Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo, segundo relatório da DataReportal de 2019. Contudo, o app pode apresentar algumas limitações de acordo com a necessidade dos usuários, como a restrição de quatro pessoas por chamada de vídeo e a ausência de bots para automatizar ações nas conversas.

Telegram, Viber, Signal, Messenger, Skype são exemplos de mensageiros com funções diferenciais que se destacam em relação ao WhatsApp. Todos eles são disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS). Confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos apps de mensagens alternativos.

Veja os diferenciais dos aplicativos rivais do WhatsApp — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens disponível em smartphones e na web. O mensageiro tem uma ampla variedade de temas e o usuário pode customizar a interface do app como quiser. O Telegram permite assistir a vídeos e ouvir músicas durante o download dos arquivos, além de criar e alternar entre múltiplas contas em um único dispositivo.

Entre os diferenciais do Telegram, em comparação ao WhatsApp, está a possibilidade de criar grupos com limite de 200 mil integrantes, e enviar fotos, vídeos e documentos sem restrição de tamanho. Além disso, o histórico de conversas não ocupa espaço na memória do celular, já que fica disponível na nuvem. A desvantagem do serviço está na quantidade de usuários, que é bem inferior ao WhatsApp.

Telegram possui um bom feedback pelos usuários do Google Play — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

2. Viber

O mensageiro Viber foi lançado em 2010 com a proposta de realizar chamadas e trocar mensagens de forma gratuita entre pessoas de qualquer parte do mundo. O aplicativo permite que o usuário grave mensagens de vídeo e voz instantâneas, faça ligações de voz e vídeo, se expresse com figurinhas e mais.

As chamadas também podem ser feitas pelo computador — algo impossível no WhatsApp Web, por sua vez — e o app disponibiliza jogos para se divertir em grupos com os amigos. Entretanto, na seção de comentários da Play Store, alguns usuários alegaram dificuldades ao realizar ligações pelo Viber.

Viber tem funções parecidas com o WhatsApp — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

3. Signal

O Signal é um aplicativo gratuito para trocar mensagens e fazer ligações. Ele foi desenvolvido por uma entidade sem fins lucrativos que busca proporcionar uma experiência sem publicidade e rastreadores. Signal é semelhante aos rivais no sentido de permitir fazer chamadas de áudio e vídeo, enviar texto, GIFs, imagens, mensagens de voz e clipes.

Um diferencial do aplicativo, contudo, é a possibilidade de customizar alertas personalizados para cada contato. O serviço é criptografado de ponta-a-ponta para manter a comunicação segura dentro do aplicativo.

Signal é mensageiro "superseguro" para Android e iPhone — Foto: Daniel Dutra/TechTudo

4. Messenger

O Messenger é o mensageiro do Facebook que permite fazer chamada de vídeo e áudio, mandar mensagens de texto ou voz, enviar figurinhas e GIFs. O aplicativo ainda permite que o usuário compartilhe posts do Facebook diretamente com seus contatos. Uma das funções mais aguardadas (e recentemente adicionada ao Messenger) é o recurso de selecionar uma mensagem específica para respondê-la.

Um ponto positivo é que também é possível realizar as chamadas pelo computador por meio do site do Facebook. Um diferencial do Messenger é sua integração com o Facebook, que permite entrar em contato com marcas e empresas com fanpages na rede social.

Messenger e WhatsApp são mensageiros do Facebook — Foto: Wallace Nascimento/TechTudo

5. Skype

O Skype é um dos pioneiros no campo de videoconferência. O programa foi lançado em 2003 e fez muito sucesso pelas ligações de áudio e de vídeo a preços abaixo da média do mercado na época. Diferente dos outros mensageiros, o Skype permite mandar SMS e fazer ligações para telefones e celulares fixos de operadoras de telefonia, com o crédito Skype pré-pago. Para fazer uma chamada para os Estados Unidos, por exemplo, a taxa cobrada é de R$ 0,06 por minuto.

Hoje, o programa está disponível como aplicativo para celulares e permite enviar mensagens de texto, fotos, fazer chamadas de áudio e vídeo de graça pela Internet e compartilhar a tela durante videoconferências.

As ligações de vídeo do Skype permite que o usuário divida a tela com mais de uma pessoa — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Como ativar o modo escuro do WhatsApp no iPhone (iOS)

Como ativar o modo escuro do WhatsApp no iPhone (iOS)

Mais do TechTudo