Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A matéria sobre WhatsApp mais lida no TechTudo em janeiro noticiou a chegada do Modo Escuro ao mensageiro. O aplicativo liberou o dark mode na versão Beta para Android e passou a permitir que as conversas assumam cores escuras para aliviar a visão em ambientes com pouca luz. Outros assuntos de destaque foram algumas funções úteis do mensageiro e que poucas pessoas conhecem, como a possibilidade de colocar chamadas de áudio e vídeo recebidas em espera.

Entre as demais matérias que repercutiram, estão o encerramento do WhatsApp em versões antigas do sistema do Google e do iPhone (iOS), os métodos usados por bandidos para clonar a conta do mensageiro, perguntas e respostas sobre a função de arquivar conversas, o recurso de economia de dados e uma lista com funções odiadas pelos usuários. Confira, a seguir, as dez matérias relacionadas ao WhatsApp mais lidas no TechTudo em janeiro.

WhatsApp escuro: saiba como baixar e usar o recurso

WhatsApp escuro: saiba como baixar e usar o recurso

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. WhatsApp libera Modo Escuro no Android

O WhatsApp liberou o Modo Escuro na versão Beta para Android. O esperado dark mode pode ser ativado na seção de configurações de temas de conversas do aplicativo experimental, deixando toda a interface do mensageiro em tons escuros, como preto e cinza-escuro, incluindo os chats. O objetivo é poupar a visão do usuário, especialmente em ambientes onde há pouca luz, para deixar a vista menos cansada.

WhatsApp começa a liberar Modo Escuro no Android — Foto: Paulo Alves/TechTudo

2. Funções úteis e pouco conhecidas do WhatsApp

Essa lista reuniu sete funções pouco conhecidas de grande parte dos usuários do WhatsApp. O mensageiro permite, por exemplo, colocar chamadas de áudio e vídeo em espera, para que o usuário decida se atenderá a ligação ou não enquanto a conversa está em andamento.

3. WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos

WhatsApp vai parar de funcionar em 2020? Sete fatos sobre fim do suporte — Foto: Paulo Alves/TechTudo

O WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns celulares neste ano. O mensageiro encerrará a atividade em smartphones com sistemas Android e iOS mais antigos. Usuários de iPhone 4, por exemplo, não terão mais acesso ao app. Vale lembrar que proprietários de Windows Phone não conseguem mais usar o aplicativo desde a virada de 2020. A matéria listou os sistemas que deixarão de ter acesso ao WhatsApp e o que fazer para não ficar sem as conversas.

4. O aplicativo mais baixado do mundo

O WhatsApp foi o aplicativo mais baixado do mundo no mês de dezembro de 2019. O mensageiro acumulou quase 112 milhões de downloads na App Store e na Google Play Store, registrando um aumento de 30% em relação ao ano passado. O Brasil foi responsável por 9% do total de instalações, ficando atrás apenas da Índia. Na sequência do ranking, aparecem o TikTok e o Facebook.

WhatsApp foi o aplicativo mais baixado do mundo em dezembro de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower

5. Proteja-se para não ter o WhatsApp clonado

Bandidos estão utilizando diferentes métodos para clonar o WhatsApp de usuários, crime que está se tornando comum no Brasil. Esta matéria mostrou quatro táticas usadas por criminosos para invadir a conta das vítimas e praticar golpes, como pedir dinheiro a amigos e parentes se passando pela vítima nas conversas do mensageiro.

Uma das técnicas consiste em pedir o número de ativação da conta por telefone em troca de falsos ingressos para shows de artistas famosos, enquanto outra aproveita informações publicadas pelas vítimas em site de vendas online para praticar a ação.

6. Falha no WhatsApp impede envio de fotos e vídeos

WhatsApp passou por falha no domingo (19) — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O WhatsApp apresentou uma falha, no dia 19 de janeiro, que causou a dificuldade em enviar e receber fotos, vídeos e áudios pelo aplicativo e pelo WhatsApp Web. Durante o bug, o aplicativo exibia as mensagens "Sua mensagem não foi enviada" ou "Não foi possível baixar a imagem". O erro recebeu milhares de registros no site Downdetector, especializado em acompanhar falhas de plataformas digitais, e também foi reportado várias vezes pelos usuários do Twitter.

7. WhatsApp Beta lotado no Android

Como ser testador beta do WhatsApp? App grátis avisa sobre vagas no programa de testes — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

A versão de testes do WhatsApp para Android alcançou o número limite de usuários, mas é possível receber alertas quando o programa abrir novas vagas para testadores. Este tutorial ensinou como usar o aplicativo Beta Maniac, que é especializado em enviar notificações quando programas de testes são liberados na Google Play Store.

8. Funções odiadas do WhatsApp

Mesmo sendo um dos aplicativos mais utilizados do mundo, o WhatsApp possui recursos que dividem opiniões, alguns deles odiados por alguns usuários. Uma das principais reclamações é a impossibilidade de esconder o status "online" das conversas, evitando que o usuário "se esconda" de pessoas indesejadas.

Entre outros serviços que desagradam, está a lista de transmissão, que faz o usuário receber mensagens em massa, e o aviso de áudio ouvido, que é exibido nos grupos mesmo com a confirmação de leitura de textos desativada.

9. Economia de dados do WhatsApp no iPhone (iOS)

WhatsApp para iPhone (iOS) ganha modo de economia de dados; saiba ativar

WhatsApp para iPhone (iOS) ganha modo de economia de dados; saiba ativar

O WhatsApp para iPhone ganhou compatibilidade com a função de economia de dados do iOS 13. Assim que o usuário ativar o recurso nas configurações do sistema, o mensageiro deixará de baixar arquivos multimídia, como fotos e vídeos, se o aparelho estiver conectado apenas à rede 3G ou 4G, evitando o consumo excessivo de dados. O recurso é ativado mesmo que o download automático pela rede celular esteja habilitado.

10. Conversas arquivadas do WhatsApp

Arquivando uma conversa do WhatsApp no iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Essa lista respondeu cinco dúvidas sobre a função de arquivar conversas no WhatsApp. Diferentemente do recurso de apagar chats, ao arquivar uma janela, o usuário ainda poderá visualizar seu conteúdo e recuperar todas as mensagens enviadas e recebidas, assim como suas mídias. A matéria também ensinou como arquivar, localizar conversas arquivadas e desarquivar chats no mensageiro para iPhone, Android e no WhatsApp Web.

Qual é o significado das luas do WhatsApp? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo