Internet

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


É possível compartilhar fotos pessoais com amigos e familiares por meio de serviços gratuitos online. Para preservar a privacidade dos conteúdos, ferramentas de armazenamento em nuvem como Google Fotos e Dropbox permitem limitar as possibilidades de visualização dos álbuns apenas a pessoas confiáveis.

Já os usuários que prezam por praticidade e querem pular a etapa de cadastro podem recorrer a plataformas como WeTransfer e Smash. Eficientes e fáceis de usar, elas possibilitam o envio de fotos em poucos cliques, por meio de links que podem ser compartilhados com qualquer pessoa. Vale ressaltar que, em todos esses serviços, os arquivos são enviados sem perda de qualidade. Na lista a seguir, confira cinco formas de compartilhar fotos privadas pelo computador.

Lista traz cinco formas de compartilhar fotos privadas pelo computador — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Fotos

Google Fotos permite compartilhar imagens privadas pelo computador — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O Google Fotos é um serviço de armazenamento de fotos e vídeos na nuvem que traz uma série de vantagens. A plataforma cria filmes temáticos, identifica pessoas e animais e permite compartilhar não só álbuns, como toda a biblioteca de fotos com familiares e amigos. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a ferramenta se destaca por oferecer espaço de armazenamento ilimitado na nuvem do Google, o que faz dela a melhor alternativa para backup de mídia ao trocar de smartphone ou liberar espaço no computador.

2. WeTransfer

WeTransfer compartilha arquivos grandes na Internet — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

O WeTransfer é um serviço de compartilhamento de arquivos grandes pela Internet. A plataforma, que conta com uma interface intuitiva e não exige cadastro, permite enviar até 2 GB de arquivos gratuitamente por e-mail ou link. Na modalidade grátis, as transferências ficam disponíveis por até uma semana. É possível compartilhar as fotos também via celular, com o aplicativo para sistemas Android e iOS.

Quem precisar de prazos ou limites de envio maiores deverá assinar o plano premium, que permite determinar quando o link dos materiais vai expirar e enviar até 20 GB em arquivos. Além disso, assinantes do WeTransfer Pro contam com uma pasta personalizada no servidor do serviço e podem proteger os arquivos com senha.

3. Flickr

Flickr é rede social para compartilhamento de fotos — Foto: Divulgação/Flickr

Popular entre fotógrafos amadores e profissionais para a montagem de portfólios, o Flickr é um serviço que também pode ser usado por usuários comuns para compartilhar fotos privadas. O procedimento é simples: ao fazer o upload das imagens, defina a privacidade como "visível para amigos e familiares". Antes disso, porém, é necessário selecionar quais perfis da rede social serão inclusos nessas categorias.

Caso queira compartilhar os registros com pessoas de fora do Flickr sem expor as fotos publicamente na plataforma, basta definir as configurações de visualização como "privado". Na hora de compartilhar o álbum, escolha a opção "Todas as fotos (públicas e privadas)". Vale lembrar que, em 2018, o Flickr foi vendido pelo Yahoo! ao Smugmug e reduziu o limite de 1 TB grátis para até mil itens por conta, entre fotos e vídeos de até três minutos.

4. Dropbox

Dropbox: serviço permite compartilhar fotos privadas e facilita trabalhos corporativos — Foto: Divulgação/Dropbox

O Dropbox é um serviço de hospedagem de dados em nuvem que permite concentrar seus principais arquivos e fotos em um só lugar. Com limite de armazenamento de 2 GB na modalidade gratuita, a ferramenta permite compartilhar pastas e itens individuais através de links privados. Além do compartilhamento de fotos, o Dropbox traz uma série de funções atrativas para quem trabalha ou estuda, como fazer comentários em arquivos durante a leitura, acessar conteúdos offline e baixar torrents remotamente.

5. Smash

Smash transmite arquivos sem limite de tamanho de graça pelo navegador — Foto: Reprodução/Smash

O Smash é a alternativa ideal para quem quer enviar fotos pesadas gratuitamente e sem precisar se cadastrar em algum serviço. Isso porque, ao contrário do WeTransfer e de seus principais concorrentes, o Smash não impõe limites de tamanho para a transferência. No caso de arquivos com tamanho superior a 2 GB, apenas a velocidade de transmissão é reduzida. Após o upload dos itens, o serviço gera um link que pode ser encaminhado por e-mail ou copiado para ser enviado via WhatsApp e redes sociais.

Como usar o Gmail offline na nova versão do e-mail

Como usar o Gmail offline na nova versão do e-mail

Mais do TechTudo