Por Bruna Telles, para o Techtudo


A franquia Mario também está nos esports. O encanador marca presença em campeonatos nos jogos do Super Smash Bros, cujo título mais recente é Smash Ultimate. Mas esta não é a única passagem de Mario pelo cenário competitivo. Games como Mario Kart 8 e Wii, Super Mario Maker 2, Mario Tennis Aces, Super Mario Kart e Super Mario 64 já tiveram ou têm torneios em andamento – alguns com milhares de participantes. Veja, a seguir, curiosidades sobre os jogos com o personagem no competitivo.

Super Mario Kart

Mesmo tanto tempo após o lançamento, Super Mario Kart ainda tem uma comunidade ativa de players — Foto: Divulgação/Nintendo

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Super Mario Kart foi lançado em 1992 e, desde 2002, o fórum Super Mario Championships tem promovido torneios anuais do clássico de Super Nintendo. Entre 2002 e 2007 aconteceu o campeonato francês e em 2008 o europeu. Desde 2009 o fórum promove o mundial de Super Mario Kart nos formatos Time Trial, Match Race, Battle Mode e GP150cc. O brasileiro Guilherme Arantes ficou em 13ª na classificação geral do Mundial em 2009.

Mario Kart 8 e Wii

Mario Kart 8 trouxe ainda mais disputas e diversão para os fãs da série — Foto: Divulgação/Nintendo

O fórum Mario Kart Boards promoveu em 2017 e 2018 um Mundial de Mario Kart 8, que na sua primeira edição teve Japão e EUA como finalistas. Além disso, o fórum promove dois torneios periódicos: a Wimmfi League, que está na Season 17, e a Elite League, que está na Season 4. Este ano, o Mario Kart Boards irá promover a primeira edição da Mario Kart Professional Series.

Super Mario Maker 2

O primeiro torneio oficial de Super Mario Maker 2 foi nada menos que na E3 — Foto: Divulgação/Nintendo

Super Mario Maker é uma série famosa pela comunidade de criadores de fases impossíveis, e speedrunners talentosos. Oficialmente, Super Mario Maker 2 teve três torneios: dois Twitch Rivals (um no Japão e outro nos EUA), e o primeiro torneio na história do jogo, na E3 de 2019. Além disso, a Global Speedrun Association Tournaments (GSA) promove a Speedrun League de Mario Maker 2 nos modos Expert e Versus, e competições mensais do modo versus para jogadores europeus e norte-americanos.

Mario Tennis Aces

Mario Tennis Aces foi lançado em 2018 e não caiu no esquecimento graças à comunidade de jogadores — Foto: Divulgação/Nintendo

Mario Tennis Aces foi lançado em 2018 para Nintendo Switch e existem duas comunidades do Discord que promovem o jogo. A Mario Tennies Aces conta com quase três mil membros, sendo a maior delas. Já a comunidade japonesa dedicada ao jogo, a Aim For the Ace, é bem menor no Discord: são quase 200 membros. Apesar disso, a Aim For the Ace organizou um torneio offline de Mario Tennis Acces na EVO Japan deste ano.

Super Mario 64

Mario 64 é um dos queridinhos dos jogadores para torneios de Speedrun — Foto: Divulgação/Nintendo

Lançado em 1996, Super Mario 64 foi um dos maiores sucessos do Nintendo 64. No jogo, Mario precisa coletar estrelas para desbloquear novas áreas do jogo, a medida que progride. A GSA está na Season 3 da Speedrun League, onde os jogadores disputam as modalidades de 16 e 70 estrelas. O canal do YouTube SpeedGaming promoveu um torneio de Mario 64 na modalidade 70 estrelas em 2017 e 2018.

Quais são seus clássicos preferidos do Super Nintendo? Comente no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo