Jogos de Esporte

Por André Magalhães, para o TechTudo


FIFA 20 é a versão mais recente do famoso simulador de futebol da EA Sports, disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. O jogo recebeu algumas melhorias na jogabilidade, especialmente em dribles e na questão das disputas físicas, trazendo mais realismo para as partidas. Para conquistar cada vez mais vitórias, é preciso estar atento e evitar alguns erros comuns entre os jogadores.

Na montagem do time e durante a partida, alguns comandos e estratégias não possuem um efeito positivo se usados com frequência. Portanto, existem práticas que você nunca deve fazer para conseguir sucesso no Ultimate Team, Carreira, Pro Clubs e outros modos. Confira, abaixo, quais são.

Defensores alinhados ajudam a evitar gols — Foto: Reprodução/André Magalhães Defensores alinhados ajudam a evitar gols — Foto: Reprodução/André Magalhães

Defensores alinhados ajudam a evitar gols — Foto: Reprodução/André Magalhães

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desfazer a linha de defesa

Sem a bola, um dos aspectos mais importantes da defesa é o posicionamento. Quando o adversário ainda não chegou na área e está construindo uma jogada, é recomendado que se utilize os jogadores de meio-campo para tentar recuperar a bola. Seja uma linha com três, quatro ou cinco jogadores, avançar um jogador para fora da posição pode deixar a defesa exposta para passes longos e atletas velozes.

No caso de contra-ataques, quando não é possível deslocar os jogadores do meio-campo e é necessário usar os defensores, o importante é controlar quem está mais próximo da bola. Deslocar um jogador distante pode dificultar ainda mais.

2. Abusar de cruzamentos

Levantar a bola na área em FIFA 20 nem sempre é a melhor opção — Foto: Reprodução/André Magalhães Levantar a bola na área em FIFA 20 nem sempre é a melhor opção — Foto: Reprodução/André Magalhães

Levantar a bola na área em FIFA 20 nem sempre é a melhor opção — Foto: Reprodução/André Magalhães

Para quem gosta de jogar com atacantes altos, os cruzamentos podem ser muito atraentes. Afinal, o jogador pode vencer uma disputa pelo alto contra um zagueiro. No entanto, fazer cruzamentos em excesso pode deixar o adversário preparado para impedir esse tipo de jogada. Além disso, há a possibilidade de não conseguir direcionar o cabeceio para o gol.

O essencial, nesse caso, é saber a hora certa de levantar a bola na área. Evite fazer isso quando os zagueiros estiverem bem posicionados e só possuir um atacante para vencer a disputa. As jogadas pelas laterais mais eficazes são aqueles que pegam a defesa de surpresa. Uma alternativa são as bolas rasteiras, que podem ser feitas ao apertar três vezes seguidas o botão de cruzamentos (O, no PS4, e B, no Xbox One).

3. Não possuir variação tática

Procure sempre implementar novas táticas — Foto: Reprodução/André Magalhães Procure sempre implementar novas táticas — Foto: Reprodução/André Magalhães

Procure sempre implementar novas táticas — Foto: Reprodução/André Magalhães

As decisões tomadas antes do início de uma partida podem ser determinantes para o resultado final. Escolher a tática ideal, de acordo com as peças do elenco e o estilo de jogo de cada jogador, é um passo crucial para ter um bom desempenho em FIFA 20. Apostar sempre na mesma escalação ou formação pode deixar o time mais previsível no ataque e na defesa.

A dica é ajustar a tática conforme o time. Mesmo tendo uma formação preferida, ela pode não funcionar dependendo do elenco. Para isso, vale a pena conferir os atributos dos jogadores. Em um esquema com jogadores abertos, certifique-se que os pontas possuem boas notas de velocidade e drible. Se a opção for povoar o meio-campo, confira as notas de passe e defesa.

4. Errar o timing dos desarmes

Uma tentativa errada de desarme pode colocar o time em risco — Foto: Reprodução/André Magalhães Uma tentativa errada de desarme pode colocar o time em risco — Foto: Reprodução/André Magalhães

Uma tentativa errada de desarme pode colocar o time em risco — Foto: Reprodução/André Magalhães

Como já mencionado anteriormente, uma movimentação errada na defesa pode deixar seu time vulnerável para sofrer gols. Isso passa pelo posicionamento e, também, pelas oportunidades de desarme. Jogadores mais novos podem ter dificuldades para executar os comandos no tempo certo, para roubar a bola do adversário sem cometer uma falta ou sofrer um drible.

A dica é evitar a agressividade nos desarmes a todo momento. Durante uma construção de jogada, a opção é tentar antecipar as decisões do oponente e interceptar os passes. Para isso, é aconselhável utilizar o botão para cercar a marcação (L2, no PS4, e LT, no Xbox One).

5. Finalizar com a perna ruim

Antoine Griezmann é um bom finalizador, mas pode não ter a mesma precisão com a perna direita — Foto: Reprodução/André Magalhães Antoine Griezmann é um bom finalizador, mas pode não ter a mesma precisão com a perna direita — Foto: Reprodução/André Magalhães

Antoine Griezmann é um bom finalizador, mas pode não ter a mesma precisão com a perna direita — Foto: Reprodução/André Magalhães

A mecânica de finalização em FIFA 20 leva em consideração se o chute está sendo feito com a perna dominante. Jogadores canhotos terão um aproveitamento melhor com chutes com a perna esquerda, e o mesmo se aplica aos destros. Existe um atributo chamado de “Perna Ruim”, que atribui de uma a cinco estrelas a capacidade do atleta de fazer uma boa finalização com o pé não-dominante.

Dessa forma, indivíduos que possuem boa finalização não necessariamente vão conseguir acertar um chute tão forte e preciso com os dois pés. É o caso do francês Antoine Griezmann, do Barcelona, que possui atributo 86 em Finalização, mas apenas três estrelas de Perna Ruim.

Testamos o FIFA 20: saiba tudo sobre o game da EA

Testamos o FIFA 20: saiba tudo sobre o game da EA

FIFA ou PES: qual é o melhor jogo de futebol? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo