Redes sociais

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Usar o WhatsApp no computador é possível de duas formas: por meio do WhatsApp Web, versão que funciona no navegador, ou pelo aplicativo para Windows e macOS, que deve ser baixado no PC. Em ambas as opções, o mensageiro oferece diversas ferramentas que facilitam o uso no dia a dia. É possível, por exemplo, formatar o texto, deixando palavras em negrito ou itálico, usar atalhos de teclado úteis, buscar emojis rapidamente e até mesmo usar mais de uma conta no mesmo computador. A seguir, confira as melhores dicas para usar o WhatsApp com maior produtividade no PC, seja no aplicativo oficial ou por meio da versão web do mensageiro.

Atalhos de teclado agilizam o uso do WhatsApp no computador — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Atalhos para teclado

O app para computador do WhatsApp suporta o uso de uma série de atalhos de teclado. Usar as combinações de teclas para controlar o mensageiro pode aumentar a sua produtividade e permitir que você realize atividades um pouco mais rápido do que apenas usando o cursor e clicando nas ferramentas.

A lista de opções de atalhos é variada, mas alguns podem ser considerados mais importantes: CTRL + N, por exemplo, inicia uma nova conversa com o contato selecionado; CTRL + Shift + ] navega para a próxima conversa, CTRL + Shift + [ navega para a conversa anterior; CTRL + Shift + M coloca um chat em mudo; CTRL + Backspace permite apagar uma conversa; CTRL + Shift + U marca mensagens como não lidas e CTRL + E arquiva uma conversa.

2. Buscar por emojis

O processo de procurar o emoji ideal para cada situação pode ser abreviado com o uso de um atalho de teclado que permite escolher figuras a partir de uma busca. A cada caractere que você digita, o filtro muda e novas opções são exibidas.

Uso dos dois pontos (":") permite navegar pelos emojis de forma simples — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para fazer isso, basta digitar dois pontos (“:”) na caixa de mensagens e as primeiras duas letras da emoção que você pretende digitar em inglês. Ao usar ":th", por exemplo, pode filtrar emojis usados para dizer obrigado. Com ":ha", você seleciona o grupo de imagens relacionadas com felicidade e assim por diante.

Veja também: como ficar invisível no WhatsApp Web

Como ficar invisível no WhatsApp Web

Como ficar invisível no WhatsApp Web

3. Usar várias contas

Usar mais de uma conta do WhatsApp ao mesmo tempo, no mesmo computador pode dar um pouco mais de trabalho, já que o aplicativo não suporta recurso, algo que também acontece no celular. Há diferentes formas de driblar essa limitação, mas a mais simples é usar o modo privado do navegador.

É possível usar duas contas ao mesmo tempo no mesmo computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

No navegador da sua preferência, basta acessar o site do WhatsApp Web (web.whatsapp.com) e realizar o procedimento de leitura do QR Code, deixando a segunda tela para repetir o processo com outra conta. Você pode usar o WhatsApp Web em qualquer navegador recente, ou até optar pelo Opera que já traz o WhatsApp integrado na barra lateral.

4. Formatação de texto

Assim como ocorre na versão para smartphones, WhatsApp para computadores suporta a formatação de texto. É possível aplicar efeitos para que as palavras saiam em negrito, em itálico, cortado por uma linha ou no estilo mono espaçado.

Formatação de texto pode ser realizada com marcações simples na hora de digitar — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O processo é bem simples: basta usar algumas marcações específicas no trecho de texto que você deseja formatar. Para escrever em negrito, basta digitar as palavras entre dois "*". Assim, tudo que estiver entre os asteriscos fica em negrito. Para itálico, use o underline: "_texto_"; para texto vazado por uma linha, a marcação é "~texto~" e para o efeito mono espaçado, usa-se: ```texto```.

5. Substituição de caracteres por emojis

A substituição de caracteres é outra forma de usar emojis no WhatsApp sem ter que ficar procurando cada desenho. Nesse caso, basta digitar (não vale copiar e colar) o código no teclado do PC para que o app substitua imediatamente por um emoji específico. Alguns exemplos são:

  • <3 - ❤️
  • (y) - 👍
  • (n) - 👎
  • :-) - 🙂
  • :-( - 🙁
  • :-P - 😛
  • :-| - 😐
  • :-\ - 😕
  • :-D - 😀
  • :-* - 😘
  • ;-) - 😉
  • >_< - 😆

6. Usar figurinhas

Figurinhas adicionadas no celular ficam disponíveis também na versão desktop do WhatsApp — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Também é possível usar figurinhas nas conversas por meio do WhatsApp Web. O envio desse conteúdo nas mensagens segue o mesmo processo usado no aplicativo. A única diferença é que não é possível baixar os stickers direto em uma conversa. Por isso, você terá que instalar os pacotes de figurinhas no celular. Uma vez que tenha as imagens no seu aparelho, será possível acessá-las normalmente pelo computador .

Via MakeUseOf (1 e 2), WhatsApp, ILoveFreeSoftware

WhatsApp Web desconectando sozinho? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo