Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram é uma das redes sociais mais famosas e mais utilizadas do mundo, e possui alguns recursos interessantes que poucas pessoas conhecem. A plataforma, que está disponível para celulares Android e no iPhone (iOS), permite, por exemplo, ajudar o algoritmo do sistema a escolher quais fotos e vídeos são mais interessantes para aparecerem no seu aplicativo. Essa definição pode ser feita manualmente na aba “Explorar”, e deixa o feed somente com publicações que você gosta.

Entre outras funções curiosas, estão a possibilidade de visualizar todos os posts que você já curtiu, usar várias contas ao mesmo tempo e alternar entre elas, remover marcações de fotos que os amigos publicaram, além de encontrar filtros interativos para os Stories em um catálogo mundial. Confira, a seguir, uma lista com dez recursos do Instagram pouco conhecidos dos usuários.

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Silenciar Stories de pessoas que você não quer ver

O Instagram permite ocultar os Stories de pessoas indesejadas. Desta forma, as histórias desses contatos deixarão de aparecer no carrossel superior do aplicativo quando publicarem algo, sendo levadas para o final da fila e apresentando uma cor esmaecida. Esse recurso é útil para ignorar contatos irritantes, mas sem deixar seguir no aplicativo.

Instagram Stories podem ser ocultados — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Para ocultar as histórias de alguém, basta pressionar o ícone de sua foto de perfil nos Stories e escolher a opção “Silenciar”, que surgirá no menu inferior. Também é possível realizar o procedimento diretamente no perfil da pessoa, tocando em “Seguindo” e depois em “Silenciar”. Além dos Stories, é permitido silenciar os posts do feed.

2. Tag de nome

Tag de Nome do Instagram é um código de barras que identifica o perfil do usuário — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

A tag de nome do Instagram é um código de barras virtual capaz de identificar o seu perfil na rede social. Através dessa imagem, outros usuários conseguem encontrar sua conta para começar a seguir, lendo o código com a câmera do celular. Cada pessoa pode personalizar sua Tag de Nome, colocando seu nome de usuário, selfies ou emojis diferentes. Para criar o seu código, acesse o menu de configurações e vá em “Tag de Nome”.

3. Receber notificações de posts

Instagram envia notificações de novas publicações — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Se você não quiser perder novas publicações de um contato muito querido, basta ativar as notificações de posts. Assim, quando essa pessoa adicionar novas fotos e vídeos, você receberá um alerta no celular avisando que há novos conteúdos no perfil dela. Para ativar a função, abra o perfil do contato, toque em “Seguindo” e vá em “Notificações”. Além dos posts do feed, o Instagram também é capaz de enviar notificações de novos Stories, vídeos ao vivo e do IGTV.

4. Salvar posts

Instagram permite salvar posts para ver depois — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Sabe quando você gostou de um post, mas está ocupado e não pode visualizar a imagem com atenção naquele momento? O Instagram permite que você salve qualquer foto ou vídeo para acessar posteriormente com facilidade. Para salvar uma publicação, basta tocar no ícone de bandeirinha que fica abaixo de cada imagem. O dono da foto não é notificado da ação. Todos os posts salvos ficam armazenados no seu perfil e podem ser organizados em pastas separadas, chamadas de coleções.

5. Remover suas marcações de fotos dos amigos

Caso você tenha sido marcado em uma foto de um amigo, mas não gostou, pode remover a marcação de forma fácil. Basta acessar a foto, tocar na tag com seu nome de usuário e escolher a opção “Remover-me da publicação”. Depois disso, a foto não exibirá mais o link para a usa conta, nem aparecerá na página de marcações do seu perfil. Também é possível remover uma marcação pelo computador.

6. Ver todas as fotos que você curtiu

O Instagram permite visualizar todas as fotos e vídeos que você já curtiu na rede social. A plataforma exibe o histórico completo em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Para acessar, vá no seu perfil e abra o menu de configurações. Depois, vá em “Conta” e abra a seção “Publicações que você curtiu”.

7. Seguir hashtags

Instagram também permite seguir hashtags — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Além de seguir amigos e perfis de marcas, o Instagram também permite seguir hashtags. Assim, você visualizará no feed fotos vinculadas àquela tag para encontrar imagens interessantes relacionadas ao assunto. Para isso, basta tocar na hashtag e escolher a opção “Seguir”. Depois, você pode ver todas as tags que está seguindo no seu perfil.

8. Usar várias contas ao mesmo tempo

Instagram permite usar até cinco contas no mesmo celular — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Instagram permite que você fique logado com até cinco contas diferentes ao mesmo tempo no mesmo celular. Assim, você pode usar diferentes perfis, como uma conta dix, por exemplo, no mesmo dispositivo. Para adicionar um perfil, acesse o menu de configurações e toque em “Adicionar conta”. Para alternar entre eles, basta tocar no nome de usuário que fica localizado acima do seu ou pressionar a sua foto de perfil do menu inferior. Depois, é só escolher a conta desejada para trocar imediatamente.

9. Ajudar o algoritmo a mostrar só o que você gosta

Aba Explorar tem diferentes "categorias" — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A aba Explorar exibe fotos e vídeos que o Instagram julga ser interessante para o seu perfil, baseado nas suas interações na rede social. No entanto, caso você encontre algo que não goste nesta seção, poderá informar à rede social que não quer que esse tipo de imagem apareça. Para isso, basta abrir a imagem indesejada, tocar nos três pontinhos de opções e escolher “Ver menos publicações como essa”. Desta forma, o algoritmo entenderá que aquela imagem não agradou e não mostrará mais conteúdos do tipo, deixando o feed com a sua preferência.

10. Procurar filtros para Stories em um catálogo mundial

Acesse a biblioteca de efeitos do Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Os filtros interativos e de jogos para Stories do Instagram viraram febre e muitos deles são disponibilizados em perfis de influenciadores digitais, amigos, marcas ou até pela própria plataforma. No entanto, é possível acessar uma biblioteca com filtros de usuários de todo o mundo para encontrar novas opções de efeitos interessantes. Além dos mais famosos, é possível descobrir filtros organizados por tema, como “selfies”, “amor” e “efeitos de câmera”. Para acessar a galeria, abra a câmera de Stories, toque no ícone de filtros faciais e deslize o carrossel para a esquerda, até chegar ao final. Então, toque em “Procurar efeitos”.

Como ver e postar vídeos no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo