Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Os aplicativos espiões conhecidos como stalkerwares foram assunto da matéria mais lida da editoria de Apps do TechTudo no mês de dezembro de 2019. Um estudo revelou que as tentativas de espionagem pelo celular aumentaram mais de 200% no Brasil, no último ano, e mostrou como identificar uma invasão no smartphone e se proteger desses ataques. Outro tema que repercutiu foi a possibilidade de consultar o Score do CPF gratuitamente por meio do celular, para saber se o usuário possui perfil de bom pagador no mercado.

Entre outros destaques, estão cinco maneiras diferentes de criar emojis parecidos com o rosto do usuário, uma lista com ações proibidas no Nubank, dicas para fazer investimentos e aplicar dinheiro pelo celular e o aplicativo para cuidar da saúde mental que foi eleito pelo Google como o melhor de 2019 para Android. Confira, na lista a seguir, as dez matérias mais lidas na editoria de Apps do TechTudo em dezembro.

O que é stalkerware? 'App espião' de parceiros gera polêmica — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aplicativos espiões crescem no Brasil

A matéria mais lida do mês mostrou que o uso de stalkerwares, aplicativos capazes de espionar os celulares de terceiros e rastrear informações como a localização do aparelho, conversas e mensagens, aumentou em 228% no Brasil, no último ano.

Um estudo feito pela Kaspersky, alertou que, somente em julho do ano passado, mais de 130 mil pessoas foram vítimas de sete aplicativos do gênero, que podem ser usados por parentes controladores ou parceiros amorosos ciumentos. A matéria explicou detalhadamente como funcionam os aplicativos e deu dicas para evitar a instalação desses softwares.

2. Consulta ao CPF de graça pelo celular

Boa Vista Consumidor Positivo permite consultar CPF grátis pelo celular — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Este tutorial ensinou como usar o aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, que permite consultar o CPF de graça pelo celular. Por meio da ferramenta, o usuário poderá saber se tem perfil de bom pagador no mercado e o seu Score atual, pontuação usada por instituições financeiras para avaliar a liberação de crédito. O app também revela se existem débitos em aberto e oferece dicas de finanças para melhorar a posição financeira do consumidor.

3. Emojis personalizados

O Apple Memoji permite a criação de um avatar para mostrar sua personalidade e humor — Foto: Reprodução/Apple

Essa lista reuniu cinco formas diferentes de fazer emojis parecidos com o rosto do usuário. As carinhas personalizadas podem ser usadas em conversas do WhatsApp e outras redes sociais para deixar os chats mais divertidos. Entre as opções, estão o Memoji, do iPhone, o AR Emojis, da Samsung, o Bitmoji, do Snapchat, e outras opções liberadas para iOS e Android.

4. O que não se pode fazer no Nubank

Nubank tem lista de ações proibidas no aplicativo — Foto: Divulgação/Nubank

O Nubank possui uma série de regras que precisam ser cumpridas para evitar problemas de funcionamento nos serviços bancários do aplicativo. Entre as ações proibidas pelo banco digital, está a de pagar a fatura com um serviço de carteira virtual, prática que se tornou comum entre alguns usuários brasileiros para postergar a dívida e que pode culminar em um prejuízo ainda maior. O banco também não permite usar o serviço em jogos de azar, ignorar normas sobre o mercado de câmbio, entre outras determinações.

5. Patinetes elétricas com assinatura mensal

Grin ganha plano com assinatura mensal — Foto: Divulgação/Grin

Em dezembro, a Grin lançou o Prime, programa de fidelidade que garante valores promocionais no aluguel de patinetes elétricas e bicicletas por meio de uma assinatura mensal. Com um valor de R$ 15 por mês, os assinantes passam a ser cobrados apenas pelos minutos usados com o equipamento, ficando isentos da taxa de desbloqueio cobrada a cada viagem. A assinatura é feita por meio do próprio aplicativo, e tem o primeiro mês grátis.

6. Produtos chineses baratos

Aplicativo de compras: como usar o Banggood para encontrar ofertas — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Este tutorial ensinou como usar o Banggood, aplicativo de compras de produtos chineses com entrega para o Brasil. A plataforma vende eletrônicos, roupas, sapatos, brinquedos, entre muitos outros itens, e o pagamento é feito por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Assim como em outros serviços internacionais do gênero, como Wish e AliExpress, o tempo de entrega é extenso, podendo chegar a meses de espera.

7. Rede social para sexo casual

Aprenda a se cadastrar e usar o Down — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

O aplicativo Down, anteriormente chamado de Bang With Friends, é uma rede social voltada para o encontro de parceiros para encontros românticos e sexo casual, sem compromisso. Com uma mecânica parecida com a do Tinder, o app encontra pessoas próximas à região do usuário para formar os casais. Nos perfis dos pretendentes, é possível ver fotos detalhadas antes de formar o "match".

8. Como investir pelo celular

Tesouro Direto é um dos aplicativos que permitem fazer investimentos pelo celular — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Essa matéria reuniu seis aplicativos grátis para fazer investimentos financeiros pelo celular. Pelas ferramentas, é possível aplicar dinheiro em renda fixa ou variável de forma fácil, podendo acompanhar os rendimentos e receber dicas na hora de investir. A lista traz apps como o Tesouro Direto, BTG Pactual e XP Investimentos, mostrando seus pontos positivos e negativos.

9. Nubank criticado por ação em atualização

O Nubank liberou uma atualização para iPhone e utilizou a seção de explicações técnicas sobre as melhorias do upgrade da App Store para fazer uma brincadeira que dividiu opiniões. O banco revelou as mudanças usando o "miguxês": "O qUe dIzEr dExTa AtuUuAliZaÇaUm do aPPi qUI mAl cOnhEÇu e Já cOnsIDerO PaKaaAs?!/?!11".

Na Internet, a ação foi criticada por poder prejudicar pessoas disléxicas ou cegos que utilizam leitores de tela. Em posicionamento oficial, o banco disse que sempre utiliza um tom descontraído nos pontos de contato com os clientes.

10. O melhor aplicativo do ano para Android

Cíngulo ajuda a melhorar ansiedade e insegurança — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O Cíngulo é um aplicativo que promove uma "terapia guiada" de autoconhecimento, fornecendo vídeos, áudios tranquilizantes e textos motivacionais para aliviar o estresse, ansiedade e insegurança. O app foi eleito pelo Google como o melhor app de 2019 para Android. Este tutorial ensinou como usar as principais funções do serviço para cuidar da saúde mental usando o celular.

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os aplicativos vencedores

Melhores do Ano TechTudo 2019: conheça os aplicativos vencedores

Golpe do 'treme treme' no Uber: como denunciar? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo