Notebooks

Por Yuri Nascimento, para o TechTudo


Limpar o notebook da maneira correta é muito importante por diversos motivos. Além de garantir a higiene do aparelho – algo necessário em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus –, essa prática pode até prolongar a vida útil do dispositivo. Portanto, o usuário precisa atentar a alguns pontos para evitar problemas, como o tipo de material utilizado e também saber exatamente o que limpar. Pensando nisso, o TechTudo consultou técnicos da LG para trazer cinco dicas que facilitam o procedimento de higienização.

Veja dicas de como limpar seu notebook da maneira correta — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o compare TechTudo

1. Atenção aos materiais

Para realizar a limpeza de telas, é interessante utilizar um pano de microfibra ou 100% algodão. Isso porque panos de camisas ou papéis higiênicos, por exemplo, podem riscar a superfície do computador. O pano deve ser passado seco e com leveza em torno do display, caso o notebook esteja pouco empoeirado. Se o aparelho estiver com marcas na tela, seja de gordura ou manchas em geral, vale deixar o pano levemente umedecido com água ou algum produto recomendado, de forma que ele não fique molhado.

Álcool isopropílico 70% é vendido em garrafas de diversos tamanhos — Foto: Divulgação/Implastec

O mais sugerido pelas empresas tem sido o álcool isopropílico, que também pode ser útil para limpar outras partes laptop. Aplique-o no pano ou na superfície, dependendo da região, e passe com leveza. Você também pode usar um pincel com cerdas macias e cotonetes para limpar portas em geral e o espaço entre as teclas, por exemplo.

2. Desligar o computador

É muito importante manter o notebook fechado e desligado sempre que for fazer algum tipo de limpeza externa ou até mesmo quando não estiver em uso. Antes de iniciar, remova todos os dispositivos conectados, incluindo cartão de memória, adaptadores e, se possível, a bateria do aparelho. Isso evita danos aos acessórios e ao computador em si causados pelos produtos em contato com energia elétrica. Além disso, essa prática pode ser um risco para os próprios usuários.

Laptop precisa estar desligado antes da limpeza, e todos os acessórios desconectados — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

3. Cuidado com a quantidade de produtos

Tome cuidado com o uso exagerado e o número de produtos utilizados na limpeza. O excesso em contato com o computador pode deixar a superfície marcada ou até mesmo danificar componentes importantes. Portanto, fique atento ao que está sendo aplicado e leia as recomendações exigidas pelas fabricantes.

Em todo caso, vale reforçar a dica de não utilizar produtos de limpeza domésticos, como detergente, álcool, sabonete, entre outros. Também é importante higienizar os componentes com intervalos: primeiro a parte externa e, depois, interna. Dessa forma, a sobreposição de produtos no equipamento pode ser evitada.

Produtos de limpeza domésticos podem danificar tela do notebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Limpar entradas e saídas de ar

Entradas e saídas de ar podem ser danificadas pelo acumulo de poeira e outros tipos de sujeira. É importante manter essas portas livres para não sobrecarregar os componentes do notebook, que podem acabar danificados com o bloqueio do sistema de ventilação. Para realizar a limpeza, o usuário pode utilizar um pincel, passando de forma bem suave para remover o excesso de sujeira nessas regiões. Uma dica interessante é evitar o uso de ar comprimido para a tarefa, o que pode empurrar sujeiras para dentro do computador.

Limpar o interior do notebook, desobstruindo entradas e saídas de ar, é algo que você também pode tentar — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

5. Manter um uso consciente

Talvez a dica mais importante para manter o computador limpo é ter um uso consciente. Isso porque o uso indevido do notebook pode levar a uma menor vida útil e também a problemas recorrentes no produto. Portanto, evitar comer próximo ao teclado, tomar um café ou até mesmo deixá-lo aberto ao acabar o horário de trabalho são práticas que podem fazer a diferença.

Além disso, guardar o laptop em capas protetoras ou ate mesmo em mochilas pode ser uma forma simples de evitar o contato da máquina com poeira, restos de comida, entre outros exemplos de sujeira.

Coronavírus: como limpar o celular? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo