Mapas e localização

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Waze é um aplicativo de navegação GPS que auxilia motoristas a chegarem em seus destinos. O serviço está disponível para Android e iPhone (iOS) e apresenta informações atualizadas sobre condições do trânsito, acidentes, blitz policiais, bloqueios de vias e condições climáticas, segundo a interação em tempo real de usuários. Algumas perguntas sobre o app podem surgir durante o uso, como Waze funciona offline? O que são os símbolos no mapa do Waze? Tire suas dúvidas a seguir com cinco perguntas e respostas sobre o Waze.

Waze funciona offline? 5 perguntas e respostas sobre o aplicativo de GPS

Waze funciona offline? 5 perguntas e respostas sobre o aplicativo de GPS

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Waze funciona offline?

Para utilizar todas as funções do Waze é necessário estar conectado à Internet, já que as informações do trânsito são modificadas em tempo real e a conexão garante um mapa atualizado. Apesar disso, é possível salvar rotas caso esteja sem dados móveis por meio de um truque no app. Mas, nesse caso, é necessário buscar o destino em um local onde o celular ainda esteja conectado à Internet, e a rota será salva no aplicativo apenas depois que o Waze carregar o trajeto.

Usando o Waze offline — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

2. O que significa Waze?

A empresa, de origem israelenese, foi criada a partir do projeto FreeMap Israel, que buscava construir um banco de dados digital gratuito com ajuda quase total da comunidade do seu idealizador. O criador do FreeMap Israel se juntou a mais dois colegas e, em 2008, o Waze surgiu com o nome LinQmap, mas logo ocorreu a mudança para o título atual.

O termo Waze é derivado da palavra do idioma inglês “ways”, que significa caminhos. O vocábulo traz a ideia dos “diversos caminhos” que se tem de chegar ao destino desejado. Em 2013, a empresa foi comprada pelo Google e, desde então, a companhia possui os direitos do Waze.

3. Como o Waze ganha dinheiro?

O Waze Ads é a fonte principal de receita do aplicativo de GPS. O serviço é responsável pela exibição de publicidade de locais e empresas durante o trajeto de usuários. Restaurantes, mercearias e cafeterias exibem seus anúncios e oferecem descontos aos motoristas baseados na sua localização.

A publicidade está disponível no app de três maneiras: “branded pins” (pinos localizados no mapa de navegação), quadro de avisos digital (que aparece quando o motorista está parado) e a inclusão de resultados promovidos na pesquisa dentro do app.

4. Waze avisa radar e/ou mostra blitz?

O Waze é um aplicativo colaborativo e, assim, os próprios usuários sinalizam os locais onde os radares e blitz estão localizados. Para fazer isso, é só tocar em "Alertar" e selecionar a opção "radar" para escolher o tipo de radar no local.

Seja um colaborador e acione um alertar no Waze — Foto: Marcela Franco/ Techtudo

5. Como entender os símbolos do Waze?

O aplicativo possui vários símbolos nos mapas. Entre os pins estão: perigo (sinal de exclamação), bate-papo (representado por balões verdes), blitz (ícone de policial), entre outros. O Waze ainda permite que os usuários compartilhem seu humor com outros motoristas em determinadas partes do trajeto. As opções de humor vão desde frustração até sonolência.

Nas fotos, os ícones estão sinalizando radares e obras nos mapas do Waze — Foto: Marcela Franco/ Techtudo

Via Waze (1 e 2), Google (1 e 2), Rewind and Capture, BStrategyHub e 4HundredMaze

Waze com voz do Lula? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como usar GPS do celular sem Internet: conheça apps offline

Como usar GPS do celular sem Internet: conheça apps offline

Mais do TechTudo