Jogos de luta

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Granblue Fantasy Versus é a nova aposta da Arc System Works, empresa responsável por Dragon Ball FighterZ, no gênero de jogos de luta. Disponível para PlayStation (PS4) desde a última terça-feira (3), o game é baseado na franquia mobile da Cygames, que é um grande sucesso na Ásia. Ele está chamando a atenção pelo seu gameplay mais “pé no chão”, semelhante a Street Fighter, e por ser amigável para iniciantes. Isso não quer dizer, no entanto, que Granblue Fantasy Versus é isento de técnicas para mandar bem nas partidas.

Para ajudar todos que não tenham familiaridade com jogos de luta ou com os recursos do game para novos jogadores, o TechTudo listou a seguir sete dicas para mandar bem nas partidas.

Os quadrados do canto superior indicam os especiais do personagem em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames Os quadrados do canto superior indicam os especiais do personagem em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Os quadrados do canto superior indicam os especiais do personagem em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fique de olho nos seus especiais

Como Granblue Fantasy é originalmente uma série de RPG, o jogo de luta resolveu traduzir alguns dos seus elementos de mecânica. Um destes é o tempo de recarga de habilidades. Em outras palavras, para usar uma magia, é preciso fazer o comando correspondente a ela e aguardar o seu tempo de recarga até poder usá-la novamente. O tempo de espera é relativamente curto, mas ele varia se o jogador fizer a versão mais forte do ataque ou se ele utilizar o botão de atalho para realizá-lo, que faz com que a espera seja ainda maior.

Isso significa que é muito importante aprender os comandos “tradicionais” dos golpes especiais para receber o menor tempo de recarga possível. Com isso, será possível utilizar a habilidade novamente no momento que mais precisar e pressionar melhor os seus adversários.

Saiba mais: veja o combate entre Ruy e Laura, de Street Fighter

Street Fighter 5 - Confira o combate entre Ryu e Laura

Street Fighter 5 - Confira o combate entre Ryu e Laura

2. Entenda o alcance dos seus ataques

Quando os dois personagens estão no “jogo de chão”, é importante reconhecer o alcance dos ataques do seu personagem para cutucar o oponente à distância. Esses golpes são muito úteis para causar dano gradativo e forçar o outro jogador a tomar uma decisão arriscada, como pular, correr ou fazer um golpe ao vento. Esses golpes de médio a longo alcance podem ser usados como uma forma de condicionamento infalível e abrir caminho para a vitória.

Fazer um golpe ao vento pode significar uma punição gratuita por parte do oponente. — Foto: Divulgação/Cygames Fazer um golpe ao vento pode significar uma punição gratuita por parte do oponente. — Foto: Divulgação/Cygames

Fazer um golpe ao vento pode significar uma punição gratuita por parte do oponente. — Foto: Divulgação/Cygames

3. Melhores personagens para começar

Granblue Fantasy Versus não tem um elenco muito vasto de personagens selecionáveis, mas eles são completamente únicos e podem gerar dúvidas sobre por onde começar. Sempre é válido aprender aquele personagem pelo qual a pessoa mais se interessa, seja pelo visual, história de pano de fundo ou estilo de jogabilidade, independente do quão difícil ele seja.

Katalina é uma das principais personagens para aprender o básico de Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames Katalina é uma das principais personagens para aprender o básico de Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Katalina é uma das principais personagens para aprender o básico de Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Os laços que o jogador cria com o personagem são importantes para o aprendizado, no entanto, caso a preferência seja por algo mais simples, Gran e Katalina seriam o equivalente ao Ryu e Ken de Street Fighter, que são tipicamente citados como os “mais fáceis de entender”. Isso não quer dizer que eles sejam o estilo de boneco que o jogador está procurando, mas talvez sirvam de motivador para explorar melhor as mecânicas de gameplay.

4. Tutorial de punição

Em todos os jogos de luta, é comum que os personagens tenham golpes que os deixem em vantagem ou desvantagem caso sejam defendidos pelo adversário. Este é um conceito que permite que uma pressão seja sustentada, em caso de vantagem, ou que garante que o adversário possa contestar uma investida apertando um botão, em caso de desvantagem. Como nem sempre é fácil de reconhecer o que é punível ou não durante as partidas, o Granblue Fantasy Versus conta com um modo de tutorial com medidas de punição para cada um dos personagens do elenco.

