Produtividade

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Alguns serviços online podem ajudar o trabalhador a calcular a composição da renda mensal. O salário líquido corresponde ao salário bruto do empregado, que é o valor constante da carteira de trabalho, deduzidos os valores correspondentes aos descontos oficiais.

Ao calcular esses valores, é preciso ter atenção, por exemplo, às faixas de tributação de Imposto de Renda e percentuais de contribuição do INSS. Além disso, é importante apontar adequadamente os dependentes e descontos referentes a planos de saúde, vale-transporte, entre outros. Confira a seguir, uma lista com cinco sites que podem auxiliar na tarefa de calcular salário líquido em 2020.

Sites oferecem calculadora de salário líquido grátis — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Calculadora fácil

Sem a necessidade de cadastro prévio, o site Calculadora Fácil (calculadorafacil.com.br/trabalhista/calculo-salario-liquido) oferece a possibilidade de calcular o valor líquido do salário do trabalhador com o preenchimento de informações que podem ser disponibilizadas pelo RH da empresa em caso de ausência de contracheques ou holerite.

O diferencial do site é a possibilidade de incluir valores referentes ao desconto de pensão alimentícia retida em contracheque. Além disso, é possível adicionar desconto de vale-alimentação para quem adere ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em que o trabalhador paga até 20% da refeição e o empregador é o responsável pelo restante.

Calculadora Fácil permite incluir pensão alimentícia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Calculador

O Calculador (calculador.com.br/calculo/salario-liquido) considera apenas o valor bruto do salário, e o trabalhador deve informar manualmente descontos como vale-transporte e plano de saúde, além do número de dependentes. Os descontos oficiais, correspondentes ao INSS e IRPF são calculados automaticamente pela plataforma.

Veja também: Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Por outro lado, o site disponibiliza informações importantes para aqueles que buscam entender melhor a composição dos rendimentos, como tabelas trabalhistas de salário mínimo, INSS, alíquotas do Imposto de Renda e Seguro Desemprego, assim como índices financeiros amplamente utilizados dentro e fora do âmbito trabalhista.

Calculador tem tabelas integradas com alíquotas de IRPF e INSS — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Mobills

Conhecida pelos aplicativos para celular, a Mobills tem também uma plataforma online (calculadoras.mobills.com.br/calculadora-salario-liquido) que disponibiliza cálculo de salário líquido. Similar ao Calculador, ela conta com três campos de preenchimento manual. No entanto, há uma série de ferramentas adicionais de cálculos que podem ajudar o trabalhador, como férias, décimo terceiro, FGTS e rescisão trabalhista. É importante, porém, ter cautela com as informações prestadas a ajuda de profissionais.

Mobills também permite calcular férias, 13º e rescisão — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Dicionário Financeiro

O Dicionário Financeiro (dicionariofinanceiro.com/calculadora-de-salario-liquido) disponibiliza uma calculadora simplificada e trabalha de forma bastante similar aos demais sites. O diferencial da página, como o próprio nome já indica, fica por conta do dicionário de termos financeiros ligados à área de Recursos Humanos, negócios, economia entre outros temas.

Trata-se de um recurso interessante para entender a definição exata de alguns termos e expressões que à primeira vista podem não fazer tanto sentido no holerite. A plataforma também disponibiliza as tabelas com as bases de cálculo do INSS e IRPF vigentes.

Dicionário Financeiro traz definições de termos de RH, negócios e economia — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Cálculo Exato

O Cálculo Exato (calculoexato.com.br/result.aspx?codMenu=DomesticSalario) permite calcular mais detalhadamente os valores devidos ao trabalhador. O site é uma opção, por exemplo, para o trabalhador doméstico que precisa fazer o cálculo e emissão de recibo com descrição minuciosa dos valores pagos ao trabalhador.

A plataforma disponibiliza campos de preenchimento detalhado, contemplando desde informações básicas, como salário e horas extras, até o número de faltas, horas trabalhadas em domingos e feriados, e valores referentes a vale-transporte devidos no mês.

Cálculo Exato tem função voltada para trabalhador doméstico com impressão de recibo — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo