Fones de ouvido

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Música 8D é um estilo de áudio que causa a sensação de direção e movimento no espaço. A canção Hallelujah, por exemplo, apareceu em grupos de WhatsApp nos últimos dias. A versão da banda Pentatonix e vídeos de outros grupos pelo YouTube, chamam atenção pelas várias vozes reproduzidas de diversos lados. Para chegar nesse resultado, são necessárias determinadas técnicas de edição, e o efeito aparece melhor em fones de ouvido com som estéreo. Confira a seguir cinco perguntas e respostas sobre músicas 8D e saiba a melhor maneira de ouvir áudios do tipo.

Fone de ouvido da Beats vale a pena? Analisamos o modelo top de linha

Fone de ouvido da Beats vale a pena? Analisamos o modelo top de linha

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No Whatsapp, a corrente que traz Hallelujah na versão 8D da banda Pentatonix circula com um texto que aponta para a sensação de "ouvir a música com o cérebro, e não com os ouvidos" e de "sentir a música vindo de fora, e não dos fones de ouvido". A noção de posição também tem destaque: "Vai perceber a música passando, dando a volta por trás da sua cabeça, indo de um lado para o outro". Por fim, a mensagem reforça que o efeito aparece "apenas" ao utilizar os dois fones de ouvido.

O que é música 8D?

Som 8D usa técnicas de edição e fones de ouvido para simular som que parece vir de diferentes direções — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Músicas 8D são amostras de som que levam a uma maior imersão, utilizando efeitos para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos em diversas direções. Isso acontece por meio de técnicas de mixagem feitas nos canais originais da gravação, dando um aspecto tridimensional. Ao ouvir áudios 8D, é possível sentir o eco, a distância e a direção dos sons, como se o usuário estivesse em uma apresentação ao vivo.

Onde encontrar música 8D?

É possível encontrar música 8D no YouTube principalmente, mas outros canais de streaming de som, como o SoundCloud, também oferecem algumas amostras. Há ainda artistas que se dedicam à criação de som com esse tipo de efeito, como o próprio grupo Pentatonix.

No YouTube, o canal 8D Tunes é especializado nesse tipo de conteúdo e reúne produções de vários estilos de artistas do mundo tudo. Além disso, é possível encontrar também músicas de artistas famosos reeditadas para oferecer a sensação de som 8D, como Bohemian Rhapsody, do Queen.

Áudio 8D é diferente de áudio 3D?

Som binaural é gravado com o uso de microfones e bonecos para simular a forma pela qual nós ouvimos — Foto: Divulgação/KallBinauralAudio

A rigor, não há diferença técnica entre as duas ideias, já que ambas buscam simular a propagação de som de forma direcional por meio de técnicas de gravação, mixagem e efeitos de edição. Mas, em geral, o som 8D é obtido por meio de técnicas de edição, utilizando ferramentas de software. Já o som binatural ou 3D, embora não dispense o uso de técnicas de pós, tem uma relação mais direta com os processos de gravação.

Por que é melhor ouvir música 8D em fones de ouvido?

Basicamente, fones passam melhor a sensação de direção, já que reproduz de modo estéreo, facilitando a variação nos dois lados. A reprodução do som 8D em alto-falantes convencionais pode dificultar essa percepção. Para sentir a diferença, reproduza a mesma música com proposta 8D em uma caixa de som e em um fone de ouvido.

Qualquer fone pode reproduzir músicas em 8D?

Qualquer fone de ouvido dá conta de reproduzir som em 8D — Foto: Divulgação/Drop

Fones de ouvido de segmentos mais premium vão reproduzir som de melhor qualidade e com maior riqueza de detalhes. Apesar disso, um ponto interessante de músicas 8D é que, para experimentar o efeito, não é necessário nada muito sofisticado ou caro. Portanto, qualquer fone pode passar a experiência espacial desse estilo.

Como fazer surround 7.1 do home funcionar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo