Por Giovanna Japiassú, para o TechTudo


A loja digital Steam bateu mais um recorde de usuários no último domingo (22), com mais de 22 milhões de jogadores. O último pico havia sido apenas alguns dias antes, com 20 milhões de acessos. Provavelmente, o motivo desse aumento foi por conta da alteração dos hábitos durante a quarentena em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Confira, na lista a seguir, os 12 melhores jogos gratuitos no Steam para jogar no PC durante o isolamento. Entre as principais opções, estão DotA 2, Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Destiny 2.

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. DotA 2

DotA 2 é um dos jogos do gênero MOBA mais populares do mundo. Lançado em 2013, o game é baseado no universo de Warcraft e conta com diversas referências ao clássico MMORPG, como personagens e cenários. As partidas são compostas por dois times de cinco jogadores, em que cada um escolhe um personagem com características e habilidades únicas, separadas em força, inteligência e agilidade.

Baseado no universo de Warcraft, DotA 2 é um dos jogos do gênero MOBA mais populares do mundo — Foto: Divulgação/Valve

O objetivo é equipar e evoluir seu herói, usar os poderes especiais da melhor forma e montar estratégias em time para destruir o ancestral inimigo. Com gameplay competitiva e viciante, o jogo se mostra ao alcance de seus concorrentes, League of Legends (LoL) e Heroes of the Storm.

Além de disponível para download grátis no PC pelo Steam, o game pode ser jogado em celulares Android e iPhone (iOS) pelo app Steam Link. Confira o tutorial de como jogar DotA 2 no celular.

2. Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)

Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) é um clássico jogo de FPS que ficou muito popular no Brasil por sua acessibilidade. O game coloca duas equipes de cinco pessoas, os terroristas e os contra-terroristas, para se enfrentarem em prol do objetivo, que varia de acordo com o modo do jogo.

Counter Strike> Global Offensive (CS:GO) fez muito sucesso no Brasil e está nos mais baixados do Steam — Foto: Divulgação/Steam

As missões dos terroristas são implantar bombas no mapa, defender reféns ou assassinar jogadores específicos. Já os contra-terroristas devem evitar que a equipe adversária consiga realizá-las. CS:GO conta com diferentes e divertidos modos de jogo, que vão dos mais clássicos, como Competitivo, Casual e Mata-Mata, até os extras, como Braço Direito, Jogos de Guerra (Corrida Armada, Demolição e Mata Pombo) e Zona de Perigo.

Além do PC (via Steam), o remake do clássico Counter Strike de 1999 também está disponível para Xbox One, PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360.

3. Paladins

Paladins é o FPS gratuito da Hi-Rez com gameplay parecida com Overwatch — Foto: Divulgação/Hi-Rez Studios

Lançado em 2016, Paladins é o FPS da Hi-Rez com gameplay no estilo do grande sucesso Overwatch. No jogo, dois times de cinco jogadores se enfrentam nos diferentes modos: Cerco, Mata-Mata e Chacina. No primeiro, os times devem capturar o objetivo e levar a carroça até o ponto final. No segundo, os times se enfrentam em um combate descontrolado na missão de matar 40 inimigos.

Já no terceiro, os times combatem para ver quem controla o objetivo por mais tempo. Cada jogador deve escolher um dos diversos personagens, que variam entre as classes de dano, tanque, flanco e suporte. Monte estratégias em equipe para combinar as diferentes habilidades e talentos dos campeões. Disponível para download grátis no PC pelo Steam, o jogo também está nos consoles PlayStation 4 (PS4) e Xbox One.

4. Dota Underlords

Dota Underlords é o auto chess da Valve de grande sucesso no Steam — Foto: Divulgação/Valve

Dota Underlords é um jogo do gênero Auto Chess, o mesmo do popular TeamFight Tactics (TFT) do League of Legends (LoL). Com uma mecânica que envolve muita estratégia, o jogo coloca você e sete adversários para batalhar pelo controle da cidade de Espiral Branca. Monte a melhor tática ao recrutar, combinar e upar o nível do seu exército e destrua seus adversários. Gratuito no Steam para PC, o jogo também está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

5. Team Fortress 2

Team Fortress 2 é um dos "vovôs" dos FPS que continua na ativa entre jogadores competitivos e casuais — Foto: Divulgação/Steam

Team Fortress 2, ou TF2, é o jogo FPS da Valve lançado em 2007 que foi um dos precursores do estilo “Hero Shooter” com estética cartoonizada. No jogo dois times (RED e BLU) se enfrentam nas mais diversas modalidades, que vão de dominar os pontos de controle do adversário, até levar o payload (carga) cheio de explosivos para a base inimiga. Com uma grande variedade de personagens, o jogo conta com nove classes distintas repletas de habilidades e personalidades únicas. Combine estratégias em time e se divirta nesse jogo de tiro online. Além do PC (via Steam), o jogo está disponível nos consoles Xbox 360 e PlayStation 3 (PS3).

6. Path of Exile

Path of Exile é o jogo de RPG com avaliações muito positivas no Steam — Foto: Divulgação/Grinding Gear Games

Path of Exile é um jogo online de RPG e aventura com elementos hack and slash que possui semelhanças na jogabilidade com a série Diablo. O objetivo do game é sobreviver ao mundo sombrio de Wraeclast enquanto explora e domina as diferentes classes e administra itens e recursos. Atualmente, o jogo possui sete classes: duelista, templário, bruxa, caçadora, marauder, sombra e herdeira. Escolha uma, crie seu personagem e jogue para ganhar experiência e subir de nível. Disponível para PC (via Steam), o jogo também tem download gratuito para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One.

7. Realm Royale

Realm Royale é o jogo de gênero Battle Royale da Hi-Rez com os personagens de Paladins — Foto: Divulgação/Hi-Rez Studios

Realm Royale é um jogo do gênero Battle Royale na presença dos personagens de Paladins. Com a mesma jogabilidade dos populares Fortnite e PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), você entra em uma arena para enfrentar outros participantes e buscar a vitória ao ser o último sobrevivente. Busque armas e habilidades poderosas para ter vantagem no combate e fuja da névoa mortal, que diminui a área segura do mapa conforme o jogo avança.

Assim como em Paladins, o que chama atenção no game são os icônicos cavalos usados como montaria, que são usados para se deslocar pelo mapa. Além do PC (via Steam), o game está disponível para download nos consoles Xbox One e PlayStation 4 (PS4).

8. Warframe

Warframe é um shooter online em terceira pessoa ganhador de análises muito positivas no Steam — Foto: Divulgação/Digital Extremes

Warframe é um shooter online em terceira pessoa ganhador de análises muito positivas. O jogo é de ação cooperativa e pode ser jogado em modo solo ou multiplayer. O cenário tecnológico futurístico coloca os usuários em conflitos e os concede missões a serem cumpridas. Para isso, é preciso selecionar um personagem que irá vestir as chamadas Warframes, vestimentas que garantem poderes e habilidades e que são melhoradas de acordo com a progressão do jogador.

9. Albion Online

Em Albion Online o jogador fabrica os próprios equipamentos de acordo com o estilo de jogabilidade — Foto: Divulgação/Sandbox Interactive GmbH

Albion Online é um MMORPG de mundo aberto situado em um universo de fantasia medieval. Diferente dos outros títulos do gênero, o game possui um sistema de combate sem classe e uma economia baseada nos jogadores, o que permite que o player produza seus próprios equipamentos de acordo com seu estilo de jogabilidade. Explore o mundo, combine peças de armadura, fabrique itens, batalhe nos intensos PvP e forje alianças.

10. Destiny 2

Destiny 2 é um FPS ganhador de muitas análises positivas no Steam — Foto: Divulgação/Bungie

Desenvolvido pela Bungie e lançado pela Activision, Destiny 2 é um FPS ganhador de muitas análises positivas. Na temática de ficção científica, o player explora os mistérios do sistema solar com o seu Guardião e luta para deter a nova ameaça. Jogue sozinho ou junte-se a outros guardiões para completar missões cooperativas, competir em modos PvP, liberar habilidades elementares e lutar contra poderosos inimigos. Além do PC (via Steam), o jogo está disponível nos consoles Xbox One e PlayStation 4 (PS4).

11. Brawlhalla

Brawlhalla é o jogo de plataforma 2D da Blue Mammoth — Foto: Divulgação/Blue Mammoth

Brawlhalla é um jogo de luta de plataforma 2D desenvolvido pela Blue Mammoth e distribuído pela Ubisoft. Com jogabilidade similar a da série Super Smash Bros, da Nintendo, o jogo foi lançado em 2015 e acumulou análises muito positivas. O game coloca jogadores em uma arena para batalhar entre si.

O objetivo é causar dano ao oponente e arremessá-lo para fora do mapa até que ele não consiga mais voltar. Além de chamar atenção pelos gráficos coloridos, surpreende com os mais de 30 personagens customizáveis e pela boa mecânica de combate. Além do PC (via Steam), o game também está disponível para download no PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch.

12. Yu-Gi-Oh! Duel Links

Yu-Gi-Oh! Duel Links é o game de sucesso da Konami — Foto: Divulgação/Konami

Yu-Gi-Oh! Duel Links é o jogo de cartas da Konami baseado no clássico anime Yu-Gi-Oh!. O game permite que você desafie oponentes em um duelo de cartas no modo campanha ou multiplayer. Monte seu deck para gerar as melhores combinações em batalha. Além de disponível para download grátis no PC pelo Steam, o game pode ser jogado em celulares Android e iPhone (iOS).

Qual seu jogo favorito da Steam? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo