Produtividade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Aplicativos para viagem ajudam turistas a se prepararem para fazer passeios sem preocupações. Os apps podem oferecer serviços úteis, como preparar rotas de viagem, sugerir estadias para aluguel de temporada ou fornecer cuidados para algum animal de estimação enquanto o dono está fora. Outros aplicativos ainda ajudam a economizar durante o passeio: o Couchsurfing, por exemplo, oferece hospedagem grátis — o que é ideal para quem deseja viajar durante a alta temporada do verão.

Os seis aplicativos para viagens da lista abaixo estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as opções estão apps para calcular a taxa de câmbio em tempo real e tradutores para se comunicar em outros idiomas. Confira a seguir mais sobre os aplicativos para organizar viagem.

Lista traz os melhores aplicativos para viagens — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Couchsurfing

O Couchsurfing é uma ótima opção para quem deseja viajar e está com a grana curta, e o serviço vai além da oferta de hospedagem gratuita. Os usuários da plataforma oferecem acomodação grátis na sua própria residência e, em troca, a pessoa que cedeu o cômodo também pode se hospedar nas moradias de outros usuários. O aplicativo, disponível para Android e iPhone, funciona com base na ajuda mútua. É possível fazer o cadastro no Couchsurfing pelo Facebook e, após preencher algumas informações pessoais, o usuário já pode navegar pelo app.

O app para viajar Couchsurfing conecta viajantes do mundo todo — Foto: Reprodução/Marcela Franco

O Couchsurfing está presente em mais de 180 países e territórios, com um grande números de membros espalhados pelo mundo. No quesito segurança, o aplicativo disponibiliza um processo de verificação dos usuários para confirmar a identidade dos cadastrados. Além disso, a plataforma disponibiliza informações sobre os membros e o perfil de cada colaborador tem informações sobre a pessoa e como foram as experiências com o serviço.

A seção "referências" é muito importante, pois contém relatos da experiência de usuários com determinado membro. Além de conseguir acomodação gratuita por alguns dias, o serviço oferece uma grande troca cultural durante a experiência para quem recebe e visita.

2. DogHero

Aplicativo disponível para Android, iPhone e na versão web, o DogHero conecta pessoas que oferecem serviço de hospedagem de pets a donos de cachorros. Os anfitriões são chamados de “heróis”, e é possível encontrar o mais perto de você ao informar o bairro residencial e o período que pretende deixar o cão hospedado. Segundo dados da plataforma, o app conta com 20 mil anfitriões e tem 1,2 milhão de animais cadastrados.

Melhro aplicativo para viagem: com o DogHero é possível encontrar casas para hospedar o seu cão — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Ao selecionar essas informações, os perfis dos possíveis anfitriões são exibidos e, assim, é possível ver as informações e comentários de outros donos sobre cada herói. Vale lembrar que o usuário pode conhecer as instalações antes de escolher onde deixar seu cachorro. Para deixar o dono ainda mais tranquilo, os heróis atualizam a estadia com fotos e vídeos do pet. O pagamento pode ser feito via aplicativo ou site.

3. Airbnb

O Airbnb é um aplicativo de reservas de casas e hotéis disponível para Android, iPhone e web. O usuário pode usar o app para encontrar uma acomodação ou para anunciar um local. A empresa possui um padrão de hospitalidade global que consiste em uma nota de avaliação mínima para permanecer no Airbnb, e em obter comentários de hóspedes sobre anfitriões depois de cada estadia. O app é muito popular no mundo todo e está presente em mais de 190 países — estima-se que mais de 10 milhões de reservas já tenham sido feitas pelo aplicativo.

Airbnb ajuda a encontrar aluguel de temporada — Foto: Karen Malek/TechTudo

Vale reservar o local desejado com antecedência, principalmente no caso de casas, quartos ou hotéis em destinos muito procurados por turistas. Um dos fatores positivos do serviço são os valores, que costumam ser abaixo do mercado tradicional de hospedagem e as possibilidades variadas de locação, com opções que vão de casas em montanhas até simples quartos nos centros das cidades.

4. Google Maps

O Google Maps pode ser um grande aliado durante uma viagem. Além de criar rotas para ir aonde deseja em locais que desconhece, o aplicativo possui serviços que podem ajudar turistas em diversos tipos de aventuras. Entre as ferramentas estão mapas offline, pegar um Uber, explorar locais e encontrar hotéis mais em conta. A plataforma ainda mostra os horários de ônibus e os pontos mais próximos, informações sobre lugares, como horário de pico, fotos do local e outros.

Google Maps é um aplicativo para rotas de viagem — Foto: Reprodução/TechTudo

5. Google Tradutor

O aplicativo Google Tradutor é útil para turistas em outro país que não falem a língua nativa do local visitado. O app permite traduzir textos escritos de mais de 100 idiomas. Para quem ficar sem conexão com a Internet, o software disponibiliza a tradução em 59 línguas. O Google Tradutor ainda disponibiliza o modo câmera, em que o usuário pode tirar fotos de textos para conseguir traduções de melhor qualidade em 37 idiomas, e o modo conversa, que permite uma tradução de voz bidirecional instantânea em 32 línguas.

Google Tradutor quebra um galho na hora de traduzir línguas estrangeiras — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

6. XE Currency

O XE Currency é ideal para quem vai viajar para um país que utiliza outro tipo de moeda. O aplicativo de câmbio converte em tempo real em 180 moedas diferentes, e informa quanto você gastou com o dinheiro internacional. Assim, é possível evitar prejuízos e ao acompanhar os gastos feitos no exterior.

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Mais do TechTudo