Alguns personagens de Granblue Fantasy Versus têm golpes com punições muito específicas. — Foto: Divulgação/Cygames Alguns personagens de Granblue Fantasy Versus têm golpes com punições muito específicas. — Foto: Divulgação/Cygames

Alguns personagens de Granblue Fantasy Versus têm golpes com punições muito específicas. — Foto: Divulgação/Cygames

Isso significa que, fazendo o tutorial direitinho, o jogador reconhecerá jogadas arriscadas dos seus adversários e poderá puni-las de acordo, abrindo caminho para a vitória. É possível testar diferentes situações, então é uma boa ideia recorrer ao modo para lidar com um golpe problemático que o adversário esteja usando sem parar.

5. Descubra os seus melhores golpes

Ainda no campo da vantagem ou desvantagem, é importante que o jogador tenha noção de quais são os seus golpes mais seguros. Na sala de treino, é possível habilitar as informações de batalha que informam, logo após realizar um golpe na defesa do adversário, quando o personagem está em vantagem, desvantagem ou neutro. Isso é útil para aprender armadilhas: se o jogador fizer um golpe vantajoso e apertar outro botão na sequência, ele pode acertar o oponente caso este resolva contestar e encaixar um combo a partir disso. Por outro lado, se o golpe deixar em desvantagem e o atacante apertar outro botão em sequência, ele pode ser punido porque o adversário se recupera para tomar uma ação primeiro.

Os golpes vantajosos podem criar armadilhas que levam a especiais poderosos em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames Os golpes vantajosos podem criar armadilhas que levam a especiais poderosos em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Os golpes vantajosos podem criar armadilhas que levam a especiais poderosos em Granblue Fantasy Versus. — Foto: Divulgação/Cygames

Este é um conceito que pode parecer um pouco difícil de colocar em prática no começo, mas ele é muito recompensador. Por padrão, os golpes “fracos”, feitos com o botão quadrado, costumam ser seguros de fazer quando defendidos. Algumas magias, especialmente as que fazem o lutador brilhar, também deixam em situação de vantagem e são ótimas para sustentar pressão.

6. A esquiva é sua amiga

Entre as mecânicas básicas de Granblue Fantasy Versus, existe uma esquiva que pode ser feita tanto para os lados como também parado. Ela é muito útil para desviar de especiais, principalmente projéteis, e pode servir como uma forma de reduzir a distância com o adversário. Existem casos em que, ao defender um Super Especial, não será possível punir. Por outro lado, se optar por desviar, terá como aplicar grande dano sobre o oponente. Só é preciso tomar cuidado, pois a esquiva pode ser punida se o adversário souber que ela virá e apenas esperar.

Yggdrasil aparece em um dos especiais de Lowain e viralizou por forçar os jogadores a esquivar. — Foto: Divulgação/Cygames Yggdrasil aparece em um dos especiais de Lowain e viralizou por forçar os jogadores a esquivar. — Foto: Divulgação/Cygames

Yggdrasil aparece em um dos especiais de Lowain e viralizou por forçar os jogadores a esquivar. — Foto: Divulgação/Cygames

Um exemplo de uso que viralizou é contra o especial mais poderoso de Lowain, que invoca a deusa Yggdrasil. Ela pode disparar diferentes tipos de magia à distância e causar muito dano mesmo se os golpes forem defendidos, então a esquiva pode ser muito útil para evitar uma derrota.

7. Combos longos nem sempre são os melhores

Quando o assunto é jogos de luta, as pessoas se surpreendem com os combos longos que demandam alta execução. No entanto, essas sequências nem sempre são que causam mais dano ou as que têm mais recompensas. Quanto mais golpes e mais recursos são utilizados em um combo, a tendência é que o dano total seja reduzido consideravelmente.

Narmaya é uma das mais recentes adições ao elenco de Granblue Fantasy Versus via DLC. — Foto: Divulgação/Cygames Narmaya é uma das mais recentes adições ao elenco de Granblue Fantasy Versus via DLC. — Foto: Divulgação/Cygames

Narmaya é uma das mais recentes adições ao elenco de Granblue Fantasy Versus via DLC. — Foto: Divulgação/Cygames

Por causa disso, é interessante fazer um conjunto de pequenas sequências que derrubem o adversário e permitam correr em direção a ele para continuar pressionando assim que ele se levantar. Desta forma, ele será obrigado a adivinhar e pode ter a defesa aberta mais uma vez. O dano de dois combos separados costuma ser melhor que o de um combo longo completo e ainda permite ao jogador encher a barra de especial com mais facilidade para fechar a partida.

Mais do TechTudo