Jogos de Esporte

Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


FIFA 20 e PES 2020 são os simuladores de futebol mais recentes lançados pela EA Sports e Konami, respectivamente. Os games, que estão disponíveis para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (FIFA 20 pela Origin e PES 2020 pelo Steam), compartilham várias semelhanças entre si. Apesar disso, FIFA tem tido destaque na comparação com o rival nos últimos anos, por aspectos como a jogabilidade e recursos.

O modo Futebol Volta, ligas exclusivas e futebol feminino fazem com que PES 2020 fique devendo na comparação com o concorrente. Veja, a seguir, cinco aspectos que PES não possui e por isso fazem com que FIFA se destaque. Uma outra lista do TechTudo traz as cinco vantagens do PES 2020 em relação ao FIFA 20.

Cinco vantagens do FIFA 20 em relação ao PES 2020 — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Futebol Volta

Lançado em FIFA 20, o Futebol Volta é dedicado a quem tem saudade de jogar bola. O modo de jogo remodelou o antigo FIFA Street, título da EA Sports sobre futebol de rua. Agora parte integrante de um único jogo, o Futebol Volta possui partidas de 3 x 3 sem goleiro, 5 x 5, estilo futsal e mais. Além disso, é possível escolher um time de verdade como Real Madrid ou PSG para jogar. No modo Volta, os dribles e finalizações acrobáticas estão liberados, sendo que quanto mais bonito o gol, melhor. PES nunca possuiu nenhum modo de jogo nem semelhante ao que a nova versão do FIFA Street propõe.

Um dos cenários do Modo Volta em FIFA 20 é o Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/EA Sports

2. Champions League e Copa Libertadores oficiais

FIFA 20 ganha de seu rival de lavada no quesito competições internacionais. A Copa Libertadores da América e a Champions League, os dois principais torneios de clubes do mundo, são exclusivos do game da EA Sports. Isso significa que logos, pacotes de transmissão, marcas oficiais, troféus, patches e outros aspectos desses campeonatos estão somente no FIFA. Além disso, o FIFA possui também com exclusividade a Europa League, UEFA Super Cup, Conmebol Sul-Americana e Recopa Sul-Americana.

Apesar de estarem na Libertadores em FIFA 20, os times brasileiros estão com elencos genéricos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

3. Ligas exclusivas

Outro recurso que diferencia FIFA de seu concorrente PES já há alguns anos é o número de ligas exclusivas. O título da EA Sports tem mais de 25 ligas exclusivas, enquanto o jogo da Konami tem apenas quatro. Além dos campeonatos de menor expressão, como a K-League 1 (Coreia do Sul), Liga 1 (Romênia) e Abdul Latif Jameel League (Arábia Saudita), FIFA possui grandes nomes.

A Premier League, por exemplo, que é o campeonato nacional da Inglaterra e considerado por muitos como o melhor do mundo, só pode ser jogado de forma oficial no FIFA 20. Esse também é o caso da La Liga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha).

A Premier League está com times, estádios e logos oficiais em FIFA 20 — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Veja as novidades de FIFA 20 na atualização que inclui a Copa Libertadores no game

FIFA 20 recebe a Copa Libertadores; veja principais novidades

FIFA 20 recebe a Copa Libertadores; veja principais novidades

4. Futebol feminino

O game FIFA também foi um pioneiro na inclusão, já que desde a versão lançada em 2015 é possível jogar com equipes femininas. O jogo da EA Sports tem apostado nesse recurso por causa do crescimento da popularidade do futebol feminino ao redor do mundo e pelo aumento do interesse das mulheres em jogos eletrônicos. FIFA 19 chegou a ganhar, inclusive, uma atualização com a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que fora do mundo virtual foi disputada na França.

No caso de PES 2020, essa realidade parece estar distante de acontecer. O gerente europeu da Konami, Lennart Bobzien, já disse em entrevista que a empresa não tem planos para adicionar o futebol feminino ao game.

FIFA 20 permite escolher jogadoras e técnicas mulheres — Foto: Divulgação/EA Sports

5. Versão para Nintendo Switch

FIFA e PES possuem versões para PC, Xbox One e PS4. O título da EA Sports, porém, pode ser jogado em mais uma plataforma, o Nintendo Switch. A versão para o console híbrido é a Legacy Edition, que possui menos clubes e menos modos de jogo. Apesar disso, os jogadores tem acesso ao Jogo Rápido, Modo Carreira, Torneios (incluindo a UEA Champions League) e modos online (amistosos e temporada). Assim como o futebol feminino, a Konami já explicou que não há nenhuma programação para PES 2020 desembarcar no videogame da Nintendo.

A Legacy Edition de FIFA 20 tem o belga Eden Hazard na capa — Foto: Divulgação/EA Sports

Mais do TechTudo