Produtividade

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O Adobe Reader é o visualizador de arquivos PDF mais utilizado do mercado. O programa, no entanto, vai muito além das tradicionais funções de leitura e impressão e traz recursos que podem melhorar a produtividade no dia a dia do usuário.

Por exemplo, existe a possibilidade de grifar trechos com marca texto e otimizar a produção de fichamentos para a escola ou faculdade. Já quem precisa preencher um formulário pode recorrer a uma função nativa do software e dispensar a necessidade de impressão do documento. A seguir, confira seis coisas que você pode fazer no Adobe Reader e não sabia.

Adobe Reader: seis coisas que você pode fazer no leitor de PDF e não sabia — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: como traduzir PDF online sem instalar nada no PC

Como traduzir PDF online sem instalar nada

Como traduzir PDF online sem instalar nada

1. Grifar trechos com marca texto

Função "Realçar texto" ajuda a destacar trechos importantes do documento — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Essa função é especialmente útil para quem está lendo textos acadêmicos no computador e precisa destacar trechos importantes. O marca texto do Adobe Reader pode ser habilitado a partir da barra superior, clicando no ícone correspondente, ou do botão "Comentário", localizado no canto superior direito.

Com o recurso "realçar texto" ativado, basta pressionar e arrastar o cursor sobre o trecho que você quer destacar. O programa também permite fazer anotações nos PDFs com a função "notas autoadesivas", indicada por um balão de diálogo amarelo. Lembre-se de salvar o documento para preservar as alterações.

2. Preencher formulários com a função "Preencher e assinar"

Função "Preencher e assinar" otimiza o preenchimento de formulários — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Se, ao receber um formulário, você imprime o documento para preenchê-lo com caneta e escaneá-lo depois, saiba que está perdendo tempo e desperdiçando cartucho. Isso porque o Adobe Reader permite editar o PDF direto no programa, a partir da função "Preencher e Assinar", localizada no canto superior direito da tela.

Adobe Reader permite fazer assinatura digital em PDFs — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Para isso, é preciso clicar no botão correspondente ao recurso e selecionar a opção "Adicionar texto". Em seguida, basta posicionar o cursor no campo desejado e começar a escrever. É possível escolher o tipo e o tamanho da fonte. Se o documento exigir assinatura, clique no botão "Assinar" para fazer o upload de uma imagem com sua rubrica ou desenhá-la com o auxílio do mouse. Feito isso, basta arrastar a assinatura até o local correspondente.

3. Ler documentos em voz alta

Leitura em voz alta está entre os recursos de acessibilidade do Adobe Reader — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O Adobe Reader possui um recurso de acessibilidade que permite ler textos em voz alta. A função é especialmente útil para usuários portadores de deficiências visuais, que podem consumir os PDFs sem leitores de tela, mas também pode ajudar pessoas interessadas em otimizar a leitura de textos mais longos, por exemplo.

Ativar o recurso é simples: na barra de menu, basta seguir o caminho "Visualizar" > "Ler em voz alta" > "Ativar leitura em voz alta". Em seguida, o usuário deverá repetir os mesmos passos e informar se quer que o Adobe Reader leia todo o documento ou apenas a página selecionada.

4. Combinar arquivos em um só documento

Combine arquivos em um único PDF com o Adobe Reader — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Muitas pessoas procuram por serviços online capazes de combinar arquivos PDF quando, na verdade, é possível fazê-lo direto no próprio Adobe Reader. Para isso, basta clicar em "Criar", no menu superior, e selecionar "Combinar arquivos em um único PDF". Depois, tudo o que você precisa fazer é arrastar os documentos desejados para o local indicado e apertar o botão "Combinar".

5. Comprimir PDF

Função nativa do Adobe Reader permite comprimir PDFs — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Reduzir o tamanho de um arquivo em PDF pode ser útil para deixá-lo mais leve e enviá-lo por e-mail. Existem vários serviços online que realizam o procedimento, mas é possível comprimir documentos sem sair do Adobe Reader. O procedimento não poderia ser mais simples: ao salvar o PDF, escolha "Tamanho de PDF reduzido", dentro da opção "Salvar como outro".

6. Converter PDF para DOC

Converta PDFs para arquivos .DOC com o Adobe Reader — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Converter um documento PDF para um arquivo .DOC, extensão utilizada pelo Microsoft Word, é necessário quando o usuário deseja atualizar as informações do texto. No Adobe Reader, a conversão pode ser feita em poucos passos simples. Basta seguir o caminho "Arquivo" > "Salvar como outro" > "Microsoft Word" > "Documento do Word".

Via YouTube

O arquivo PDF não abre? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo