Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Embora esteja entre os aplicativos mais populares da década 2010-2019, o WhatsApp tem uma série de defeitos e recursos que desagradam usuários. Algumas funções nativas do mensageiro falham em proteger a privacidade dos usuários, que logo reclamam nas redes sociais. É o caso do recurso que, mesmo com a confirmação de leitura desativada, indica se o áudio foi ouvido.

Muitos usuários do WhatsApp também sonham com o dia em que será possível desativar o aviso de online, para poder usar o mensageiro escondido. Há, ainda, recursos que dividem opiniões: o autoplay de áudios em sequência, por exemplo, é elogiado por uns e abominado por outros. Na lista a seguir, confira sete funções odiadas do WhatsApp.

Lista traz sete funções odiadas do WhatsApp — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Uso de número telefônico para cadastro

Todas as contas do WhatsApp são associadas a um número de telefone, o que é perfeitamente comum em aplicativos de mensagens. Acontece que a inserção de um número telefônico é a única forma de identificação no mensageiro, e o WhatsApp não permite criar uma conta apenas com nome de usuário e senha.

Além de ser prejudicial à privacidade, uma vez que facilita a clonagem a partir do código de verificação enviado por SMS, essa limitação pode causar transtornos em casos de roubo ou perda do chip. Há, ainda, o fato de que o usuário não tem controle sobre o nome atribuído a si próprio a partir do momento em que seu contato é salvo no WhatsApp de outra pessoa.

2. Adição a grupos sem permissão

Ser adicionado em grupos sem permissão está entre as coisas mais irritantes do WhatsApp — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Você acorda pela manhã com uma série de notificações no WhatsApp. Quando abre o aplicativo, vê que recebeu inúmeras mensagens — com fotos, inclusive — de bom dia em algum grupo do qual você já havia saído mais de uma vez. Situações assim são muito comuns, e é por isso que ser adicionado em grupos sem permissão é uma das coisas mais odiadas no WhatsApp.

O mensageiro, no entanto, disponibilizou em novembro de 2019 um recurso que permite definir quem pode adicioná-lo a uma conversa. Com a função, que está disponível para iPhone (iOS) e Android, é possível escolher entre três níveis de autorização: qualquer pessoa (padrão), apenas contatos e incluir exceções. Caso alguém sem permissão tente adicioná-lo a um grupo, o WhatsApp emite um convite para que o usuário possa decidir por conta própria se entra ou não na conversa coletiva.

3. Autoplay de áudios em sequência

Reprodução automática de áudios sequenciais irrita usuários do WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

A reprodução automática de áudios enviados em sequência é uma função que divide os usuários de WhatsApp. De um lado, estão os que acreditam que o recurso é útil e poupa tempo; do outro, aqueles que detestam o autoplay e gostariam de ter de volta a liberdade de controlar a reprodução. Como as mensagens são tocadas consecutivamente, muitas vezes o usuário não consegue interromper a reprodução do áudio seguinte quando não quer ou não pode ouvi-lo naquele momento.

4. Aviso de online que não pode ser desativado

WhatsApp mostra quando usuário está online — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O WhatsApp permite desativar o visto por último e a confirmação de leitura de mensagens, mas ocultar o aviso que mostra que o usuário está online ainda é um sonho distante de alguns. Enquanto o mensageiro não disponibiliza, de forma nativa, a opção de conversar e ler mensagens sem que outras pessoas saibam que você está ativo naquele momento, a solução é recorrer a aplicativos externos para usar o WhatsApp escondido.

5. Notificações

É possível remover notificações indesejadas do WhatsApp nas configurações do app — Foto: Paulo Alves/TechTudo

As notificações do WhatsApp podem ser bastante incômodas, principalmente quando você está com a tela do celular aberta em outros aplicativos. Imagine assistir a uma videoaula no YouTube, por exemplo, e ter a reprodução interrompida a todo momento por alertas de novas mensagens. Felizmente, é possível contornar esse problema ajustando as notificações do WhatsApp no iPhone e em celulares Android.

6. Lista de transmissão

Listas de transmissão permitem o envio de mensagens em massa e incomodam usuários — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

As listas de transmissão facilitam o envio de mensagens em massa e podem causar muita dor de cabeça nos usuários de WhatsApp. Útil para a organização de encontros entre amigos ou eventos sociais, o recurso é frequentemente utilizado para compartilhar correntes chatas e, por vezes, falsas, já que é possível alcançar até 256 pessoas por lista. O compartilhamento de fake news durante o período eleitoral de 2018 foi tão recorrente que levou ao banimento de milhares de contas durante no Brasil.

7. Aviso de áudio ouvido mesmo com confirmação de leitura desativada

A função de desativar a confirmação de leitura, que permite visualizar as mensagens sem que o remetente saiba, não se estende aos áudios do WhatsApp. Mesmo com o recurso habilitado, o aplicativo mostra que a pessoa ouviu o recado por meio de um check azul. Enquanto o mensageiro não corrige a falha, é possível driblar o erro com apps externos.

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

Como usar o Cleaner for WhatsApp para limpar arquivos do aplicativo

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo