Por Soraia Barbosa, para o TechTudo


O primeiro PlayStation (PS1) da Sony Computer Entertainment foi lançado inicialmente em dezembro de 1994, no Japão, e marcou o início da linha de consoles da empresa. Ele permaneceu no mercado até 2006, e foi o primeiro console de mesa a alcançar a marca de 100 milhões de unidades vendidas, tornando esse um dos videogames mais bem sucedidos em vendas de todos os tempos. Os jogos lançados para o PS1 marcaram época, e certamente alavancaram o sucesso do aparelho. Títulos como Final Fantasy VII, Gran Turismo e Tekken 3 bateram números altíssimos de unidades vendidas.

Veja a seguir quais são os 10 jogos mais vendidos do PlayStation de todos os tempos, de acordo com as estimativas do site VGChartz. Sucessos nostálgicos como Crash Bandicoot, Gran Turismo 2 e Final Fantasy VIII ficaram entre os maiores destaques do console da Sony.

Metal Gear Solid foi um dos grandes sucessos do PlayStation — Foto: Reprodução/MetalGearTimeline

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

10. Metal Gear Solid

Metal Gear Solid marcou a chegada da aclamada franquia de ação e espionagem criada por Hideo Kojima nos jogos 3D. Sua estreia na plataforma foi muito bem recebida, com notas altíssimas nas críticas e sua trama sendo comparada a um blockbuster de cinema. Este é considerado por muitos um dos jogos essenciais do PSOne e deu origem a uma série de games que fez muito sucesso nas gerações posteriores. O título vendeu cerca de 6.03 milhões de unidades, de acordo com estimativas do VGChartz.

9. Driver

Em Driver, o jogador controla um detetive que deve cumprir missões envolvendo carros pra se infiltrar no mundo do crime — Foto: Divulgação/Reflections Interactive

O primeiro jogo da série de jogos de corrida Driver chegou em junho de 1999 no PlayStation e foi um enorme sucesso comercial. Apenas um mês após o seu lançamento, ele já tinha mais de um milhão de cópias vendidas e muitos elogios da crítica especializada. Em 2007 ele já era integrante da linha Platinum do PS1 nos EUA, com 3.22 milhões de unidades vendidas apenas no país. Na premiação do Game Critics Awards da E3 de 1999, Driver foi o vencedor do título de Melhor Jogo de Corrida do Ano. Segundo estimativas do VGChartz, foram 6.27 milhões de cópias vendidas.

8. Crash Bandicoot

Crash Bandicoot era praticamente o mascote do console da Sony não oficialmente — Foto: Reprodução/Taringa

O personagem Crash Bandicoot da Naughty Dog surgiu como um mascote da Sony para concorrer com os populares Mario e Sonic, das concorrentes Nintendo e Sega. Seu primeiro jogo foi uma febre entre os jogadores do PlayStation, sendo muito elogiado pelos seus gráficos bonitos e coloridos, que aproveitavam muito bem o poder da plataforma, além de jogabilidade bem elaborada e divertida. Segundo a empresa de pesquisa de mercado norte-americana NPD Group, ele ficou por quase dois anos entre o Top 20 de vendas do PS1. O VGChartz estima que foram 6.82 milhões de unidades vendidas.

7. Crash Bandicoot 3: Warped (7.13 Milhões)

Crash Bandicoot 3: Warped tinha Coco Bandicoot como personagem jogável — Foto: Divulgação/Sony

O terceiro jogo da série Crash Bandicoot foi um sucesso em todo o mundo, inclusive no Japão onde ele vendeu mais do que os seus predecessores e foi o primeiro jogo não japonês a vender mais de 1 milhão de unidades no país. Em 2002, ele já tinha vendido um total de 5.7 milhões de cópias em todo o mundo, sendo considerado um dos títulos mais populares de sua época. Ainda de acordo com estimativas, foram 7.13 milhões de cópias comercializadas.

Veja também: assista ao vídeo sobre o PlayStation 5 (PS5) a seguir

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

6. Tekken 3

Eddy Gordo trouxe uma excelente representação da capoeira brasileira em Tekken 3 — Foto: Reprodução/WhatCulture

Um dos jogos de luta mais populares do PS1 definitivamente foi Tekken 3. Lançado em 1998 na plataforma da Sony, ele trazia um total de 23 lutadores, além dos modos Tekken Force e Tekken Ball, exclusivos da versão de console. No mesmo ano de seu lançamento, Tekken 3 já tinha mais de 1 milhão de unidades vendidas no Japão e foi o terceiro jogo mais vendido do semestre no país.

Considerado um dos melhores jogos de luta do seu tempo, ele fez a cabeça dos jogadores e gerou um bom retorno financeiro. O título conta também com um personagem brasileiro, Eddy Gordo, que enfrenta seus adversários com movimentos de capoeira. Estimativas dão conta que foram 7.16 milhões de cópias comercializadas.

5. Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back

Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back trouxe uma jogabilidade com mais variedade — Foto: Divulgação/Sony

Na trilogia de jogos do Crash para o PlayStation, o segundo jogo foi o mais bem sucedido em vendas, com 7.58 milhões de cópias, segundo as estimativas do VGChartz. Os seus gráficos, gameplay e músicas foram muito elogiados nos reviews, e isso fez dele um dos jogos mais vendidos do PlayStation de todos os tempos. Ele foi lançado entre os Sony Greatest Hits em 1998 e, posteriormente, entrou para os jogos Platinum com 3.85 milhões de unidades só nos Estados Unidos.

4. Final Fantasy VIII

Final Fantasy 8 tem uma história emocionante, que marca os fãs de RPGs — Foto: Reprodução/Nintendo Wire

Lançado em 1999, Final Fantasy VIII aprimora as mudanças visuais que a série já vinha recebendo desde o seu antecessor, Final Fantasy VII. Ainda com gráficos 3D e fundos pré-renderizados, ele trouxe personagens com um visual mais realista em belas animações. Em apenas dois dias após o seu lançamento na América do Norte, ele se tornou o jogo mais vendido no país e manteve esse posto por mais de três semanas. Foram 7.86 milhões de cópias comercializadas, de acordo com números estimados do VGChartz.

3. Gran Turismo 2

Gran Turismo 2 impressionava bastante com seus carros na época — Foto: Reprodução/YouTube

A sequência do famoso simulador de corrida Gran Turismo é bem fiel ao seu antecessor, mas traz como novidades um maior número de carros, novas pistas e mais corridas no modo de simulação. O jogo foi um bestseller em diversos países e, em 2004, foi listado pela PlayStation Magazine como o quarto melhor jogo de todos os tempos. São 9.49 milhões de unidades vendidas, de acordo com números estimados da VGChartz.

2. Final Fantasy VII

Final Fantasy 7 foi uma das maiores exclusividades do PlayStation One — Foto: Reprodução/Official PlayStation Magazine UK

Final Fantasy VII foi o título que marcou a transição da aclamada franquia de RPG para o 3D. O jogo foi um grande sucesso tanto nas vendas quanto na crítica, se tornando um dos títulos mais aclamados e influentes de todos os tempos. Final Fantasy VII ganhou o título de Jogo do Ano em diferentes premiações e ajudou não só com as vendas do PSOne, mas também com a popularização dos JRPGs em todo o mundo. Recentemente, a fabricante lançou o Final Fantasy 7 Remake para PlayStation 4. Final Fantasy 7 vendeu 9.72 milhões de unidades, segundo estimativas da VGChartz.

1. Gran Turismo

Gran Turismo explorou o enorme potencial do PlayStation One como um dos melhores jogos de corrida da época — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

A série de simulador de corrida Gran Turismo nasceu em 1997, com este título que trazia gráficos interessantes para a sua época e se saiu muito bem com a crítica, que o elogiou em diversos aspectos. Em 1998, ele recebeu o título de “Double Platinum” por ter tido mais de 2 milhões de vendas no Japão. Em 2008, já contabilizava aproximadamente 10.95 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, segundo estimativas, sendo não só o jogo mais vendido do PlayStation, mas também o quarto mais vendido de toda a franquia Gran Turismo.

Mais do TechTudo