Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Aplicativos de celular frequentemente passam por atualizações para acompanhar o surgimento de novas tecnologias, e isso inclui a modernização do design de logos e ícones. O Google Maps é o exemplo mais recente de redesign do botão para o app no smartphone, alterado no início deste mês em comemoração aos 15 anos da ferramenta.

No entanto, outras grandes empresas também fizeram mudanças drásticas no layout nos últimos anos, como Facebook, Google, Instagram, Uber, Netflix e Twitter, por exemplo. Na lista a seguir, o TechTudo relembra 12 aplicativos que mudaram os ícones no Android e no iPhone (iOS).

Novo ícone do Google Maps para comemorar 15 anos do aplicativo de mapas — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Maps

Google Maps mudou ícone na comemoração dos 15 anos do app — Foto: Reprodução/Google

O Google Maps alterou o ícone no início de fevereiro, quando implementou outras funções inéditas em comemoração aos 15 anos do aplicativo. O novo botão substituiu a pequena representação de um mapa e adotou um alfinete colorido sob um fundo branco.

De acordo com o Google, a nova aparência reflete a mudança na forma de levar os usuários para seus destinos que o app proporcionou ao longo desses anos, sendo o alfinete a representação de uma parte essencial do aplicativo. Além disso, o novo botão adota a mesma linguagem simples de outros ícones do Google, como o Gmail e o Google Fotos.

2. Instagram

Instagram muda visual do ícone do app e também do interior da rede social — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram também modernizou seu ícone em 2016, mantendo alguns elementos da versão anterior, mas com um conceito completamente diferente. A câmera, que tomava todo o botão antigo, foi centralizada e ganhou linhas mais sutis, enquanto o arco-íris foi colocado em forma de degradê ao fundo.

Na época, o layout interno também foi alterado. De acordo com a empresa, a comunidade havia evoluído e, para acompanhar essas mudanças, o novo design precisava colocar o foco nas fotos e vídeos. Outros apps do Instagram, como o Layout e o Boomerang, também tiveram a aparência modernizada.

3. Uber

Uber modernizou aplicativo e trouxe apenas o nome como logo no ícone — Foto: Reprodução/UnderConsideration

O Uber teve duas grandes mudanças de ícone. Em 2016, deixou o logo que apresentava a letra “U” e passou a adotar um "bit" centralizado na tela, com animações inspiradas em átomos ao fundo. De acordo com a empresa, a versão anterior era formal demais.

Dois anos depois, outra reformulação: o ícone passou a exibir apenas o nome do aplicativo, que ganhou uma nova tipografia aplicada em um fundo preto — versão usada até hoje. "A marca precisava trabalhar em todo o mundo. Nosso logotipo é acessível, fácil de ler e tira o máximo proveito do nosso reconhecimento de nome", diz a Uber sobre o modelo atual.

4. Twitter

Twitter já mudou ícone do pássaro azul várias vezes — Foto: Reprodução/DesignsHack

O Twitter já foi representado por outras cinco versões de Larry, nome do tradicional pássaro azul, até chegar ao modelo atual, adotado em 2012. O primeiro deles mostra uma diferença notável: ele foi o único virado para o lado esquerdo.

Todos os demais passaram a olhar para a direita, adotando novos traços e detalhes, como olhos e penugens salientes, até chegar ao modelo atual, que é bem parecido com o antecessor, mas possui traços mais arredondados e uma leve inclinação para o alto, o que dá uma sensação de estar voando.

5. Office

Microsoft anuncia novo design para ícones do Office — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft atualizou todo o pacote de ícones do Office em 2018, e isso acarretou a mudança dos ícones de apps como Word, Excel e PowerPoint — os serviços mobile do Office, inclusive, foram atualizados antes mesmo dos softwares para PC. Os botões ganharam traços modernos e passaram a dar um destaque menor à letra que indica o nome do programa, como era no passado.

As cores utilizadas em cada serviço, no entanto, permaneceram as mesmas, com o objetivo de continuarem sendo reconhecidas pelo público. De acordo com a companhia, a nova linguagem foi adotada para enfatizar o conteúdo e o aspecto colaborativo dessas ferramentas.

6. Facebook

Facebook alterou o ícone em 2019 — Foto: Reprodução/Creative Bloq

O Facebook para celular ganhou um novo ícone em maio de 2019, depois de anos utilizando a mesma versão. O novo botão passou a exibir um tom mais claro do azul, ainda em degradê, e passou a exibir o tradicional "F" mais centralizado, deslocando a letra do canto do ícone, como era antigamente. A nova cor também foi adotada pelo ícone do Messenger.

7. Snapchat

Snapchat fez mudança sutil no ícone do aplicativo — Foto: Reprodução/Creative Bloq

A mudança no ícone do Snapchat foi sutil. O aplicativo manteve o fundo amarelo, mas o fantasma branco ganhou um traço mais largo, deixando as bordas da personagem com uma grande aura preta. A mudança teria sido feita para dar mais contraste entre o branco e o amarelo tradicionais, deixando o mascote mais visível no celular.

8. Netflix

Netflix adotou novo ícone do aplicativo para celular em 2016 — Foto: Reprodução/Swarm Agency

A Netflix realizou uma grande mudança no ícone em 2016 e a mantém até hoje. Até então, o botão possuía um fundo branco e exibia toda a logo em destaque, deixando a palavra "Netflix" aparecendo por completo.

Com o redesign, o ícone ganhou um fundo preto e passou a apresentar apenas o "N" inicial em destaque ao centro do botão, com traços que simulam uma tira de filme cinematográfico dobrada na cor vermelha. Especialistas dizem que a empresa realizou a mudança pois confiava que apenas o "N" já seria suficiente para identificar a marca no mundo.

9. Airbnb

Airbnb usa ícone com símbolo que significa "Pertencimento" — Foto: Reprodução/UnderConsideration

O Airbnb utiliza o logo atual desde 2014. Criado por um estúdio inglês, o novo ícone substituiu uma versão que apresentava apenas o nome do aplicativo em letra cursiva. De acordo com a empresa, o símbolo significa pertencimento, simbolizando o desejo das pessoas de experimentar outras culturas por meio dos serviços prestados pelo app. A logo unifica quatro significados: pessoas, lugares, amor e a letra inicial "A".

10. Spotify

Mudança no ícone do Spotify afetou apenas as cores — Foto: Reprodução/Business Insider

A mudança no ícone do Spotify foi sutil. Em 2015, o programa adotou uma nova paleta de cores que abandonou o verde-amarelado degradê e tornou o ícone flat, mas manteve a tonalidade verde predominante na peça, sem realizar alterações nos traços da logo. A empresa diz que a mudança torna o sistema de identidade de marca mais "explosivo" e cheio de emoção.

11. Google

Novo ícone do Google — Foto: Reprodução/Google

Em 2015, o Google mudou o ícone do seu aplicativo de buscas e levou as mudanças para os demais apps da companhia. O novo botão deixou para trás a letra "g" minúscula com uma fonte serifada e passou a usar a nova tipografia do Google, com um "G" maiúsculo e cores fortes sob um fundo branco, limpo e plano. Segundo a empresa, "essa realidade mostra quando a mágica do Google está trabalhando para você, mesmo nas menores telas".

12. Tumblr

Tumblr fez mudança nas cores do ícone — Foto: Reprodução/Beautiful Pixels

O Tumblr atualizou seu ícone em 2017, mantendo a letra "t" minúscula no logo, mas sob um plano de fundo flat e com uma tonalidade de azul mais escura que a anterior, deixando o botão mais sóbrio.

Via UnderConsideration (1 e 2), DesignsHack, 9to5Mac, Creative Bloq (1 e 2), Wired, Business Insider, Mashable e Beautiful Pixels

WhatsApp não envia fotos e vídeos? Entenda os motivos e saiba resolver

WhatsApp não envia fotos e vídeos? Entenda os motivos e saiba resolver

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo