Video game

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O PlayStation 2, ou PS2, é um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, com mais de 155 milhões de unidades comercializadas no mundo todo. O grande número se reflete também nos jogos – o aparelho possui dezenas de games que ultrapassam a casa de um milhão de cópias vendidas, mais de 160 títulos, para ser mais próximo.

Porém, apenas alguns compõem o grande “Top 10”, incluindo nomes de séries como Final Fantasy e Kingdom Hearts, ambas da Square Enix e do gênero RPG, além da saga GTA, da Rockstar, e Gran Turismo, da própria Sony. Confira a lista completa dos 10 mais vendidos do PS2 e conheça um pouco de cada um, do menor para o maior.

Kingdom Hearts 1 foi relançado em outras plataformas — Foto: Divulgação/Square Enix

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Kingdom Hearts – 4,78 milhões de unidades vendidas

Kingdom Hearts é um jogo de RPG de ação, que mescla personagens originais com heróis da saga Final Fantasy e também de mundos da Disney, como Aladdin, O Rei Leão e A Pequena Sereia. O game já conta com mais de três capítulos principais e alguns spin-offs, incluindo lançados em outros aparelhos. É ainda um dos maiores sucessos do console da Sony e já foi relançado no PS3 e PS4.

Tekken 5 – 6 milhões de unidades vendidas

Tekken 5 é um dos jogos de luta mais elogiados da série da Bandai Namco, não só por seu grande elenco de lutadores, como também por sua qualidade gráfica e técnica. Ele fez tanto sucesso que foi atualizado depois, nos fliperamas e PSPs, com direito a mais lutadores ainda e outros modos de jogo, como o inusitado Tekken Boliche.

Dominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Final Fantasy 12 – 6 milhões de unidades vendidas

Final Fantasy 12 é conhecido como um dos melhores títulos de RPG da saga da Square Enix. Foi neste game que a empresa decidiu deixar de lado as batalhas em turno para tentar algo mais voltado para o tempo real. A história é cercada de um clima épico, com bastante reviravolta e emoções, inspirada em Star Wars. O game também foi relançado, anos depois, em outras plataformas.

Final Fantasy 12 ainda é lembrado como clássico — Foto: Divulgação/Square Enix

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty – 7 milhões de unidades vendidas

Conhecido por ser o primeiro Metal Gear Solid a não ser protagonizado por Solid Snake, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty surpreendeu ao apresentar Raiden como seu herói principal. O jogo de ação e espionagem também é tido como um dos melhores da série, com história profunda e bem escrita.

MGS 2 introduziu um novo protagonista — Foto: Divulgação/Konami

GTA 3 – 8 milhões de unidades vendidas

GTA 3 revolucionou não só a série da Rockstar, como também a indústria dos jogos, como o primeiro game realmente de mundo aberto em 3D total, partindo de um estilo gráfico diferenciado que vinha do GTA 2. A partir daqui, tudo mudou e isso fez deste um dos mais vendidos da saga no PS2 sozinho.

GTA 3 apresentou uma revolução para a série com gráficos em 3D — Foto: Divulgação/Rockstar

Final Fantasy 10 – 8 milhões de unidades vendidas

Apesar de seguir um ritmo mais clássico, Final Fantasy 10 foi o primeiro da série a ser lançado oficialmente no PS2. A história misturava elementos modernos com clássicos, incluindo batalhas em turnos, mas com personagens que viviam em um mundo futurista. Também foi o primeiro Final Fantasy a ter dublagem, o que marcou época.

Final Fantasy 10 foi o primeiro com dublagem — Foto: Divulgação/Square Enix

Grand Theft Auto: Vice City – 9,61 milhões de unidades vendidas

Grand Theft Auto: Vice City continuou a evolução que foi vista em GTA 3 e expandiu as emoções da série, literalmente. O jogo deu mais profundidade aos personagens e trouxe novidades para a história, que agora se passava em uma Vice City realmente viva. Também inovou a saga por ter um enredo contado no passado.

GTA VIce CIty expandiu o universo — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Gran Turismo 4 – 11,76 milhões de unidades vendidas

Até hoje, Gran Turismo 4 é um dos mais vendidos de toda a série e também um dos mais bonitos para a plataforma em que foi lançado. Nenhum outro jogo de simulação de veículos supera Gran Turismo 4 no PS2 em termos gráficos – se aproximando muito do que foi visto no PlayStation 3 (PS3), anos depois, pois rodava em HD. Também é um dos três games do PS2 a passar da marca de 10 milhões de cópias vendidas.

Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 — Foto: Divulgação/Sony

Gran Turismo 3: A-Spec – 14,89 milhões de unidades vendidas

Antes de Gran Turismo 4, porém, outro jogo já havia feito enorme sucesso no PS2, da mesma série. Gran Turismo 3: A-Spec foi uma atualização esperada da marca, conhecido inicialmente como Gran Turismo 2000, trazendo uma série de inovações para a marca de simuladores da Sony.

Gran Turismo 3 também foi um sucesso — Foto: Divulgação/Sony

Veja também: assista ao vídeo sobre como usar códigos em GTA San Andreas

GTA San Andreas: como usar códigos e cheats

GTA San Andreas: como usar códigos e cheats

GTA San Andreas – 17,33 milhões de cópias de unidades vendidas

GTA San Andreas é o grande arrasa-quarteirões da Sony e também da Rockstar. Nenhum outro jogo chegou perto do Grand Theft Auto San Andreas em termos de vendas no PS2, ultrapassando a marca de 17 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

CJ de GTA San Andreas ainda é lembrado por fãs — Foto: Divulgação/Rockstar

O sucesso de GTA San Andreas se explica por seus personagens carismáticos, história cativante e com muita dose de violência, digna de um game da franquia. Até hoje, o nome de CJ figura entre os protagonistas mais carismáticos de toda a série e os gráficos de San Andreas fizeram história para o PS2.

Mais do TechTudo