Sistemas operacionais

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Windows 10 conta com alguns easter eggs que remontam a versões antigas do sistema operacional da Microsoft e que o usuário pode acessar pelo computador. Entre os segredos e brincadeiras, o Windows 10 oferece o famoso God Mode (modo Deus) surgido no Windows Vista, permite acessar o discador de telefone do Windows 95, traz uma imagem de Senhor dos Anéis dentro das configurações e, mesmo 25 anos depois, ainda conserva a porta 666, reservada para o Doom 95. Confira a seguir, uma lista com os cinco easter eggs mais interessantes do sistema operacional e descubra como acessá-los.

Confira easter eggs curiosos presentes no Windows 10 — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

1. Modo Deus (God Mode)

God Mode não dá superpoderes, mas facilita o uso do Painel de Controle — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O God Mode é um recurso que surgiu no Windows Vista e que desbloqueia uma visualização completa de itens no Painel de Controle, sendo acessado por um atalho bem prático. Embora a funcionalidade não dê superpoderes como o nome sugere, é útil para quem ainda não usa o "Configurações" do Windows 10.

Para ativar o Modo Deus, basta criar uma pasta com a seguinte cadeia de caracteres como nome: “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” sem as aspas. Sua pasta se tornará um atalho para a visualização em lista de todas as entradas do Painel de Controle.

2. Discagem telefônica

Ferramenta de discagem é a mesma do Windows 95 e funciona, se você tiver modem ligado à linha — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Com o Windows 95, a Microsoft implementou uma série de recursos que tiravam proveito dos modens e da conectividade com linhas telefônicas, comum nas primeiras fases da Internet. Um vestígio disso é o "dialer.exe". O programa ainda existe em todas as versões do Windows e é útil para realizar ligações telefônicas, desde que seu sistema esteja ligado à linha.

Você pode acessá-lo por meio da pesquisa do Windows 10: use as teclas Windows + Q e digite “dialer.exe” sem as aspas na caixa de buscas. Até mesmo os ícones e a linguagem da interface gráfica do discador são os originais, criados há 25 anos para o Windows 95.

3. Porta para o Doom 95

Windows 10 reserva a porta 666 para o Doom95 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Doom 95 foi a primeira versão do histórico game de tiro para o Windows 95. O título reservava a porta de conexão de rede 666, em referência ao número da besta, naquela versão do sistema. Os anos e as edições do Windows evoluíram, mas a porta 666 continua reservada para o jogo.

Para ter acesso, é preciso ir até a pasta do sistema C:\Windows\System32\drivers\etc. Lá você encontrará o arquivo “services”: abra-o no Bloco de Notas e deslize a tela até encontrar a porta 666. Como você pode ver, ela segue reservada para o jogo. Lembre-se que esse arquivo e pasta são usados pelo sistema, então não altere seus conteúdos.

4. CON e outros nomes bloqueados em pastas e arquivos

Windows 10 segue proibindo o uso de alguns termos na hora de nomear arquivos e pastas — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Se você tentar criar uma pasta com o nome CON verá uma mensagem de erro. Isso ocorre porque essa palavra, assim como PRN, AUX, LPT#, COM#, NUL e CLOCK$, estão reservadas pelo sistema para nomear dispositivos conectados ao computador. Se, por exemplo, permitisse o uso de PRN em uma pasta do usuário, o Windows poderia ficar confuso a respeito de qual lugar buscar dados da sua impressora.

A curiosidade a respeito disso é que essa limitação é uma herança que antecede até mesmo o próprio Windows: esses nomes são reservados pela Microsoft desde o MS-DOS, sistema operacional sem interface gráfica da desenvolvedora dos anos 1980.

5. Senhor dos Anéis no Windows 10

Microsoft escolheu uma casa de hobbit para mostrar como ficam as legendas automáticas do Windows — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Há uma pequena imagem de uma casa de um hobbit dentro do Windows 10. Para vê-la, acesse as “Configurações”, depois abra “Facilidade de Acesso” e, no menu esquerdo, selecione a opção “Legendas ocultas”. Você verá que os desenvolvedores da Microsoft usaram uma pequena imagem de Senhor dos Aneis, que mostra uma toca de um hobbit, para mostrar como as legendas ficam, caso sejam ativadas nas configurações de acessibilidade do Windows 10.

Qual é a melhor versão do Windows? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo