione nestes dispositivos, é necessário fazer root (acesso à raiz).

HiFont é um editor de letras personalizadas online para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco HiFont é um editor de letras personalizadas online para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco

HiFont é um editor de letras personalizadas online para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco

3. Uniconsole Lite

O Uniconsole Lite é uma opção de aplicativo mudar a fonte do iPhone (iOS). O app permite personalizar mensagens, postagens no Twitter, Stories do Instagram e e-mails com o tipo de letra que o usuário escolher. Basta escrever o texto e copiá-lo, pressionando o ícone da tesoura. Em seguida, selecione a opção de compartilhamento desejada.

Uniconsole Lite permite mudar a fonte do iPhone (iOS) — Foto: Helito Beggiora/TechTudo Uniconsole Lite permite mudar a fonte do iPhone (iOS) — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Uniconsole Lite permite mudar a fonte do iPhone (iOS) — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

4. Phonto

O Phonto é um aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) e feito para adicionar textos em imagens. O software disponibiliza fundos coloridos e imagens personalizadas, e também é possível instalar fontes no celular a partir da web. Para utilizar o app, basta escolher um fundo de tela, digitar o texto, selecionar a fonte e fazer a montagem.

Apesar da extensa quantidade de tipografias disponíveis — são mais de 200 fontes no app —, o usuário ainda pode instalar as próprias fontes caso deseje criar algo muito específico. Entre os pontos fracos, estão a interface completamente em inglês e a impossibilidade de utilizar as fontes para enviar textos e mensagens em redes sociais.

Phonto é um editor de letras online para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Marcela Franco Phonto é um editor de letras online para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Phonto é um editor de letras online para Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. iFont

O iFont é um aplicativo de fontes diferentes para Android. Após selecionar a fonte desejada, basta tocar em "Download" e, depois, em "Set". Em seguida, o usuário deve escolher a tipografia nas configurações do smartphone. O app também só está disponível no idioma inglês. Em celulares que não são da Samsung, é necessário fazer root no dispositivo para aplicar as fontes. Mesmo assim, o aplicativo possui uma interface intuitiva e grande variedade de letras diferentes.

iFont é um aplicativo de letras diferentes para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco iFont é um aplicativo de letras diferentes para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco

iFont é um aplicativo de letras diferentes para Android — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Pronto. Aproveite as dicas para utilizar aplicativos de letras diferentes no celulares Android e iPhone (iOS).

Como mudar a fonte das letras no Status do WhatsApp

Como mudar a fonte das letras no Status do WhatsApp

Como escrever com fontes diferentes no WhatsApp? Veja respostas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo