Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A matéria sobre WhatsApp mais lida no mês de dezembro no TechTudo mostrou que o mensageiro corrigiu uma falha que atingia todos os membros de grupos, fazendo com que tivessem que perder as conversas e mídias do chat para fazer com que o app parasse de travar. Outro assunto de destaque foi o grande número de contas clonadas no Brasil. Estima-se que 23 pessoas podem ter o WhatsApp clonado todos os dias no país, e uma matéria mostrou como se proteger.

Entre outros temas do ranking mensal, estão testes de novas funções descobertos na versão Beta do software, as polêmicas que envolveram o app em 2019 e a presença do mensageiro na lista de dez aplicativos mais baixados da década no mundo. Confira, a seguir, as dez matérias sobre WhatsApp mais lidas no TechTudo no mês de dezembro.

WhatsApp foi assunto de polêmicas em 2019; veja lista — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Correção em falhas nos grupos

Em dezembro, o WhatsApp corrigiu uma falha que travava o aplicativo de todos os integrantes de um grupo. O bug alterava o número de telefone de um dos participantes e causava o congelamento de todos os integrantes do chat. Para solucionar o travamento, os usuários teriam que apagar a conversa do grupo, o que resultaria na perda de todas as mensagens e mídias compartilhadas entre os membros. A falha foi consertada com uma atualização do mensageiro, disponibilizada para Android e iPhone (iOS).

2. Os perigos do WhatsApp clonado

Mensagens enviadas pelos criminosos para tentar roubar o código de autenticação do usuário — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Essa matéria mostrou como os criminosos agem para conseguir clonar uma conta do WhatsApp e os perigos de ter suas informações e conversas nas mãos dos bandidos. O texto também ensina como identificar que o seu perfil no mensageiro foi hackeado, como se proteger de possíveis invasões e como recuperar a conta em caso de ataques.

3. Entre os mais baixados da década

O WhatsApp apareceu na lista dos dez aplicativos mais baixados da década em todo o mundo, em celulares Android e iPhone. O estudo foi divulgado no dia 16 de dezembro e mostrou que todos os apps comandados pelo conglomerado empresarial de Mark Zuckerberg (Facebook, Messenger, Instagram e o próprio WhatsApp) garantiram posições no ranking. O estudo levou em consideração os downloads realizados entre 2010 e novembro de 2019

4. Mensagens autodestrutivas nos grupos

No fim de dezembro, a versão Beta do WhatsApp iniciou novos testes de uma função que permite apagar mensagens automaticamente após determinado período de tempo. As mensagens "autodestrutivas" se assemelham ao "chat secreto" do "rival" Telegram, e permitem manter uma conversa privada e ajudar na limpeza da memória das conversas em grupo, que acumulam muitas mensagens e mídias. Os textos poderiam desaparecer após cada hora, dia, semana, mês ou ano.

5. Bug liberou o Modo Escuro

WhatsApp Beta ganha tela de abertura em modo escuro com marca do Facebook — Foto: Paulo Alves/TechTudo

O aguardado Modo Escuro do WhatsApp apareceu no aplicativo de alguns usuários da versão Beta em forma de bug. A falha deixava o mensageiro em tons escuros durante a exibição de um vídeo do YouTube em PiP nos celulares com Android 10. Oficialmente, o dark mode está em fase de testes no WhatsApp, mas não há previsão de lançamento definitivo na plataforma — veja as funções mais aguardadas do app em 2020.

6. "WhatsApp from Facebook"

Rótulo "WhatsApp from Facebook" começa a surgir na tela ao abrir o aplicativo pela primeira vez — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Os aplicativos pertencentes ao Facebook passaram a exibir uma mensagem que deixa claro para usuário quais produtos a empresa possui. Essa mudança fez com que o WhatsApp passasse a exibir o texto "from Facebook" no momento da inicialização e na página de ajustes de conta, deixando alguns usuários confusos, segundo registros no Twitter e no Google Trends.

7. Figurinhas do Flamengo

Figurinhas do Flamengo para WhatsApp: veja apps com emojis — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

A participação do Flamengo na final do Mundial de Clubes da Fifa, no último dia 20, incentivou o uso de stickers do time no WhatsApp. Essa lista reuniu cinco aplicativos com pacotes de figurinhas grátis relacionadas ao clube, liberando ícones de escudos, bandeiras, mascote, frases de incentivo, cantos da torcida, jogadores famosos, como Gabigol, o técnico Jorge Jesus e zoações com os times rivais.

8. WhatsApp Business quer evitar mensagens em massa

Uma nova regra do WhatsApp Business, colocada em prática no dia 7 de dezembro, determinou que empresas que enviarem mensagens automatizadas em massa para usuários pela plataforma serão processadas judicialmente. A medida quer evitar que as lojas realizem publicidade de forma indevida pelo mensageiro. Segundo o WhatsApp, seus sistemas de inteligência artificial já baniram milhões de usuários que quebraram as regras do serviço.

9. Dez polêmicas do WhatsApp no ano

Essa lista reuniu dez situações polêmicas que envolveram o WhatsApp em 2019. As notícias mostraram assuntos relacionados ao banimento de usuários sem idade mínima ou que usam APKs não oficiais, falhas de segurança com spyware e o fim do funcionamento do mensageiro em celulares antigos. Outros temas menos impactantes também chamaram a atenção, como a grafia da palavra "online" na versão web e a mudança de nome para "WhatsApp from Facebook".

10. Golpe no Natal

Golpe disseminado no WhatsApp promete panetones Bauducco de graça em falsa promoção — Foto: Reprodução/PSafe

Um golpe circulou no WhatsApp mês de dezembro prometendo a entrega de panetones Bauducco de graça. Até a data da publicação, mais de 32 mil pessoas foram afetadas por links maliciosos disfarçados de uma promoção falsa. Para disseminar a fraude, as vítimas eram induzidas a compartilhar a mensagem com outros contatos, com o objetivo de ganhar o falso brinde. A Bauducco alertou que a promoção era falsa e orientou os usuários a não acessarem o link.

Como apagar figurinhas favoritas do WhatAapp

Como apagar figurinhas favoritas do WhatAapp

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo