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Por Daniel Dutra, para o TechTudo


Na hora de vender artigos usados na OLX, é importante seguir algumas orientações para ter negociações bem-sucedidas. Em meio a tantos anúncios, pode ser um desafio para o vendedor se destacar e efetuar uma compra. Por isso, a lista a seguir traz sete dicas para realizar boas vendas na OLX.

Comparar os preços de produtos semelhantes, garantir condições seguras para concluir a negociação e manter uma boa comunicação com potenciais compradores são algumas das táticas. Confira abaixo algumas dicas para usar o aplicativo para Android e iPhone (iOS) da rival do Mercado Livre, e veja como garantir uma boa negociação na plataforma de anúncios.

Confira dicas para ter vendas bem-sucedidas na OLX — Foto: Helito Bijora/TechTudo

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1. Verifique os valores do seu produto

Precificar o seu produto é uma ação decisiva para que o anúncio funcione. Para descobrir se o preço em mente é o ideal, é importante verificar outros anúncios parecidos na própria OLX. Além de manter sua oferta competitiva e evitar a desvalorização do produto, também é importante estar atento aos preços por uma questão de credibilidade.

Preços muito altos ou muito baixos podem gerar desconfiança por parte do possível comprador. Logo, mesmo que você queira vender o produto o quanto antes, evite anunciá-lo por um preço muito baixo, pois pode levantar suspeitas de fraude ou de produto avariado.

Comparar preços de produtos semelhantes por meio da busca com filtros pode ajudar a criar anúncio mais adequado — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

2. Tire as dúvidas de possíveis compradores por meio do chat do app

O chat da OLX é uma das funções mais importantes do app, já que permite que o vendedor e seus possíveis compradores conversem diretamente. Utilizar esse chat para tirar dúvidas de clientes é uma atitude decisiva para garantir boas negociações, já que demonstra proximidade e disponibilidade. O chat também permite denunciar irregularidades à OLX. Isso pode ajudar a empresa a deletar anúncios irregulares e até mesmo a banir certos usuários.

Entretanto, vale ressaltar que a ferramenta de bate-papo pode deixar o vendedor confuso, pois há o risco de vários interessados entrarem em contato para tirar dúvidas sobre um mesmo produto, o que cria diferentes conversas privadas. O vendedor, então, corre o risco de responder às mesmas perguntas mais de uma vez — nesse caso, é provável que falte alguma informação importante no anúncio em si.

Chat da OLX permite tornar negociações mais transparentes e seguras — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

3. Evite golpes conferindo a identificação de possíveis compradores

Vendedores devem tomar cuidado ao serem contatados por possíveis compradores. Enquanto a OLX estimula a verificação do perfil de anunciantes com e-mail e telefone, o mesmo não acontece com as contas de clientes. Então vendedores devem ter atenção para verificar se a compra não se trata de uma tentativa de fraude.

Caso alguém entre em contato pelo site e tenha uma identificação um pouco vaga ou ambígua, não hesite em pedir informações mais detalhadas. A própria OLX recomenda perguntar não apenas nome, mas também sobrenome, local de trabalho e outros dados do usuário. Além disso, pode ser uma boa estratégia tentar confirmar os dados em redes sociais e em outros sites.

OLX verifica perfis de anunciantes, o que auxilia potenciais compradores — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

4. Tome cuidado na hora da negociação

A OLX conecta vendedores e compradores, mas não intermedeia pagamentos. Portanto, é necessário tomar cuidado ao fechar uma negociação para evitar fraudes e golpes. A empresa sugere que os usuários não realizem depósitos ou transferências bancárias antes do recebimento do produto, assim como ressalta o risco de emissão de comprovantes falsos de depósitos bancários.

A melhor alternativa é concluir a negociação pessoalmente. Nesse caso, é importante escolher um local público, seguro e bem movimentado, além de garantir que se trate de um lugar onde o produto possa ser testado em busca de possíveis avarias.

Evite golpes na OLX com negociações feitas pessoalmente — Foto: Pond5

5. Tire boas fotos

Fotos podem ser o elemento decisivo para levar um possível comprador ao seu anúncio. Por isso, concentre-se em tirar boas fotos do produto. A OLX permite até seis imagens para cada anúncio.

Logo, é preciso escolher bem quais serão essas fotos, mostrar detalhes do produto em questão e escolher uma câmera de boa qualidade para ressaltar as características do produto. Além de buscar imagens no celular, o app da OLX também consegue acessar a câmera, o que permite produzir imagens no momento da criação do seu anúncio.

Confira dicas para tirar fotos boas com o celular

Confira dicas para tirar fotos boas com o celular

6. Respeite as regras do site para não ser banido

Há varias regras de criação de anúncios na OLX que devem ser respeitadas para que o usuário não seja banido da plataforma. Além de inserir os produtos nas categorias adequadas, também é necessário, por exemplo, prestar atenção às diferenças entre anúncios feitos por pessoas físicas e por pessoas jurídicas.

Em caso de serviços, é importante verificar em que medida eles estão de acordo com a legislação brasileira. Vale lembrar que os anúncios podem ser denunciados por outros usuários. Duplicar anúncios, incluir dados inverossímeis e até mesmo colocar o anúncio em uma categoria errada podem levar a denúncias.

Usuários da OLX podem denunciar anúncios suspeitos ou irregulares — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

7. Pague para destacar seu anúncio

É possível anunciar de graça na OLX, mas a plataforma também oferece modalidades pagas que podem facilitar a venda do produto. Os destaques da OLX se dividem em quatro categorias: básico, prata, ouro e diamante. Cada um tem sua própria forma de funcionamento e interage com diferentes setores da plataforma, como a Galeria e a Galeria Premium, áreas especiais do site que são visualizadas acima dos anúncios, mas apenas na versão web da plataforma.

Na modalidade "Básico", o anúncio aparece o topo das buscas no momento em que o destaque é contratado. A modalidade "Prata" também leva o anúncio ao topo das buscas três vezes em uma semana. O destaque "Ouro", além de levar o anúncio ao topo das buscas, também o insere na Galeria por sete dias. Já a categoria "Diamante" leva o anúncio ao topo das buscas uma vez por dia e o insere tanto na Galeria como na Galeria Premium.

Vendedor pode aderir a planos de destaque com valores diferenciados — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

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