Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Jogos competitivos como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Fortnite e PlayerUnknown's Battleground (PUBG) também têm bugs. As falhas podem prejudicar a experiência de quem está jogando e, quando elas acontecem em torneios, podem atrapalhar jogadas ou, no mínimo, provocar risadas entre espectadores e narradores. Confira, a seguir, alguns bugs engraçados que já aconteceram em partidas competitivas.

Nem grandes competições escaparam dos bugs; veja alguns exemplos — Foto: Reprodução/ESL Nem grandes competições escaparam dos bugs; veja alguns exemplos — Foto: Reprodução/ESL

Nem grandes competições escaparam dos bugs; veja alguns exemplos — Foto: Reprodução/ESL

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

CS:GO: C4 presa no chão

No CS:GO, caso esteja jogando como Terrorista, seu principal objetivo é plantar a C4 e impedir que os Contra-Terroristas a desarmem. No entanto, existe um bug que deixa o item literalmente preso no chão, e nenhum jogador consegue tirá-la de lá, sendo necessário recomeçar a partida. O bug já aconteceu em alguns torneios importantes, obrigando o remake do round em questão.

O caso mais recente aconteceu na qualificatória europeia para a IEM Katowice 2020, em partida entre FaZe Clan, equipe do brasileiro Marcelo "coldzera" David, e a ARCY. O confronto era na Nuke e estava 15-14 para a FaZe, sendo esse o Match Point. No entanto, a C4 da equipe de coldzera acabou ficando presa no chão, levando a uma cena hilária dos jogadores tentando pegá-la de qualquer forma.

C4 presa no chão na partida entre FaZe Clan e ARCY por conta de um bug — Foto: Reprodução/ESL C4 presa no chão na partida entre FaZe Clan e ARCY por conta de um bug — Foto: Reprodução/ESL

C4 presa no chão na partida entre FaZe Clan e ARCY por conta de um bug — Foto: Reprodução/ESL

LoL: Gragas impossibilitado de usar habilidades

No Mundial de LoL de 2015, ocorreu um bug bastante peculiar durante partida entre Fnatic e Edward Gaming. Aos 20 minutos de partida, o Caçador Kim "Reignover" Yeu-jin, da Fnatic, jogando com seu Gragas, optou por começar o Dragão utilizando da habilidade "Jogar Barril", basicamente jogando um barril em direção ao covil – como o nome indica.

No entanto, o lançamento foi em um pixel específico que fez com que o item ficasse preso eternamente no interior da parede. Por conta disso, Reignover ficou impossibilitado de usar da habilidade novamente, e a partida precisou ser reiniciada. O bug também obrigou a Riot Games a desabilitar o campeão no torneio.

Momento em que o barril do Gragas de Reignover ficou preso na parade do covil — Foto: Reprodução/Riot Games Momento em que o barril do Gragas de Reignover ficou preso na parade do covil — Foto: Reprodução/Riot Games

Momento em que o barril do Gragas de Reignover ficou preso na parade do covil — Foto: Reprodução/Riot Games

Fortnite: jogadores flutuando pelo mapa

Um bug deixou jogadores e espectadores boquiabertos durante o Fortnite Summer Skirmish, em setembro de 2018. A partida no Battle Royale da Epic Games ocorria normalmente quando, sem razões aparentes, todos os jogadores sobreviventes começaram a voar pelo mapa. Dada a aleatoriedade do ocorrido, a reação no geral foi de muita risada entre os competidores e todos aqueles que acompanhavam o confronto. Com isso, a desenvolvedora foi obrigada a desativar os campos de anti-gravidade durante a competição, visto que essa era a causa do problema.

Bug fez jogadores voarem pelo mapa durante as finais do Summer Skirmish no PAX West 2018 — Foto: Reprodução/Twitch (Fortnite) Bug fez jogadores voarem pelo mapa durante as finais do Summer Skirmish no PAX West 2018 — Foto: Reprodução/Twitch (Fortnite)

Bug fez jogadores voarem pelo mapa durante as finais do Summer Skirmish no PAX West 2018 — Foto: Reprodução/Twitch (Fortnite)

PUBG: carro voador

Um bug quase custou a vaga nas finais do PUBG Global Championship 2019. Em uma rotação normal feita pelo time Rumblers, dos Estados Unidos, um jogador chamado Alex "CherryPoppins" Penner estava no controle de um carro e pilotando em direção a uma construção para buscar itens. No entanto, CherryPoppins colidiu no prédio e seu carro simplesmente decolou, voou por alguns metros e explodiu no chão. O jogador foi lançado para fora do carro, sofreu muito dano na queda e acabou morto por um dos times adversários.

Se a cena foi engraçada para alguns, a Rumblers passou sufoco no restante da partida. Com um jogador a menos, a equipe teve que se virar para garantir sua vaga na última fase da competição. Mesmo assim, o ocorrido com o carro de CherryPoppins acabou sendo um momento peculiar e engraçado do confronto.

Carro de CherryPoppins, canto superior esquerdo da foto, decolou devido a um bug e explodiu no chão — Foto: Reprodução/playBATTLEGROUNDS Carro de CherryPoppins, canto superior esquerdo da foto, decolou devido a um bug e explodiu no chão — Foto: Reprodução/playBATTLEGROUNDS

Carro de CherryPoppins, canto superior esquerdo da foto, decolou devido a um bug e explodiu no chão — Foto: Reprodução/playBATTLEGROUNDS

Qual a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo