Produtividade

Por Emanuel Reis, para o TechTudo


O BlaBlaCar é um aplicativo de caronas gratuito disponível para celulares Android e iPhone (iOS) que permite que passageiros e motoristas realizem viagens juntos por preços abaixo da média. Usuários se avaliam com zero a cinco estrelas após a corrida, e podem conferir detalhes como perfil do condutor, além de cor e placa do veículo antes de aceitarem a carona. Confira a seguir como funciona o BlaBlaCar e quais as medidas de segurança oferecidas pelo app.

O BlaBlaCar é um app que permite o compartilhamento de viagens — Foto: Emanuel Reis/TechTudo

Semana do Consumidor 2020: quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o BlaBlaCar?

Para oferecer uma carona no BlaBlaCar, o condutor deve tocar sobre a opção correspondente e informar dados da viagem, como origem, o destino, o horário, o número de vagas disponíveis e as cidades que fazem parte do percurso (para eventuais baldeações). O app faz um cálculo-base para precificar o roteiro, o que pode ser alterado pelo usuário. Também é possível configurar a viagem de retorno pelo mesmo percurso.

É possível oferecer caronas no BlaBlaCar com roteiros personalizáveis — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

O passageiro deve selecionar a opção “Procurar carona” na tela inicial para encontrar um carro disponível. Depois, preencher a origem, o destino e o horário para conferir as caronas com preço e outros detalhes. Os passageiros podem selecionar a carona desejada e reservá-la. Caso confirmada, há um chat disponível para conversar com o motorista.

O usuário precisa preencher algumas informações de itinerário ao procurar caronas no BlaBlaCar — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

Blablacar é seguro?

O BlaBlaCar emprega uma política de ferramentas de confiança, como ver o número de amigos no Facebook de passageiros e motoristas, conferir o nível de experiência e informações dos perfis, como fotos e comentários.

Caso você seja iniciante no app, alguns procedimentos básicos como confirmar e-mail e celular, adicionar foto de perfil e escolher as preferências durante a viagem são bastante úteis para aumentar o seu nível de experiência. É importante, ainda, avaliar motoristas e passageiros ao finalizar uma viagem.

Os Níveis de Experiência BlaBlaCar dão mais credibilidade aos usuários do app — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

Blablacar só para elas

O filtro “Só para elas” é destinado às mulheres que preferem viajar apenas com outras mulheres. As passageiras que querem usufruir dessa funcionalidade devem procurar normalmente pela carona, e depois é só selecionar o filtro em questão para visualizar as viagens disponíveis nessa modalidade.

As condutoras que desejam o mesmo precisam configurar as suas caronas dentro desse filtro. Vá em "Sua carona", toque em "Lugares e opções", marque o filtro "Só para elas" e confirme. Consequentemente, as vagas só aparecerão para mulheres.

O BlaBlaCar permite uma configuração de caronas só entre mulheres — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

O app de carona 4move é confiável? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Uber: saiba a diferença entre UberBlack, X e POOL

Mais do TechTudo