Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


É possível esconder conversas no WhatsApp e aumentar a privacidade de suas mensagens com alguns truques simples em celulares Android e iPhone (iOS). Como métodos de proteção, o aplicativo permite arquivar chats ou bloquear o acesso por impressão digital, mas apps de terceiros também possibilitam colocar senha para acessar conversas específicas ou para entrar no mensageiro.

Embora o mensageiro já conte com algumas ferramentas de segurança, como a criptografia de ponta-a-ponta, as dicas podem ser úteis para evitar curiosos que possam, eventualmente, ter acesso ao seu celular. Por isso, o TechTudo preparou uma lista com cinco truques do WhatsApp para proteger seus chats. Confira, a seguir, como esconder conversas no WhatsApp.

Como esconder conversas no WhatsApp? Cinco dicas para proteger o app — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Arquivar conversas no WhatsApp

O recurso de arquivar conversas no WhatsApp permite que o usuário oculte um chat individual ou em grupo para que ele não apareça na tela inicial do aplicativo. As mensagens continuam salvas no app e, para acessá-las novamente, basta digitar o nome do contato na barra de pesquisas do WhatsApp ou puxar a tela para baixo e tocar na opção "Conversas arquivadas".

Para arquivar uma conversa no WhatsApp para Android, escolha uma conversa, pressione e segure até que apareça um menu na parte superior da tela, e toque no ícone indicado abaixo. No iPhone, arraste o chat para a esquerda e toque na opção "Arquivar". Também é possível arquivar todas as conversas nas configurações do app. Em "Conversas", toque em "Histórico de Conversas" e, depois, em "Arquivar todas as conversas". O chat será desarquivado sempre que uma mensagem for recebida.

Com esconder uma conversa no WhatsApp? Dica ensina a arquivar um chat — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Colocar senha no WhatsApp

É possível bloquear o WhatsApp com senha em celulares Android por meio de aplicativos de terceiros. Dessa forma, o usuário evita que intrusos acessem as conversas no mensageiro. Entre as opções estão Bloqueio AppLock, Locx: App Lock, Lockdown Pro e Norton App Lock. É possível inserir bloqueio por senha ou padrão, bastando criar um código e selecionar o WhatsApp para adicionar a proteção extra.

Como ocultar conversas no WhatsApp com senha? Apps permitem bloquear o mensageiro — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Ativar Touch ID e Face ID no iPhone

Ativar o Face ID e o Touch ID no WhatsApp para iPhone permite bloquear o app pelo reconhecimento do rosto ou da impressão digital do usuário. O Touch ID está presente a partir do iPhone 5S, enquanto o Face ID está presente no iPhone X e em celulares superiores. Para ativar, vá no WhatsApp e toque em "Ajustes", selecione "Conta", toque em "Privacidade" e vá em "Bloqueio de Tela". Por fim, ative a opção para solicitar a autenticação e selecione o intervalo de tempo para manter o app desbloqueado.

Como esconder conversas do WhatsApp com Face ID ou Touch ID

Como esconder conversas do WhatsApp com Face ID ou Touch ID

4. Bloquear conversas específicas com senha

Ocultar uma conversa no WhatsApp com senha é possível com o app Locker for Whats Chat App. Após baixá-lo, adicione uma senha com quatro dígitos e toque em "Enable" para permitir que o aplicativo tenha acesso ao mensageiro. Você será direcionado para a janela de Acessibilidade do celular. Encontre o Locker for Whats Chat App e ative-o.

Agora, é possível bloquear uma conversa específica com senha. Para isso, toque no "+" na parte inferior do lado direito da tela. No WhatsApp, toque na conversa que deseja proteger com senha. Pronto, o chat está protegido. Sempre que você desejar enviar mensagem aos contatos protegidos, será necessário digitar a senha criada após instalar o app.

Como ocultar contatos no WhatsApp? Veja como adicionar senha — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Ativar bloqueio por digital no Android

Também é possível utilizar o bloqueio por impressão digital em dispositivos Android. Para usar a ferramenta, toque no menu do WhatsApp e acesse as "Configurações". Em seguida, toque em "Conta" e vá em "Privacidade". Depois, toque em "Bloqueio por impressão digital" e ative a opção "Desbloquear com impressão digital". Confirme a sua biometria e selecione o intervalo de tempo necessário para bloquear novamente o mensageiro.

Como ocultar conversas do WhatsApp? Veja como esconder aplicativo com digital

Como ocultar conversas do WhatsApp? Veja como esconder aplicativo com digital

Mais do TechTudo