Jogos de aventura

Por Adriano Sarafim, para o TechTudo


O ouriço Sonic the Hedgehog é uma das figuras mais conhecidas e carismáticas dos games. Criado em 1991 pela SEGA, o jogo colocava o personagem azul e com sapatos de corrida vermelho para enfrentar o vilão Robotinic (Dr. Eggman) e se tornou um grande sucesso. A popular franquia ganhou diversas sequências ao longo dos anos e mudou o visual do protagonista com o surgimento de novos consoles até a atual geração comandada por PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. Na lista a seguir, o TechTudo reuniu a evolução gráfica de Sonic, desde o primeiro Sonic The Hedgehog, de 1991, até o Sonic Forces, de 2017.

Sonic the Hedgehog: confira a evolução dos gráficos da popular franquia — Foto: Divulgação/SEGA

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Sonic The Hedgehog (1991)

O primeiro jogo da franquia da Sega contava com gráficos em 8-bit e acabou se tornando o carro-chefe do console Mega Drive, também conhecido como SEGA Genesis. O ouriço possuía olhos pretos e uma barriguinha bem saliente, visual que foi sendo alterado com o tempo. Os jogadores precisavam passar por fases cheias de inimigos, além de coletar anéis de ouro para ganhar uma vida extra.

O primeiro game da franquia é um verdadeiro clássico dos jogos — Foto: Reprodução/Steam

2. Sonic Adventure (1998)

Com a chegada do Dreamcast, a SEGA não pensou duas vezes em lançar o primeiro jogo 3D da franquia Sonic para o seu novo console. O jogo deixou o estilo plataforma de lado, mas acabou não sendo nada atrativo. Apesar disso, trouxe mudanças para o visual do velocista, que passou a ter uma aparência mais magra e olhos verdes. O Sonic Adventure era compatível com Dreamcast, Nintendo GameCube, PlayStation 3 e Xbox 360.

O ouriço deixou de ser barrigudo na sua estreia em 3D — Foto: Reprodução/HumbleBundle

3. Sonic Heroes (2003)

Primeiro título da franquia a ser lançado para diversas plataformas simultaneamente, Sonic Heroes contou com gráficos renovados em sua estreia na era do PlayStation 2 e Xbox. Os jogadores controlavam o ouriço azul, além de Knuckles, Tails, Shadow e outros personagens da série. O game estava disponível para Xbox, PS2, Nintendo GameCube e PC (Windows).

Sonic Heroes foi o primeiro jogo multiplataforma da franquia — Foto: Reprodução/Gamebug

4. Sonic The Hedgehog (2006)

A franquia chegou na geração seguinte (PlayStation 3 e Xbox 360) para tentar recuperar as glórias do passado. Porém, Sonic The Hedgehog recebeu diversas críticas por conta de sua jogabilidade cheia de problemas. Visualmente, o ouriço aparentava ter crescido um pouco mais, além de contar com pernas um pouco mais longas e um olhar bem desafiador.

O personagem ganhou um aspecto mais invocado em 2006 — Foto: Divulgação/SEGA

5. Sonic Forces (2017)

O game Sonic Forces trouxe o ouriço e diversas versões para os gráficos da atual geração de consoles, com cópias para PS4, Xbox One e Nintendo Switch. No título, os jogadores podem controlar a versão atual do personagem, como também a figura que possui o visual mais barrigudinho e de olhos escuros, que remete aos seus anos dourados.

Os fãs puderam notar melhor a diferença entre o Sonic clássico e atual — Foto: Divulgação/SEGA

Quais os melhores jogos de Sonic the Hedgehog? Comente no Fórum do TechTudo

Sonic Mania - Review

Sonic Mania - Review

Mais do TechTudo