Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram Web facilita o uso de quem acessa a rede social pelo computador, mas algumas funcionalidades importantes que existem no celular ainda não podem ser realizadas pelo PC. A versão para navegador não permite, por exemplo, publicar fotos e vídeos no perfil, principal função da plataforma. Também não é possível enviar mensagens pelo Direct de forma nativa — apesar de, recentemente, pesquisadores terem descoberto testes para a inclusão da ferramenta, o chat ainda não existe de forma oficial.

Os Stories também estão em desvantagem na Internet. Não é possível comentar ou reagir às publicações dos amigos, nem silenciar as histórias de pessoas indesejadas, recursos que existem há bastante tempo no celular. Confira, a seguir, uma lista com seis funções do app do Instagram que ainda não estão disponíveis na versão web da rede social.

Instagram Web: saiba tudo que você pode fazer na versão para navegadores — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Publicar fotos

A principal rede social de fotos do mundo não permite publicar fotos, vídeos ou Stories pelo computador. O recurso de publicação só está disponível no Instagram para celular Android e iPhone (iOS). Pelo PC, os usuários só conseguem visualizar as imagens dos amigos no feed.

Para driblar essa falta da função nativa, alguns usuários recorrem a um truque envolvendo a ferramenta de desenvolvedor do Google Chrome, que simula o layout do celular diretamente no navegador, permitindo que o usuário publique fotos armazenadas no seu PC. O macete também funciona para publicar Stories.

2. Enviar Directs

Oficialmente, também não é possível acessar as conversas do Direct do Instagram pelo computador. O chat não está disponível na versão para PC e deixa a rede social sem um dos seus principais recursos de interação. Entretanto, o Instagram começou a liberar a função de mensagens privadas em fase de testes para alguns usuários, permitindo conversar, visualizar um contador de janelas não lidas, compartilhar fotos do computador e receber alertas. Ainda não há a confirmação de quando o Direct chegará definitivamente para todos os usuários.

Testes do Instagram começam a liberar mensagens diretas na versão web — Foto: Divulgação/Instagram

Por enquanto, só é possível acessar o Direct através de um aplicativo do Instagram para Windows 10 ou recorrendo ao mesmo truque que simula o layout da rede social no Google Chrome.

3. Comentar ou reagir aos Stories dos amigos

O Instagram Web permite visualizar os Stories dos amigos, sejam eles fotos ou vídeos, mas não é possível reagir a um Story com emojis ou comentar as histórias dos amigos, como acontece no smartphone. A imagem é exibida em tela cheia, mas o único menu disponível permite ao usuário somente denunciar a publicação como imprópria.

Instagram só permite reagir a Stories com emojis pelo celular — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Na versão Web, também não é possível identificar quando um Story foi enviado por meio de uma lista de “Melhores Amigos”, pois no PC a plataforma não exibe a aura verde ao redor do avatar dos contatos — todos eles exibem a aura colorida.

4. Editar legendas de fotos

Caso o usuário queira editar uma legenda publicada por engano em uma foto ou corrigir um erro de digitação, terá que recorrer ao celular. O Instagram Web não permite fazer alterações nas fotos depois de publicadas. Isso significa que não é possível editar legendas, marcar amigos ou alterar a tag de localização pelo PC.

5. Compartilhar fotos por Direct

Instagram só permite compartilhar fotos pelo Direct através do app para celular — Foto: Gabrielle Lancellotti

O tradicional aviãozinho que simboliza o ícone de compartilhamento até é exibido logo abaixo de todas as publicações na versão Web, mas ele não permite enviar o post para os amigos via Direct. Pelo computador, só é possível compartilhar as imagens para outras redes sociais, como Facebook e Twitter, por e-mail ou ainda copiar a URL para a área de transferência.

6. Silenciar Stories indesejados

Instagram Stories só podem ser silenciados pelo celular — Foto: Divulgação/Instagram

Além de não poder interagir com os Stories, o usuário também não pode silenciar as histórias de amigos indesejados. O Instagram não permite esconder as publicações, seja por meio do próprio Story ou pelo perfil do contato, como acontece no celular. Isso significa que é preciso ignorar a pessoa e pular seus posts manualmente. Dos males, o menor: os Stories silenciados anteriormente pelo celular continuam não sendo exibidos no PC.

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo