Redes sociais

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo


O TikTok é uma rede social chinesa de vídeos curtos que se popularizou entre os jovens do Brasil e do mundo. Com mais de 1,5 bilhão de downloads, o aplicativo da ByteDance permite que usuários publiquem vídeos divertidos de até 15 segundos e editem de várias formas, incluindo músicas em segundo plano, acelerando ou desacelerando e colocando filtros.

Desde que ganhou o gosto do público, o app disponível para Android e iPhone (iOS) coleciona fatos curiosos e polêmicas, que incluem músicas que se tornaram "hits", contas fake com selo de verificação e diversos desafios. Confira, a seguir, uma lista do TechTudo com cinco coisas inusitadas envolvendo o TikTok.

Sensação entre famosos e influenciadores, TikTok já teve mais de 1,5 bilhão de downloads — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Sensação entre famosos e influenciadores, TikTok já teve mais de 1,5 bilhão de downloads — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Sensação entre famosos e influenciadores, TikTok já teve mais de 1,5 bilhão de downloads — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conta fake de Kendall Janner

Na última semana, o app ficou movimentado após a criação de uma conta atribuída à modelo e empresária Kendall Janner, integrante da famosa família Kardashian. Depois da primeira postagem — uma foto de Jenner em frente a um espelho de banheiro —, a conta atraiu mais de meio milhão de seguidores e recebeu o selo de "verificado" do TikTok.

Acontece que, após vasculhar postagens antigas da modelo, o portal Business Insider acabou descobrindo que o perfil era falso. Menos de 24 horas depois da criação, o TikTok informou ao veículo que "removeu a conta por precaução".

Conta fake publicou foto e vídeo de Kendall Janner no TikTok — Foto: Reprodução/TiTok Conta fake publicou foto e vídeo de Kendall Janner no TikTok — Foto: Reprodução/TiTok

Conta fake publicou foto e vídeo de Kendall Janner no TikTok — Foto: Reprodução/TiTok

2. Música Old Town Road foi 'hit' no TikTok

O "hit" Old Town Road, do rapper americano Lil Nas X em parceria com o cantor country Billy Ray Cyrus, é outro "case" de sucesso do TikTok. Publicado inicialmente como uma brincadeira pelo próprio rapper no aplicativo, a música caiu no gosto de jovens e logo ganhou outras plataformas.

No vídeo publicado, Lin Nas e outros amigos tomavam uma bebida chamada "Yee Yee Juice" e automaticamente se transformavam em cowboys, o que rapidamente se tornou um desafio entre os seguidores.

Rapper Lil Nas X divulgou trechos de Old Town Road no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok Rapper Lil Nas X divulgou trechos de Old Town Road no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok

Rapper Lil Nas X divulgou trechos de Old Town Road no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok

3. Americanos e o português "errado"

Outro fato inusitado do TikTok é que a música brasileira David, da cantora e compositora Célia, viralizou entre os usuários gringos do aplicativo — mas não da forma correta. Ocorre que a canção em português foi incluída no single Opaul, do rapper Freddie Dredd, popular no aplicativo.

Sem entender o trecho "Oh Davi / não vai / Agora que esse som está ficando bom”, alguns americanos passaram a substituir o "não vai não" por "Love, I know" ("amor, eu sei", em tradução livre), com pronúncia similar, porém com significados bem diferentes. O trecho se tornou tão popular que até Dredd, autor da canção, entrou na brincadeira e passou a replicar o conteúdo.

4. Desafio do quebra-cabeça

Jogo clássico e muito popular no passado, os quebra-cabeças estão ganhando força novamente por conta das redes sociais. Isso porque influenciadores do Instagram, do YouTube e principalmente do TikTok resolveram replicar suas experiências com as peças.

A moda entre os usuários do app é assistir a vídeos em que pessoas completam a última peça de quebra-cabeças gigantes e com milhares de peças. Só no app chinês, vídeos marcados com #jigsawpuzzle já foram assistidos mais de 1,3 milhão de vezes.

5. Impulsionando músicas antigas

Além de ajudar a popularizar novas músicas, como foi o caso de Old Town Road, de Lil Nas X, o TikTok também vem proporcionando um fenômeno diferente: canções clássicas e de sucesso em outras gerações estão voltando aos holofotes graças ao aplicativo.

Músicas antigas de Mariah Carey voltaram aos holofotes com o TikTok — Foto: Reprodução/TikTok Músicas antigas de Mariah Carey voltaram aos holofotes com o TikTok — Foto: Reprodução/TikTok

Músicas antigas de Mariah Carey voltaram aos holofotes com o TikTok — Foto: Reprodução/TikTok

Uma das principais beneficiadas foi Mariah Carey, que teve hits como "Obsessed" e "Mr. Sandman" de volta às paradas por conta de vídeos de usuários dublando as músicas ou até mesmo criando memes ao som das canções de Mariah.

Stories de aniversário: como fazer um post para amigos no Instagram

Stories de aniversário: como fazer um post para amigos no Instagram

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo