Educação

Por Emanuel Reis, para o TechTudo


As aulas da rede estadual de Minas Gerais voltaram de forma online nesta segunda-feira (18). O programa Estude em Casa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) busca implementar o ensino à distância com o Conexão Escola, aplicativo para alunos e professores acessarem as videoaulas transmitidas na emissora Rede Minas e os Planos de Estudos Tutorados (PET). O download gratuito do app está disponível para celulares com Android 5 ou superior na Google Play Store.

A iniciativa da SEE/MG tem como objetivo evitar que o calendário escolar seja prejudicado com a quarentena, e prevê-se que o coronograma será reorganizado quando voltarem às aulas presenciais. O Conselho Nacional de Educação (CNE) é favorável às ações para o cumprimento da carga horária mínima prevista, e as atividades disponibilizadas pela iniciativa do estado podem ser trabalhadas de forma individual ou aliadas a outras estratégias para o aprendizado dos alunos. Tire a seguir dúvidas sobre o programa e saiba como fazer as aulas online da rede estadual de Minas Gerais.

App Conexão Escola é um complemento do programa Estude em Casa, do Governo de Minas Gerais — Foto: Emanuel Reis/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é o programa Estude em Casa e como ele funciona?

O Estude em Casa é uma proposta da SEE/MG para oferecer o Regime de Estudo Não Presencial, que consiste em um conjunto de iniciativas para garantir a aprendizagem dos alunos durante a quarentena do novo coronavírus. O projeto se baseia no PET, no Programa Se Liga na Educação e no aplicativo Conexão Escola. O PET são apostilas com conteúdos desde a educação infantil até o ensino médio para alunos e professores. No Se Liga na Educação, aulas são transmitidas ao vivo durante as manhãs de segunda a sexta-feira pela Rede Minas. O app Conexão Escola é um complemento destes dois recursos.

Os estudos também serão feitos com apoio dos livros didáticos dos alunos. Os Conselhos Nacional e Estadual de Educação estabeleceram que as atividades do Regime de Estudo Não Presencial podem ser consideradas parte da carga horária obrigatória do ano letivo. A comunicação entre professores e alunos será estabelecida conforme a realidade de cada caso, como via e-mail, telefone ou aplicativo de mensagens.

As aulas são divididas em áreas do conhecimento no Conexão Escola — Foto: Reprodução/SEE-MG

2. Como acessar as aulas online da rede estadual?

De segunda a sexta-feira, o programa de TV Se Liga na Educação será transmitido pela manhã na Rede Minas, entre 7h30 e 12h30. Em Belo Horizonte e na região metropolitana, a Rede Minas está disponível no canal 9 da TV Aberta.

Nos demais municípios do estado, o canal pode ser consultado pelo link (redeminas.tv/como-sintonizar). As aulas estão disponíveis ainda no site do programa (estudeemcasa.educacao.mg.gov.br), no aplicativo Conexão Escola, no canal da emissora no YouTube e pelo app da Rede Minas, que também permite assistir à programação ao vivo.

As aulas do Estude em Casa podem ser assistidas ao vivo no app Rede Minas — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

3. Como entrar no app Conexão Escola?

Para se cadastrar no Conexão Escola, basta baixar o app e selecionar a opção “Consulta ao número de matrícula” na tela inicial. Depois, preencha os campos obrigatórios com informações como município, escola e nome do aluno, e pressione “Consultar”. Em seguida, os campos “Usuário” e “Senha” na tela inicial serão automaticamente preenchidos com o número de matrícula e a data de aniversário do estudante.

Caso o aluno tenha algum problema para efetuar o acesso, é possível entrar em contato pelo Fale Conosco da Secretaria de Estado de Educação pelo link (www2.educacao.mg.gov.br/fale-conosco/site/contato.php).

O Conexão Escola pede usuário e senha para entrar no app — Foto: Reprodução/Emanuel Reis

4. Qual o quadro de horários da programação do Estude em Casa?

A transmissão das videoaulas começa às 7h30 e termina às 11h15, sendo que cada 20 minutos são dedicados a um ano de escolaridade. O conteúdo ao vivo com interação acontece das 11h15 até 12h30. Cada dia da semana trabalhará disciplinas específicas, que podem ser conferidas na tabela a seguir:

Se Liga na Educação

Segunda-Feira Linguagens - Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física
Terça-Feira Ciências Humanas - História e Geografia
Quarta-Feira Matemática
Quinta-Feira Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
Sexta-Feira Conteúdos do Enem

5. Como usar o app Conexão Escola?

O Conexão Escola exibe duas abas para usuários cadastrados no app: "Vídeo" e "Conteúdo Complementar". Na primeira, estão disponíveis os vídeos que foram transmitidos na TV pela Rede Minas, separados por área do conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Linguagens.

Na segunda aba, chamada “Conteúdo Complementar", estão as apostilas do PET, apresentações utilizadas nas videoaulas e outros materiais disponibilizados pela SEE/MG. Há também o campo “Pesquisar”, para encontrar materiais disponíveis no aplicativo e baixá-los no celular.

O app Conexão Escola armazena as videoaulas já transmitidas — Foto: Reprodução/SEE-MG

Via Estude em Casa (1, 2, 3)

Qual o melhor software para baixar videoaula? Descubra no Fórum do TechTudo.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Mais do TechTudo