Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Facebook tem se inspirado em aplicativos de redes sociais para a criação de serviços, funções e outros apps. Após falhar na tentativa de compra do Snapchat, por exemplo, a empresa de Mark Zuckerberg lançou os Stories do Instagram e o Status do WhatsApp, que também tem variações no próprio Facebook e no Messenger.

Além disso, usuários têm relatado a similaridade entre alguns recursos disponibilizados pelas plataformas da companhia e funções de aplicativos como TikTok e WeChat, disponíveis para Android e iPhone (iOS). Confira, a seguir, uma lista com as principais similaridades encontradas entre os recursos dos apps do Facebook e serviços de outras redes sociais.

Lista mostra seis vezes em que o Facebook se inspirou em outras redes sociais — Foto: Tainah Tavares/TechTudo Lista mostra seis vezes em que o Facebook se inspirou em outras redes sociais — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Lista mostra seis vezes em que o Facebook se inspirou em outras redes sociais — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Facebook lança 'cópia' do Pinterest

Facebook lança Hobbi, app 'cópia' do Pinterest — Foto: Reprodução/App Store Facebook lança Hobbi, app 'cópia' do Pinterest — Foto: Reprodução/App Store

Facebook lança Hobbi, app 'cópia' do Pinterest — Foto: Reprodução/App Store

O Hobbi foi lançado no início de fevereiro e é a mais nova experimentação em aplicativos dentro da companhia de Zuckerberg. O app está disponível nos Estados Unidos apenas para iPhone (iOS), e ainda não há a previsão da disponibilidade para celulares Android ou para a expansão do software para outros países.

O aplicativo foi elaborado pelo grupo NPE (New Products Experimentation, ou Experimentação de Novos Produtos, em tradução livre). O pequeno grupo de criação dentro do Facebook propõe o desenvolvimento de novos apps, e o Hobbi parece surgir para competir com o Pinterest. Os recursos dos dois serviços são muito parecidos, permitindo criar e editar álbuns para organizar a disposição de fotos.

2. Facebook Pay se inspira no WeChat

WeChat é um app rival dos aplicativos do Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo WeChat é um app rival dos aplicativos do Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo

WeChat é um app rival dos aplicativos do Facebook — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Inspirada pela grande variedade de recursos disponibilizados pelo aplicativo WeChat, extremamente popular na China, a empresa de Zuckerberg lançou uma ferramenta: o Facebook Pay. O novo recurso surge para facilitar as transferências bancarias entre usuários, fazer compras em jogos, obter ingressos de eventos e realizar compras pelo Marketplace do Facebook.

As similaridades entre o Facebook e WeChat não param por aí, já que os dois aplicativos pretendem acumular um grande número de recursos, que vão desde conectar amigos até a compra de games na plataforma. É com esse ritmo de expansão que o Facebook parece ter se inspirado em recursos de outras mídias, como as funções de pagamentos do app chinês.

3. Lip Sync Live no Facebook é 'cópia' do TikTok

Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook

O Lip Sync Live, função disponibilizada pelo Facebook em 2018 para "cantar junto" em vídeos ao vivo, é bem similar as funcionalidades de apps como TikTok (antigo Musical.ly) e Dubsmash. A opção de gravar vídeos com músicas para dublar fez bastante sucesso em 2015, quando o Dubsmash permitia que usuários fizessem vídeos curtos fingindo cantar músicas de artistas e trilhas de filmes. Atualmente, o TikTok é o app mais popular com essa proposta.

A função oferecida pelo Facebook é muito similar com a proposta do TikTok, se diferenciando na restrição a vídeos ao vivo — com o Lip Sync Live, não é possível fazer edições. O app chinês possui uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a experiência do usuário no compartilhamento de vídeos, o que inclui edições e filtros.

4. Instagram Cenas concorre com o TikTok

Instagram Cenas chega ao Brasil e pode concorrer com TikTok — Foto: Helito Beggiora/TechTudo Instagram Cenas chega ao Brasil e pode concorrer com TikTok — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Instagram Cenas chega ao Brasil e pode concorrer com TikTok — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Instagram Cenas, lançado no fim do ano passado no Brasil, parece ter a proposta de concorrer com o TikTok, já que a modalidade do app de fotos é bem próxima à oferecida pela plataforma de vídeos curtos. A nova função da rede social de fotos permite que usuários gravem pequenos vídeos, combinando-os e reproduzindo músicas.

Além disso, com a nova função do Instagram, outros usuários podem descobrir suas Cenas e usar o áudio compartilhado por você — algo bem similar, também, ao que ocorre com os memes de vídeo gerados com o TikTok.

5. Instagram Stories e WhatsApp Status são 'cópia' do Snapchat

Instagram Stories e WhatsApp Status são 'cópia' do Snapchat — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Instagram Stories e WhatsApp Status são 'cópia' do Snapchat — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Instagram Stories e WhatsApp Status são 'cópia' do Snapchat — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

As publicações efêmeras que desaparecem após 24 horas foram disponibilizadas inicialmente pelo Snapchat, aplicativo de mensagens e fotos, no recurso chamado "Minhas Histórias". O Facebook, após a compra do Instagram, disponibilizou a ferramenta de Stories no aplicativo de fotos.

Dado o sucesso, o grupo de Zuckerberg começou a disponibilizar recursos similares nos outros apps da companhia, como Facebook, Messenger e WhatsApp. A ideia é simples: fazer com que usuários postem mais fotos, mas com conteúdo temporário que desaparece após 24 horas.

6. Facebook Dating é rival do Tinder

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

O Facebook Dating chegou ao Brasil em 2019 com a promessa de bater o Tinder no campo de aplicativos de relacionamento. A ferramenta é baseada no match do rival: os pretendentes devem se curtir mutuamente para iniciar uma conversa. O diferencial do Facebook é a possibilidade de conferir pessoas que têm interesse nos mesmos eventos que você, além da função Crush Secreto, que delata amigos a fim de você.

Tinder aparece no Facebook? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo