Jogos de corrida

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O game Top Gear completa 28 anos em 2020, após fazer história no Super Nintendo, na época em que foi lançado (1992). Quase que ignorado no exterior, o título de carros e corridas é um enorme sucesso no Brasil, ao ponto de um jogo similar ter sido desenvolvido por um estúdio nacional, Horizon Chase. O que poucos podem saber é que Top Gear é também uma série, com vários games lançados ao longo dos anos, incluindo em outros consoles, como Mega Drive, Nintendo 64 e PlayStation 2 (PS2). Conheça os jogos que compõem a marca e relembre os clássicos a seguir.

Top Gear é um dos jogos mais nostálgicos do Super Nintendo, pela trilha sonora marcante e gráficos característicos — Foto: Divulgação/Kemco

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Top Gear – Super Nintendo – 1992

O primeiro de todos e também o mais popular. Foi lançado apenas no Super Nintendo e é publicado pela Kemco, que foi a dona da marca em todos os seus lançamentos. O título é de corrida com gráficos muito bem animados em 2D e uma trilha sonora com músicas inesquecíveis – compostas por Barry Leitch. Era possível escolher o nome do seu piloto e um entre quatro carros para correr, variando de marca e cores.

Primeiro Top Gear fez história no Super Nintendo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Top Gear 2 – Super Nintendo, Mega Drive, Amiga – 1993

Top Gear 2, segundo game da série, saiu um ano depois do original e expandiu plataforma, chegando também aos computadores Amiga (fabricados nos anos 80 e 90) e ao Mega Drive. O game mantinha boa parte do que havia dado certo no antecessor, incluindo o estilo gráfico, mas trazia novidades como sistema de clima. Porém, não ficou tão famoso quanto o original.

Top Gear 2 expandiu as plataformas disponíveis para o jogo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Top Gear 3000 – Super Nintendo – 1995

O terceiro jogo da série leva as coisas para o futuro. Ele volta a ser exclusivo do Super Nintendo e deixa o realismo de lado. Os jogadores podiam melhorar seus carros, incluindo itens futuristas e objetos que facilitam o desempenho nas corridas. Além disso, as pistas ocorriam em planetas variados, com ambientes e climas distintos. O jogo tinha um modo Versus, para até quatro participantes.

Top Gear 3000 levava o jogo para o futuro — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Top Gear Rally 1 e 2 – Nintendo 64 – 1997 e 1999

Estreando em uma nova geração de consoles, Top Gear Rally chegou ao Nintendo 64 e também foi o primeiro da série lançado em 3D. Porém, não fez tanto sucesso justamente por querer ser realista demais. Além disso, ficaram de lado as pistas incrivelmente rápidas para dar foco maior em uma jogabilidade mais técnica, em pistas de rally. Apesar de tudo, o game rendeu uma sequência, também no Nintendo 64. Top Gear Rally 2 saiu em 1999, mas com poucas novidades, a não ser por um sistema de clima.

Top Gear Rally marcou estreia no N64 — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Top Gear Overdrive – Nintendo 64 – 1998

Foi também o Nintendo 64 que recebeu Top Gear Overdrive. Este se destacou pela qualidade gráfica e também por fazer uso do Expansion Pack, um adicional de memória para o console, que deixava o jogo mais bonito. O título tinha carros mais variados e alguns no estilo "muscle", mais pesados e difíceis de controlar.

Top Gear Overdrive era mais rápido com carros mais difíceis de controlar — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Saiba mais: veja os melhores jogos para se divertir durante o isolamento contra a Covid-19

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Top Gear Hyper Bike – Nintendo 64 – 2000

Com Top Gear Hyper Bike, a Kemco resolveu fazer as coisas um pouco diferente e trouxe motos para o mundo de Top Gear. Foi o primeiro, e único, jogo da série até hoje a ter motocicletas, em seis pistas diferentes. Também era possível usar um editor de pistas para criar seu próprio percurso, mas com algumas limitações.

Top Gear Hyper Bike foi o único a ter motos — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Top Gear: Dare Devil – PS2 – 2000

Top Gear: Dare Devil marcou a estreia da série no PS2, inaugurando uma nova geração para a saga. O game trazia campanha para um jogador e também multiplayer. Ele voltou a trazer cidades realistas para o jogo, com pistas em Roma, Londres, Tóquio e São Francisco. Além disso, era possível colecionar moedas para destravar carros.

Top Gear Dare Devil tinha algum realismo — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

RPM Tuning – PS2, PC, Xbox – 2004

RPM Tuning foi, oficialmente, o último game da saga Top Gear a ser produzido e lançado. Foi o primeiro a sair para PC e também foi lançado no PS2 e Xbox. O jogo não trouxe tantas inovações e também não se destacou entre os concorrentes, como Need for Speed. Talvez por isso, atualmente, a série não tenha recebido outras versões.

RPM Turning foi o último Top Gear — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Mais do TechTudo