Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Aplicativos para abrir PDF no celular Android ou iPhone podem facilitar a vida dos usuários. Embora navegadores como o Google Chrome e o app Arquivos do iOS sejam compatíveis com esse formato de arquivo, ferramentas grátis oferecem funções extras que podem ser úteis no dia-a-dia, como a possibilidade de organizar os documentos, deixar comentários nas páginas, criar PDF a partir de fotos do celular e até editar textos.

Um dos mais famosos aplicativos para abrir PDF, o Adobe Reader, possui uma versão completa para celular, que permite localizar textos no documento com rapidez e ativar um modo de leitura facilitada. Além dele, o Google Drive e o Microsoft Word podem ser boas soluções para abrir esses arquivos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos para abrir PDF no celular.

Aplicativos para abrir PDF no celular estão disponíveis para Android e iPhone — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Reader

O famoso leitor da Adobe para computadores também possui um aplicativo para ler PDF no celular. O plano grátis do Adobe Reader está disponível para Android e iPhone e permite abrir ilimitados arquivos, marcá-los como favoritos e fazer desenhos e marcações nos textos.

O leitor possui um modo de leitura facilitada e permite pesquisar palavras para localizá-las rapidamente no arquivo, recurso útil para fazer buscas em textos muito longos. Além da exibição de páginas convencional, é possível definir que o app mostre apenas uma folha por vez, deixando a tela mais limpa.

Adobe Reader tem versão de aplicativo para ler PDF — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Outro diferencial do app é o modo noturno, que inverte as cores da página e torna o fundo preto e as letras brancas. Um ponto negativo é que o app não permite digitalizar arquivos com a câmera, sendo necessário instalar um app externo, o Adobe Scan. Além disso, outras funções só estão disponíveis no plano pago, como combinar documentos ou exportar um arquivo. A assinatura custa R$ 38,90 por mês.

2. Google Drive

Google Drive funciona como aplicativo para abrir PDF direto da nuvem — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Google Drive também funciona como um app para abrir PDF. O serviço do Google abre qualquer arquivo do tipo que esteja armazenado na nuvem e exibe em tela cheia no celular. Entre os recursos oferecidos pelo app, estão a possibilidade de buscar palavras para localizá-las rapidamente no corpo do texto, além de deixar comentários no documento — é possível escolher um local específico da página para inserir a anotação, tornando fácil a identificação do comentário em documentos compartilhados.

3. Word

Microsoft Word abre PDFs apenas em celulares Android — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Word também é uma opção de aplicativo para abrir arquivo PDF em celulares Android. O editor de texto da Microsoft exibe todos os arquivos do formato salvos recentemente na sua conta Office ou armazenados no OneDrive. Além de exibir o documento, o Word permite transformá-lo em texto para editar seu conteúdo — neste caso, será necessário salvar um novo arquivo em PDF após as alterações. O leitor de PDF integrado ao Word também permite pesquisar palavras no texto e compartilhar o arquivo, como link ou como anexo em um novo e-mail.

4. Polaris Office

Polaris Office funciona como app de abrir PDF — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Polaris Office é um pacote de aplicativos de escritório que permite criar textos, planilhas e apresentações no celular. O app também serve para abrir PDFs no smartphone, desde que estejam salvos em um serviço de nuvem compatível com o app, como o iCloud Drive, Google Drive e OneDrive, por exemplo.

Os arquivos são exibidos em tela cheia, sendo possível fazer desenhos, comentários e compartilhar com contatos. Para editar os arquivos e acessar outras funções extras, é preciso assinar o plano pago, que custa R$ 24,90 por mês.

O cadastro no Polaris Office pode ser feito usando uma conta Google ou as credenciais do Facebook, mas é possível usar o serviço gratuitamente sem fazer login. Um dos pontos negativos é a exibição excessiva de anúncios, que chega a atrapalhar a utilização.

5. Apple Books

Apple Books permite ler PDFs no iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O aplicativo de leitura de livros do iPhone também pode servir como um app para abrir PDF. Os usuários podem selecionar o serviço como leitor de PDF para abrir qualquer documento recebido por e-mail ou salvo em serviços de nuvem.

Durante a exibição, será possível editar o arquivo utilizando as ferramentas nativas do iOS, como as canetinhas coloridas para fazer desenhos e marca-textos. Escolhendo a opção "Copiar para Livros", o arquivo permanecerá salvo na biblioteca do Apple Books, e o usuário poderá acessá-lo posteriormente quantas vezes quiser.

Como traduzir PDF online sem instalar nada

Como traduzir PDF online sem instalar nada

Qual aplicativo para abrir PDF no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo