Produtividade

Por Daniel Dutra, para o TechTudo


Pagar contas pelo celular é um processo simples com aplicativos de pagamentos para Android e iPhone (iOS). Opções como RecargaPay, PicPay, IQ Contas e Ame Digital permitem pagar boleto online e realizar outras transações pelo smartphone. Outros apps também oferecem formas alternativas de pagamento de serviços, como é o caso do PayPal. Entre os benefícios de apps de pagamentos estão cashback, pagar boletos com cartão de crédito e até mesmo parcelá-los.

Confira, na lista a seguir, sete opções de aplicativo de pagamentos para baixar e instalar no celular. É importante comparar as principais funções para decidir qual deles melhor se adapta às suas necessidades. Todas as opções estão disponíveis para download na Google Play Store e na App Store.

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. PicPay

O PicPay é um dos aplicativos de pagamentos mais populares para Android e iPhone (iOS). O app permite um amplo leque de transações financeiras, como saques, transferências e pagamentos em geral, o que inclui boletos e contas.

Outra vantagem do app é parcelar boletos no cartão de crédito. Receber pagamentos online e realizar recargas são outras funções notáveis do software. O app também oferece a opção de cashback em pagamentos com lojas parceiras.

PicPay possui recursos adicionais como interação com contatos e PicPay Store — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

2. PayPal

O PayPal é um app de pagamentos conhecido internacionalmente e disponível grátis para Android e iPhone (iOS). A plataforma não permite pagar boletos e contas tradicionais, e funciona com transações individuais ou para contas de e-mail e número de telefone. Alguns serviços com pagamentos recorrentes, como Uber e Skype, podem ser vinculados ao sistema. Para utilizá-lo, basta criar uma conta e cadastrar um cartão de crédito ou conta-corrente.

PayPal não identifica boletos, mas permite realizar pagamentos recorrentes e para contatos — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

3. IQ Contas

O IQ Contas é um app de pagamento disponível para Android e iPhone (iOS) que permite pagar contas e boletos pelo celular. A grande vantagem do app é a possibilidade de registrar as empresas recebedoras para evitar a necessidade de digitar códigos de barras a cada mês. É possível cadastrar serviços de energia e comunicações, por exemplo. Para utilizar o programa, é preciso inserir os dados do seu cartão de crédito.

É possível adicionar contas a pagar no IQ Contas — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

4. iti Itaú

O iti Itaú é um aplicativo para serviços financeiros do Banco Itaú. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app apresenta recursos como transferências e pagamentos diversos, o que inclui a possibilidade de pagar contas. A plataforma permite que o usuário insira valores em uma espécie de carteira digital por transferência ou boleto bancário gerado sem custos. Também é possível vincular a conta a um cartão de crédito.

iti é o aplicativo do Itaú focado em pagamentos — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

5. Ame Digital

O Ame Digital é uma carteira digital gratuita com diversos recursos úteis. Disponível para Android e iPhone (iOS), o serviço permite realizar transferências e aproveitar cupons e descontos por meio do cashback. É possível pagar boletos online e contas com QR Codes ou códigos de barras, incluindo serviços como água, gás, energia elétrica, telefone fixo e alguns impostos.

Ame Digital tem benefícios exclusivos de cashback — Foto: Divulgação/Ame Digital

6. RecargaPay

O RecargaPay é um app de pagamentos online disponível para Android e iPhone (iOS). O foco do serviço é a realização de recargas, incluindo pagamentos de celulares pré-pago e bilhetes de transporte, mas também é possível utilizar o aplicativo para pagar contas. A plataforma solicita um número de cartão de crédito e cobra uma taxa de 2,99% caso o usuário exceda o pagamento de R$ 1 mil por mês.

RecargaPay permite pagamento de contas por meio da leitura do código de barras — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

7. Payly

O Payly é um aplicativo gratuito disponível para Android e iPhone (iOS) que funciona como uma carteira virtual. Portanto, o app não se restringe a pagar de contas, e também permite a realização de saques e demais formas de pagamento. O serviço possui um recurso específico que pode ser acessado por meio do menu "Transações", disponível na tela principal do aplicativo.

Payly possui recurso específico para contas em menu "Transações" — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

Mais do TechTudo