Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


Os jogos mobile estão em alta no Brasil e no mundo. Candy Crush, por exemplo, é um dos mais jogados no smartphone, e já foi baixado mais de 500 milhões de vezes em aparelhos Android e iPhone (iOS) – e está entre os mais famosos da década. Já Mario Kart Tour, lançamento mais recente, chegou à marca de 123 mil downloads nas duas plataformas em apenas alguns meses. Para 2020, os games para celular prometem manter o sucesso, e são aguardadas produções com nomes de peso, como Diablo, Harry Potter, League of Legends (LoL), Pokémon, entre outros. Confira a seguir os dez jogos mobile mais esperados do ano.

Harry Potter: Magic Awakened é um dos lançamentos que chegam em 2020; veja a lista completa — Foto: Divulgação/Warner

1. Diablo Immortal

Anunciado em novembro de 2018, Diablo Immortal é um dos lançamentos mobile mais aguardados desde então. O título fica disponível para Android e iPhone (iOS) e ainda não tem data oficial para chegar ao mercado. A Blizzard já criou uma página especial para o jogo e deu alguns detalhes sobre a produção: Diablo Immortal será do gênero MMO ARPG, e a história vai se passar entre Diablo II e III.

As batalhas em tempo real serão online e será possível escolher entre seis classes diferentes: bárbaro, cruzado, caçador de demônios, monge, necromante e arcanista. Apesar de não possuir data, o pré-registro para o game está aberto na Google Play. Os inscritos terão a possibilidade de participar de testes beta e ganhar recompensas exclusivas.

Diablo Immortal terá o mesmo clima sombrio dos outros jogos da série — Foto: Divulgação/Blizzard

2. Harry Potter: Magic Awakened

Harry Potter: Magic Awakened é um RPG de cartas baseado no universo dos bruxos. O título está sendo desenvolvido para Android e iPhone (iOS) pela Warner Bros. Games em conjunto com a NetEase, uma produtora chinesa. Por enquanto, o jogo já está disponível para testes somente na China e possui até um site oficial em mandarim.

Por ora, ainda não há muitas informações sobre o game. Segundo uma notícia publicada no endereço, o jogo deve começar com o jogador recebendo uma oferta para estudar em Hogwarts e, depois, pegando o trem que leva à escola de magia na Plataforma 9¾ – a exemplo do que acontece no primeiro filme da saga. O título deve chegar ao Ocidente ainda em 2020.

Harry Potter Magic Awakened terá cenários conhecidos como o Beco Diagonal — Foto: Divulgação/Warner Bros. Games

3. League of Legends: Wild Rift

Um dos games online mais populares para PC vai ganhar uma versão mobile em 2020: League of Legends: Wild Rift é um MOBA para celular que chega até o final do ano. De acordo com a Riot Games, apesar de mantidos vários aspectos de gameplay, incluindo a batalha de 5v5, o LoL tradicional foi completamente remodelado para essa nova versão.

A promessa é que League of Legends: Wild Rift tenha novas animações, novos modelos, novos sistemas de jogo e muito mais. O game mobile será lançado com cerca de 40 campeões, todos já estão presentes na versão para PC. A estimativa da Riot é que o jogo rode em aparelhos Android com configurações semelhantes às de um Samsung Galaxy A7. No caso dos dispositivos da Apple, aparelhos a partir do iPhone 5S deverão rodar o título. Vale lembrar que o jogo já está em fase de pré-registro para celulares que possuem o sistema operacional da Google.

League of Legends: Wild Rift remodelou heróis conhecidos dos gamers — Foto: Divulgação/Riot Games

4. Pokémon Sleep

Pokémon Sleep é um dos jogos mais “diferentes” que chegam em 2020. Com funções de um aplicativo de monitoramento de sono, a Pokémon Company pretende fazer do game um estímulo para uma vida saudável. De acordo com as primeiras informações, o título deve funcionar de maneira parecida com Pokémon GO, que incentiva os jogadores a caminharem pela cidade para capturar e treinar as criaturas de bolso.

No caso de Pokémon Sleep, a ideia será monitorar a qualidade de sono das pessoas e dar recompensas relacionadas ao game assim que elas acordarem. Sem mais detalhes, a única promessa é que a aplicação chegará aos celulares em algum momento de 2020.

Pokémon Sleep será a próxima aposta da franquia para os celulares — Foto: Divulgação/Pokémon Company

5. Pascal’s Wager

Pascal’s Wager é um jogo de ação e RPG que será lançado em 16 de janeiro exclusivamente para iPhone. Produzido pela Giant Network, o jogo promete bastante por suas referências: de acordo com os primeiros vídeos, o título tem um visual gótico medieval, semelhante a jogos como Bloodborne, por exemplo.

Em relação ao gameplay, também existe uma semelhança com outro jogo da From Software: Dark Souls, principalmente por conta do combate do jogo, que deve ser bastante parecido. O jogo fica disponível por US$ 6 na pré-venda, algo em torno de R$ 24, e deve chegar também para aparelhos Android ao longo de 2020.

Pascal's Wager possui muitas semelhanças com os jogos da From Software — Foto: Divulgação/Giant Network

6. Star Wars: Rise to Power

Star Wars: Rise to Power é um game de estratégia produzido pela Eletronic Arts que chega para celulares Android. Com poucas informações acerca de seu desenvolvimento, o jogo está em fase de testes fechados para usuários do sistema operacional do Google desde junho de 2019, e a expectativa é de que o lançamento seja realizado ainda em 2020. O título já possui um site oficial, que revela alguns detalhes sobre a trama.

De acordo com a página, os jogadores podem formar uma aliança e participar de uma guerra galática com outros players de todo o mundo. Além disso, as informações oficiais mostram que os usuários poderão se tornar líderes do Império ou da Nova República.

Star Wars: Rise to Power será mais um jogo da franquia para celulares — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

7. Apex Legends Mobile

Apex Legends é um Battle Royale desenvolvido pela Eletronic Arts lançado em fevereiro de 2019. O jogo fez sucesso e juntou milhares de jogadores, mesmo com concorrentes de peso. O sucesso foi tão forte que a EA planeja uma versão mobile do game. O título ainda não possui confirmação de plataformas, mas deve chegar tanto para Android quanto para iPhone (iOS). Além disso, também não existem muitos detalhes sobre a mecânica, mas o formato será o mesmo, de Battle Royale. O gênero tem feito muito sucesso nos celulares com games como Free Fire, um dos nomes de destaque atualmente.

A produção do game foi confirmada em junho de 2019 e, em novembro do mesmo ano, o CEO da EA Games, Andrew Wilson, explicou que o lançamento não ocorrerá antes de outubro de 2020, quando termina o atual ano fiscal da empresa. A partir dessa informação, muitos fãs esperam que o título seja disponibilizado nos últimos meses do ano como uma espécie de presente de Natal.

Apex Legends ganhará uma versão completamente remodelada para celulares — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

8. Castlevania: Grimoire of Souls

Castlevania: Grimoire of Souls é um game de ação para celulares de uma das franquias mais famosas dos videogames. O game foi lançado pela Konami em setembro de 2019 em poucos países, ficando disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A expectativa é de que o título chegue oficialmente às lojas de apps no Brasil ainda em 2020.

O jogo tem como protagonista o personagem Genya Arikado e se passa muitos anos após a morte de Conde Drácula. Além do tradicional modo história com mecânicas de RPG e plataforma em cenário 2D, Castlevania: Grimoire of Souls terá modos online cooperativo e PvP.

Castlevania: Grimoire of Souls possui sistemas de níveis e aquisição de habilidades — Foto: Divulgação/Konami

9. Disney Getaway Blast

Disney Getaway Blast é um game que está sendo desenvolvido pela Gameloft para celulares Android e iPhone (iOS). Com um estilo infantil, o jogo terá vários puzzles diferentes para serem resolvidos. Entre os modos de jogo, o popular tile matching está garantido, seguindo a mesma mecânica de títulos como Candy Crush, por exemplo.

Um atrativo do game é a possibilidade de jogar com personagens como Buzz Lightyear, Stich, Elsa, Aladdin, Simba, Pato Donalds, Mickey, Bela, Pluto, Violeta (Os Incríveis) e muitos outros. Atualmente, o título está em fase de pré-registro na Play Store. A produção ainda não tem data oficial de lançamento, mas já está confirmado no Brasil: por aqui, o game chegará com o nome de “Disney: Desafio na Ilha”, e já está listado na loja de apps do Google.

Disney Getaway Blast tem um apelo infantil — Foto: Divulgação/Gameloft

10. Marvel Realm of Champions

Marvel Realm of Champions é um game mobile de estratégia que está sendo desenvolvido pela Kabam, empresa canadense de videogames. A produção foi anunciada em outubro de 2019, durante a New York Comic Con. O título se baseará em um arco de histórias da Marvel nos quadrinhos chamado “Guerras Secretas”. O game será lançado em 2020 para celulares Android e iPhone (iOS).

O jogo mobile terá versões alternativas de heróis como Hulk, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Homem de Ferro e Thor. Com mecânicas de RPG, o jogador precisará escolher grupos de aliados para vencer uma guerra de dominação.

Quais são os melhores jogos Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo