Internet

Por Clara Fabro, para o TechTudo


A Unicode, consórcio responsável pela padronização e regulamentação dos emojis, divulgou na última quarta-feira (29) a lista com mais de 100 novas carinhas para 2020. A atualização Emoji 13.0 traz uma série de novidades e, entre os principais destaques, está a bandeira do orgulho transgênero. Os 62 novos desenhos trazem diferentes animais, insetos, objetos e comidas, além de mais 55 variações de tons de pele e gênero, aumentando inclusão e diversidade nas carinhas.

Ainda assim, os emojis trazem consigo diferentes sentidos e interpretações. Confira, na lista abaixo, as principais curiosidades sobre as atualizações e os significados dos emojis nos celulares Android e iPhone (iOS).

Lista traz seis coisas que você não sabe sobre os emojis do celular — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Novo emoji tem significado "misterioso"

'Placard', novo emoji para 2020, tem significado curioso — Foto: Reprodução/Emojipedia

Um dos emojis divulgados no catálogo de 2020 tem chamado a atenção e despertado a curiosidade em relação a seu verdadeiro significado. Alguns internautas disseram conseguir ler as mensagens em inglês "come over", "come on" ou "carry on". Mas o que realmente está escrito? O significado da figura "placard" não está claro, e seu nome em tradução livre seria apenas "cartaz". Vale lembrar que emojis costumam ser apenas simbolismos, e suas interpretações variam de usuário para usuário.

2. Emoji de gota de sangue traz significado duplo

Emoji de gota de sangue tem sentido duplo — Foto: Reprodução/Emojipedia

A Emojipedia, plataforma que referencia e padroniza as relações de emojis disponíveis a cada atualização, sugere que o emoji gota de sangue tenha duplo significado. Lançada na atualização Emoji 12.0 de 2019, a gota de sangue conscientiza quanto à doação de sangue e fez parte de uma campanha contra o estigma em torno da menstruação.

O emoji é fruto de uma campanha realizada pela instituição Plan International UK, que tenta acabar com o tabu acerca da menstruação. A instituição já havia submetido uma ideia de figurinha à Unicode anteriormente, simbolizada por um emoji de uma calcinha branca com manchas de sangue, mas que foi rejeitada.

3. Empresas como Microsoft, Google e Apple podem sugerir figurinhas

Empresas como Microsoft, Google e Apple podem sugerir emojis — Foto: Reprodução/Unicode

Capazes de ilustrar o diálogo, os emojis estão cada dia mais presentes no dia-a-dia dos usuários. Por, algumas empresas buscam torná-los cada vez mais inclusivos, abrangendo a grande diversidade de consumidores que utilizam seus serviços. É comum que Google, Apple e Microsoft façam sugestões de novos emojis à Unicode, que, após analisados por diferentes comitês, ganham um design e são disponibilizados nas atualizações.

É o caso dos emojis de pessoas com deficiência, disponibilizados na atualização Emoji 12.0. Sugeridas pela Apple, as figurinhas trazem homens e mulheres em cadeiras de rodas, pessoas com deficiência auditiva e visual e emojis de braços e pernas proteicas.

4. Processo de elaboração e candidatura de emojis é trabalhoso

O consórcio Unicode é quem trata da padronização dos emojis — o processo é todo realizado por eles, desde a análise da sugestão até a liberação das carinhas nas atualizações que disponibiliza. Se você deseja enviar uma sugestão, basta entrar em contato com a empresa por e-mail, enviat=r um protótipo do desenho do seu emoji e explicar as razões para a criação. A empresa costuma levar aproximadamente um ano para verificar se a proposta e válida.

Nos três primeiros meses após enviada a sugestão, um comitê da Unicode analisa a proposta, fazendo uma triagem inicial que costuma reprovar a maioria. Se o emoji for aprovado, a codificação universal deve demorar mais três meses. Em seguida, empresas como Google, Apple, Microsoft, Samsung, Facebook e Twitter têm acesso às listas dos desenhos candidatos para formar o novo grupo de emojis. Por fim, são estabelecidos um nome e o design final de cada figurinha.

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

5. Brasileiros já apoiaram um emoji de capivara

A proposta de um emoji de capivara foi enviada em 2018 por uma professora do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). A ideia surgiu a partir da prática de aulas de remo, já que haviam mais de 40 capivaras no local em que ela treinava.

Após procurar — em vão — por uma figurinha que representasse o animal no WhatsApp, a professora enviou um e-mail para o mensageiro sugerindo sua criação. A empresa se limitou a responder que não cuida da criação de emojis, o que motivou a brasileira a fazer um pedido formal à Unicode. Até hoje, no entanto, não houve sucesso.

6. Visual de emojis pode variar de sistema para sistema

As carinhas têm ficado cada vez mais parecidas — Foto: Reprodução/Emojipedia

É comum que os desenhos designados para cada emoji variem dependendo do sistema operacional, já que cada uma é responsável por atribuir um desenho próprio para cada figurinha. Os emojis da Apple não são iguais aos do Google, que não são iguais aos da Microsoft, por sua vez.

Por esta razão, focando em evitar confusões com as interpretações deixadas pelos emojis, as empresas têm trabalhado de maneira a adequar melhor suas figurinhas, que têm se mostrado mais similares, se comparadas às disponibilizadas nos anos anteriores.

Qual é o significado das luas do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:

Mais do TechTudo